Trabalho apresentado à Faculdade de Informática e Administração Paulista FIAP, com intuito parcial de obtenção do título de bacharelado em Administração no ano de 2008, pelos autores, Akira, Fernando Cardoso, Vânia Monteiro, Thaís Contrera Souza, Diego Sueyoshi, Ayrton.
A análise do presente estudo destaca a importância da interação das empresas com as novas mídias fornecidas pela tecnologia, mais precisamente a Internet. É cada vez maior a utilização do marketing digital como canal de comunicação, objetivando assim novos negócios, além de gerar uma transparência na comunicação com os clientes.
As novas mídias podem ser utilizadas como meio de estratégia de comunicação, criando uma nova imagem corporativa, mais atraente, confiável e concisa, uma vez que ferramentas não faltam para proporcionar tais resultados. Ao utilizar as mídias alternativas, as empresas adquirem ainda um diferencial perante as outras.
Vantagens proporcionadas pelo marketing digital
Nos últimos anos percebe-se um aumento na utilização desses meios de forma bastante diversificada, não somente como veículos de comunicação alternativos, mas também como meios que auxiliam na promoção e venda de produtos e serviços.
O avanço tecnológico entre tantas coisas está proporcionando uma interação cada vez maior entre clientes e empresas, possibilitando uma comunicação direta e precisa. Dessa forma as empresas que sabem utilizar esses mecanismos possuem clientes cada vez mais satisfeitos, uma vez que o processo de comunicação é direto.
Segundo grandes autores como Drucker “um dos grandes desafios gerenciais para as empresas atuais, é a dificuldade de agir em ambientes de constantes mudanças.” Ou seja, as empresas necessitam visualizar essas novas ferramentas como oportunidades, desempenhando meios que proporcionem benefícios dentro e fora da empresa.
A imagem da empresa no mercado exerce uma alta influência na mente do consumidor. Esse é o ponto determinante que gera o consumo do produto ou serviço. Assim, o marketing digital deve trabalhar de forma ativa e permanente, para gerar uma boa imagem para a empresa.
Vantagens alcançadas após implantação do marketing digital
Além de econômico, devido ao custo praticamente nulo, onde é necessário empregar o mínimo de recursos, o tempo em que os objetivos são alcançados também é um ponto de destaque, o que indiretamente acaba reduzindo o custo de divulgação através de outros meios.
O marketing digital é um meio que proporciona visibilidade a inúmeras pessoas, alcançando um público maior, o que de certa forma gera vantagens competitivas, uma vez que a sua empresa sai à frente na divulgação.
O contato direto com o publico-alvo também proporciona uma eficácia maior durante a tomada de decisão, uma vez que os problemas são indicados pelos consumidores. O marketing digital é portanto um meio que proporciona apenas pontos positivos para a empresa.
Ao final do nosso estudo conclui-se que através do marketing digital inúmeras são as vantagens obtidas, desde a redução de gastos com publicidade ate o aumento da dimensão da imagem da empresa. Além das vantagens competitivas, pois a comunicação é feita diretamente com o consumidor.