Uma denominação aceitável para cultura organizacional, é que a cultura organizacional consiste em um conjunto de comportamentos que são governados por mecanismos que são controles, regras, instruções e outros.
A cultura organizacional depende, portanto, de modelos, políticas e regras que norteiam toda e qualquer organização.
É necessário compreender que a despeito do porte da empresa ou setor a cultura organizacional é formada e se torna uma realidade empresarial.
Cultura organizacional faz parte do caráter social das organizações e por isso, está relacionado como a empresa se organiza e como a empresa recebe estímulos externo, ou seja, interage com o meio externo. Dessa forma, a cultura organizacional é formada por variáveis ambientais que marcam as mudanças e dinamismo organizacional.
Sabendo que as organizações são estimuladas por tendências externas e através dessas tendências a organização responde e monta seu ambiente interno.
Conceito de cultura organizacional
Segundo Newstrom (2008), a cultura organizacional é formada por um sistema de leis, normas, procedimentos que regem os costumes, valores e comportamento organizacional. Portanto, a cultura organizacional é possuidora de características próprias que mudam de empresa para empresa, valores, políticas e desenvolvimento de relações internas e externas ao ambiente empresarial.
A cultura organizacional implica em como os colaboradores se comportarão no ambiente interno da empresa e como os candidatos a uma vaga nesta empresa se adaptarão ao ambiente. Isso porque, cada empresa possui valores e objetivos que devem ser compartilhados pelos membros das empresas.
É a cultura organizacional que faz com que cada empresa seja diferente das demais.
Cultura organizacional funciona como a própria identidade da organização, sendo que existem aspectos que são fáceis de serem identificados, aspectos como: código de ética, declaração da visão, missão, valores da organização, slogans e outros aspectos visíveis.
Os aspectos não visíveis da cultura organizacional são: aspectos sociológicos, psicológicos, metodologias e outros.
A cultura organizacional influencia bastante como a empresa se comporta e como a empresa influencia e é influenciada pelo ambiente externo.
Cultura organizacional está relacionada á diversos fatores organizacionais, dentre eles estão: clima organizacional, forma de atingir objetivos, valores, inserção no mercado de atuação e outros.
Os objetivos organizacionais são essenciais para a formação da cultura organizacional, pois de acordo com os objetivos organizacionais é que as metas e formas de alcança-las são definidas, definindo-se assim a cultura organizacional.
Para candidatos que querem conhecer a cultura organizacional saberá também os objetivos organizacionais e o comportamento organizacional. Pois, a cultura está relacionada à dimensão social, ou seja, estabelece como um grupo de forma original trabalha e busca solucionar suas questões e atingir seus objetivos.
Idealização é, portanto, fator marcante para a cultura organizacional, pois os ideais nos quais surgem à empresa é que distinguem uma empresa da outra. Os modos como os idealizadores e fundadores de empresas pensam sobre como a organização deve funcionar refletirá sobre a empresa e a cultura organizacional.
Como a cultura é um fator social, as impressões, valores, ideais das empresas surgem também do meio social em que os empreendedores e empresas estão inseridos. Por isso, as pessoas têm suas ações influenciadas pela cultura.
Componentes da cultura organizacional
Cultura organizacional possui componentes como: estabilidade, segurança e todas essas características que geram desenvolvimento social para as organizações e formam a identidade da empresa.
A história organizacional é marcada por traços culturais e como esses traços culturais funcionam na busca pelo alcance de metas e objetivos organizacionais. Dessa forma, tem-se que a cultura organizacional tem como principais componentes:
-Valores organizacionais: valores são fatores que balizam e guiam o comportamento organizacional.
-Política: a política organizacional é um conjunto de normas em que as empresas tentam orientar comportamentos e decisões. A política organizacional pode marcar também jogos de poder e influencia.
-Rituais: as atividades realizadas pelas empresas marcam como as empresas absorvem valores e demonstram nos comportamentos e realização das atividades.
Características da cultura organizacional
Dentre as características da cultura organizacional estão:
-É mutável: a cultura organizacional é algo mutável e dinâmico, portanto quando preciso se faz necessária a mudança de cultura organizacional, até porque a mudança ou não da cultura possibilita que as empresas acompanhem ou não a dinâmica mercadológica.
-Em conjunto: a cultura organizacional representa ação e nunca acontece sozinha, ou seja, a cultura organizacional precisa de expectativas, valores, metas e atitudes em conjunto.
-Sistemática: a cultura organizacional encerra o modo organizado, institucionalizado que admite a forma de pensar e agir da organização.
-É perceptível: a cultura organizacional é percebida pelos clientes, colaboradores e demais interessados, pois a cultura organizacional está presente nos negócios realizados pela empresa, modo de trabalhar da empresa, estrutura organizacional e outros.
-É arriscada: a cultura organizacional possui riscos para a organização assim como todas as características das empresas, isso porque, é através da cultura que as organizações definem seus objetivos, suas ações, missão, visão e estratégias.
Assim, a cultura organizacional representa as normas que não são formais, não estão escritas, mas que influenciam as normas formais, a direção, atitudes, objetivos e etc.
Quando é necessária uma mudança organizacional
Como vimos uma cultura organizacional não descreve uma verdade ou uma solução em si, ou seja, a cultura organizacional pode ser decisiva para o sucesso ou insucesso da organização, é por isso, que as organizações quando sentem a necessidade poderão e deverão mudar a cultura organizacional.
Portanto, as empresas devem mudar sua cultura organizacional quando:
-Tem implicação com o clima organizacional: algumas questões no clima organizacional põem em duvida a dinâmica da cultura organizacional e sua relevância, questões como a motivação, turn over, baixa produtividade e outros.
-Tem implicações ainda com a estrutura: processos e modelos de gestão e negócios.
Outras questões ligadas à necessidade quanto á cultura organizacional são: deficiência na comunicação e distribuição de informações.
Ferramentas necessárias para a cultura organizacional
-Objetivos claros: manter e compartilhar objetivos claros devem ser o propósito de toda a empresa, mas de acordo com a cultura organizacional nem sempre torna os objetivos compartilhados e claros para todos os membros.
-Aprendizado: uma organização que aprende consegue estabelecer outro ritmo e com isso, a cultura organizacional se torna mais participativa, integrada e democrática.
-Recrutamento: atrair colaboradores que fortalecerão a cultura organizacional deve ser o que as organizações almejam, pois dessa forma, os objetivos serão compartilhados de forma firme e sólida.
Com o recrutamento e contratação equivocada, as empresas podem cometer o erro de empregar profissionais que tenham perfil contrário à sua cultura, por exemplo, uma empresa que acredita na diversidade, não pode selecionar colaboradores preconceituosos, racistas e etc.
-Desempenho organizacional: o desempenho organizacional deve nortear a cultura organizacional, um desempenho voltado para a qualidade em todos os processos.