Em nove de setembro se comemora o dia do administrador, data em que foi assinada a lei 4769, de nove de setembro de 1965 que regulamenta a profissão de administrador. A profissão foi instituída pela resolução 65 de 1968.
Vamos conhecer mais sobre esse profissional?
Como surgiu a profissão
A profissão de administrador surgiu graças ao progresso econômico e da indústria, que tornou a demanda por um profissional que entendesse da gestão em uma época em que existiu uma distinção entre gestão e propriedade, foi nessa época que surgiu a figura do administrador.
Com a revolução industrial e constante crescimento dos mercados para indústria e comércio, o profissional administrador se tornou um trabalhador cada vez mais necessário no mercado de trabalho.
O administrador para lidar com um ambiente cada vez mais dinâmico no mercado é necessário também ser um profissional dinâmico que necessita entender as alianças estratégicas, as tendências e mudanças ocorridas no mercado, a diversificação de produtos ou serviços, mudança de concorrência e outros fatores.
Portanto, a profissão do administrador surgiu em decorrência da evolução na indústria e comércio, sendo que a profissão de administrador ainda continua evoluindo devida ás mudanças constantes no mercado.
A formação do administrador
O administrador de empresas deve ter o nível superior completo e para melhor desenvolvimento da carreira o administrador, deverá obter uma formação superior que seja sólida e ainda realizar cursos complementares e realizar estágios.
Outra forma de manter a carreira de administrador ativa é sempre se atualizando ás mudanças e tendências do mercado, para isso, é necessário que o administrador participe de palestras e exposições.
No próprio curso de administração, o administrador terá contato com várias disciplinas que o tornará capaz de lidar com a diversidade de departamentos e problemas existentes no dia a dia de uma empresa, e no período da faculdade o estudante poderá escolher uma área em que se tenha afinidade para desenvolver uma especialização e realizar uma pós-graduação.
Para especialização em uma área específica, o administrador pode optar por diversas áreas da administração como: marketing, finanças, qualidade, TGA e outros. E assim buscar maiores chances no mercado de trabalho. Pesquisas revelam que os administradores que buscam uma especialização têm maiores chances no mercado de trabalho.
Devido ao dia a dia dinâmico dos administradores e ao mercado de trabalho competitivo, os cursos de extensão mais procurados pelos administradores são os cursos: como influenciar pessoas, gestão do tempo, administração estratégica e outros. Os cursos de administração devem ser capazes de formar profissionais visando à formação humana com uma visão que seja social, política e psicológica.
Deve formar também de forma técnica, pois algumas atividades das organizações são bem específicas.
Outro fator importante é internacionalizar a visão de mercado e de administração com conceitos de ética, sustentabilidade e responsabilidade social.
Ainda outro fator importante nos cursos de administração, é desenvolver nos alunos uma capacidade analítica e crítica das organizações.
Por fim, é importante também desenvolver indivíduos para atuarem de forma equilibrada entre situações de constância e situações de mudanças e incertezas, com uma gestão voltada à prevenção de riscos.
Características da profissão
Entre as características principais da profissão estão:
-O preparo: o administrador de empresas deve estar sempre preparado para assumir um cargo, por isso além da formação de nível superior, esse profissional deve estar sempre se atualizando para buscar maiores oportunidades no mercado de trabalho.
-Gestão do conhecimento: o administrador deve sempre buscar estar atualizado estudando e se atualizando sobre as tendências de mercado, a postura assumida pelo administrador deve ser aquela de estar sempre aprendendo, um eterno aprendiz, pois as mudanças no ramo da administração são constantes, o que exige um maior conhecimento das tecnologias e metodologias de gestão.
O profissional que busca constante conhecimento está sempre atualizado, e no mais está sempre enriquecendo o seu networking.
Dessa forma, entra a questão sobre a empregabilidade do administrador que dependerá não só da formação superior obtida e nem da experiência, como também da capacidade de buscar profissionalização e maior qualificação e perfil que se alinhe às organizações. De uma forma geral, as organizações buscam profissionais que sejam capazes de desenvolver produtos ou serviços de forma empreendedora e empolgada.
