Monografia apresentada à Banca Examinadora do Curso de Graduação da FASETE – Faculdade Sete de Setembro, como exigência para a obtenção do título de Bacharel em Administração, pelo autor, José Martins Feitosa Júnior, no ano de 2011.
O marketing pessoal é uma das ferramentas que vem ganhando grande relevância nos últimos anos, diante do mercado varejista. Com diversas inovações e a globalização que nos envolve em todos os setores, é necessário observar o marketing pessoal como exigências das empresas.
Esta resenha tem intuito de demonstrar a importância assim como os benefícios decorrentes do desenvolvimento do marketing pessoal, e o aprimoramento das ferramentas de apoio, sendo a comunicação e argumentação, que são de grande importância para o marketing pessoal.
É comum pessoas que fazem muitos esforços com intuito de entrar na equipe de determinada empresa, mas, com o passar do tempo, a grande maioria se acomoda, esquecendo que são apenas uma ferramenta da maquina que é a empresa, se a ferramenta não acompanha o desenvolvimento da empresa, provavelmente será trocada.
O objetivo principal da empresa é o crescimento gerado em conjunto com o lucro, o qual deve ser o objetivo principal do funcionário que agrega a equipe de sua empresa. O marketing pessoal deve ser visto como uma ferramenta para alcançar os objetivos desenvolvendo, aprimorando e policiando sempre que necessário.
O mercado sendo cada vez mais competitivo gera as empresas a necessidade de contratarem profissionais que estejam mais bem preparados, que irão sobressair diante das necessidades do dia-a-dia. Diante da notória necessidade das empresas possuírem equipes capacitadas, e para assim obterem sucesso nas negociações, os profissionais estão cada vez mais escassos. Para obter sucesso nas negociações com clientes as empresas necessitam de profissionais com capacidade de desenvolver argumentos e boa comunicação.
Com o mercado atual, sobrevivem apenas as empresas que obtêm funcionários capacitados, que desenvolvem atendimentos com clareza e desempenham seu trabalho com profissionalismo. O marketing pessoal se inicia a partir do momento que o individuo possui em mente a necessidade de investir em si próprio, sendo este o princípio da conquista do sucesso individual.
Importância do marketing pessoal
Analisar a comunicação como ferramenta para o desenvolvimento pessoal e profissional.
Verificar o poder da argumentação para alcançar os objetivos.
Aplicar marketing pessoal no desenvolvimento pessoal.
Verificar a trajetória do profissional na empresa
Compreender a definição de sucesso.
O marketing pessoal nos faz refletir sobre o descaso e falta de motivação por grande parte das pessoas, que deixam de investir em si próprio. Segundo Doin (2006), o Marketing Pessoal pode ser definido como um conjunto de ações estratégicas, atitudes e comportamentos que conduzem a trajetória pessoal e profissional para um feliz sucesso por meio de qualidades e habilidades inatas ou adquiridas do indivíduo que, aperfeiçoadas, promoverão comportamentos favoráveis à realização dos seus próprios objetivos. A aparência é mais uma ferramenta no dia-a-dia profissional, aprenda a usá-la a seu favor.
O grande desafio é aprender a utilizar o marketing a seu favor em prol do sucesso, fazer das atitudes e comportamentos seus aliados. Como Doin coloca, “é necessário atitudes de mudança para sair da zona de conforto em busca de um feliz sucesso, com qualidade no serviço prestado e realização dos seus próprios objetivos”.
É comum observarmos pessoas que possuem grandes qualidades mas transmitem imagens negativas por não utilizarem da maneira corretas a comunicação e a argumentação com atitudes que assumem grande importância na carreira profissional das pessoas. Com competitividade ativa no mercado, as oportunidades de sucesso são para aqueles que realmente se esforçam, onde ser reconhecido por competência e habilidade é uma grande realização.
Existe a necessidade das empresas de enxergarem os colaboradores com um olhar mais amplo, reconhecendo a importância dos mesmos para o crescimento da organização, além de atentar para a necessidade de investimento nos funcionários, peças principais da empresa. Através dessa atenção maior que será voltada para a empresa, as possibilidades de crescimentos serão maiores.
Por fim, é possível concluir que, não existem receitas definidas para conquistar o sucesso, porém é necessário uma busca constante e infinita já que existe na natureza do ser humano a necessidade de acompanhar as mudanças. É de suma a importância que o funcionário possua uma visão ampla, que englobe não apenas sua área de atuação.
Desta forma compreende-se a necessidade de buscar o crescimento pessoal a todo o momento, de forma que a comunicação e argumentação entrelaçadas complementam o marketing pessoal, garantindo até certo ponto o sucesso profissional.