Visão holística



Visão holísticaA visão holística é um dos requisitos para que uma empresa adquira a ISO 9000 e outros certificados de qualidade. Mas o que vem a ser visão holística? E por que é importante?

Primeiramente, vamos definir “holística”: a palavra holos vem do grego e significa inteiro, completo. Sugere-se então, que holística supõe totalidade, com a característica de sintetizar em unidades o todo.




Ser sintético, portanto, pressupõe a reunião de vários elementos em um todo.

Visão holística nas empresas

Nas empresas a visão holística é uma característica determinante para que seja formada uma imagem única da empresa para os vários elementos que a compõe: informações, estratégias, atividades, recursos humanos e elementos intrínsecos, tais como: cultura da empresa, qualificação profissional e outros.

A visão holística determina como os elementos interagem de forma sistêmica.

Importância da visão holística

É importante que empresários e empresas tenham uma visão holística, pois ela oferece diferentes ênfases para os mesmos elementos. Com uma visão do todo, as empresas e os colaboradores conseguem cumprir seu papel.

Com certeza, empresas que possuem essa visão são mais competitivas que as outras empresas.




Possuir uma visão holística apesar de importante, não é tão simples, pois o setor administrativo deve estar livre de uma visão distorcida da empresa ou da área de atuação e isso advém da superespecialização praticada por algumas empresas que ou pela prática de centralização de decisão e autonomia. Assim, com a falta de delegação de autonomia e responsabilidades o que pode ocorrer é também a falta de visão sistêmica.

Visão sistêmica – a solução para uma visão distorcida do sistema-empresa é contar com uma visão sistêmica ou visão de processos. A visão por processos requer a compreensão do conjunto de atividades e como essas atividades se interagem criando sinergia e resultados.

Para uma melhor compreensão do conjunto de atividades são importantes recursos como: técnicas, informações, métodos, recursos financeiros e porque não, conhecimentos. Esses recursos possuem por assim dizer “vida própria” e quando aplicados aos processos formam resultados.

Abrindo o leque para uma visão de processos alinhada a uma visão sistêmica, tem-se que a organização engloba aspectos como estrutura e pessoas e isso, forma o foco, a cultura e os resultados empresariais ou negócios.

O foco no negócio ou negócios para uma visão sistêmica é importante, pois é necessário considerar que para obter operações e resultados nos seus vários negócios a empresa utiliza a mesma estrutura.


Importância da visão sistêmica

Olhar a empresa com o foco em processos com uma visão de sistema é necessário para entender não só como os elementos, recursos e processos interagem, mas também para entender quais atividades agregam valor ao produto ou serviço e o que necessita ser melhorado.

Visão sistêmica e gestão por processos

A visão sistêmica está intimamente ligada à gestão por processos, pois busca focar os requisitos, escopo e características dos processos e como tornar os processos melhores.

Para isso, exige-se a análise, avaliação, gerenciamento e integração para melhorias, como exemplo, tem-se que a liderança nos negócios exige planejamento o que resulta em desenvolvimento do produto, mas se o resultado só virá se for eficiente o atendimento ao cliente e como consequência a entrega de valor agregado.

Visão holística na vida profissional

A rotinização do trabalho tão defendida por Taylor sugere que a divisão de tarefas e departamentos tornava o processo produtivo mais ágil e previsível, com uma alta especialização.

Mas, a rotinização do trabalho também proporciona deficiência de comunicação, perda de compreensão do todo, ou de como uma tarefa contribui para outras atividades. Com isso, o funcionário se torna menos motivado, pois não compreende a importância de sua tarefa no contato com o todo. Além disso, a rotinização produz um ambiente mecanizado, sem interação e até promove uma competição não saudável e com conflitos de interesse.

A solução para que os colaboradores tenham uma visão sistêmica e com maior produtividade nas equipes é o desenvolvimento de programas e ações de aprendizado, treinamento e uma dessas ações é a rotação de tarefas.

Rotação de tarefas

A rotação de tarefas consiste na troca de tarefa e posto de trabalho evitando-se a rotina e a monotonia, com a diversificação de tarefas.




O resultado em ações como rotação de tarefas é que os funcionários transformam sua visão limitada para uma visão do todo, ganham maior flexibilidade, motivação, com uma compreensão da complexidade organizacional.

Podem haver várias alternativas para que as tarefas executadas pelos funcionários resultem em uma visão sistêmica e adotar uma dessas alternativas, com certeza fará com que a empresa se torne mais competitiva. O profissional com visão holística tem maiores chances no mercado de trabalho

A visão sistêmica, com certeza fará do profissional mais competitivo no mercado de trabalho, pois esses profissionais conseguem enxergar causas, consequências e efeitos de suas atitudes. Conseguem agir de forma presente para uma solução ou resultados futuros e para se tornar esse profissional tão desejado pelas empresas, é necessário treinar a observação, a percepção e como as ações se encadeiam.

Portanto, a visão holística leva a empresa e profissionais para atitudes que visam à complexidade organizacional e suas diversas e necessárias soluções, maior responsabilização pelas decisões tomadas sobre o contexto organizacional e sobre a visão do futuro e do todo.




FIQUE ATUALIZADO!

Receba Sacadas de Negócios Diretamente no Seu E-mail!

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here