Os desafios profissionais
O administrador de empresas tem o desafio constante de estar preparado para os momentos de crises e conflitos, por isso, o mercado de trabalho busca cada vez mais profissionais que sejam capazes de ser visionários, de serem analistas, de calcular estatisticamente, de realizar uma boa apresentação com dados, gráficos e informações relevantes.
Um profissional administrador deve buscar saber se comunicar, falar em público, além de ser um integrador, ou seja, um líder. Um líder que saiba integrar e tornar a equipe coesa, que saiba delegar responsabilidades e promover o crescimento profissional da equipe.
Saber liderar é uma das exigências do mercado de trabalho para o administrador.
Portanto, os desafios dos administradores é estar atento às necessidades do cliente interno, sem esquecer, no entanto, a visão de mercado, que está cada vez mais globalizada.
Assim, o perfil profissional mais pedido no mercado de trabalho é aquele que saiba alinhar o dinamismo interno com as mudanças na administração e tendências do mundo, da gestão na era da informação com um mercado cada vez mais competitivo.
Outra exigência do mercado para o administrador é que ele seja capaz de exercer funções de coordenação, supervisão e direção em várias áreas da empresa com o acompanhamento de novas tecnologias de acordo com o surgimento de inovações.
Este administrador deve ser também um agente de mudança que saiba trabalhar com a melhoria de processos buscando soluções na empresa em que atua, seja na melhoria de atendimento ao cliente, na melhoria da produtividade e até nas melhorias propostas para o ambiente de trabalho.
Portanto, a reengenharia e a reestruturação das empresas são processos que fazem parte da realidade das empresas e, por isso, demanda administradores aptos a trabalharem com esses objetivos.
Habilidades profissionais
Diante da realidade das empresas, os administradores se mostram profissionais cada vez mais dinâmicos, flexíveis e que saibam se adaptar às várias situações, dessa forma, o mercado de trabalho busca profissionais com as seguintes habilidades e competências:
- Liderança;
- Objetividade;
- Dinamismo;
- Capacidade de negociação;
- Capacidade de decidir estrategicamente;
- Capacidade de planejamento e execução;
- Dentre outras competências.
Mercado de trabalho
O mercado de trabalho para administradores tem pós e contras.
Os pós é que o campo de trabalho para esse profissional é bem amplo, e os administradores bem preparados que não conseguiram uma oportunidade de trabalho nas grandes empresas poderá conseguir nas pequenas ou médias empresas.
E devido á flexibilidade desse profissional, as oportunidades no mercado de trabalho podem vir de diversos setores.
O peso contra na carreira de administrador é que os jovens têm mais oportunidade de trabalho nas empresas, os recrutadores buscam profissionais que tenham uma maior disponibilidade, dinamismo, realização de MBAs e saber idiomas. Todos esses fatores fazem com que o profissional seja mais competitivos, o que não significa competência.
Perfil do administrador
Segundo o CFA (conselho federal de administração), o administrador de empresas tem como perfil as características abaixo:
- Gênero, apesar da inserção da mulher no mercado de trabalho, a maioria dos administradores são homens, são casados e sem filhos;
- Tem idade máxima de 30 anos;
- Cursou universidades particulares;
- Possui pós-graduação;
- Exerce a profissão trabalhando nos setores de serviço, indústria e comércio;
- Ocupam cargos de gerência e possuem fluência em inglês, espanhol ou nos dois idiomas.
De uma forma geral os administradores pesquisados trabalham nas áreas e Recursos Humanos, finanças, vendas e gerência.
Pesquisa salarial
Os administradores podem receber salários e mais benefícios resultando em uma remuneração final ou então receber honorários.
De forma que, o salário inicial tem o valor de uma média de 2.000 mil reais para profissionais em início de carreira e uma média de 5.000 mil reais para os experientes e com especialização, mestrado ou doutorado.
Então, não se esqueça do dia do administrador que é comemorado em nove de setembro.