Liderança Nas Organizações – Aprenda Como Ser Líder

Liderança Nas Organizações – Aprenda Como Ser LíderQuer ser um líder na empresa? Conheça tudo sobre liderança nas organizações!

O que uma empresa precisa para ser bem sucedida no mercado? Bom, esta resposta é bastante relativa, uma vez que as necessidades podem variar de acordo com o tipo de negócio que é executado.

Porém, existe um conjunto de características que comumente pertencem às organizações de sucesso, independente da área de atuação, que são boa administração, serviços de qualidade e liderança.

Um dos fatores mais importantes para que o negócio possa passar por todos os obstáculos e vencer no mercado é contar com um líder competente, qualificado, destemido e ousado.

O rumo que a liderança de uma empresa toma pode ser responsável por levá-la à glória ou ao fracasso. Por isso, é preciso que a empresa se preocupe em identificar colaboradores com potencial para liderar e que saiba trabalhar esta característica para usá-la em seu benefício.

Antes de qualquer coisa, há que se entender o que é a liderança nas organizações, somente desta forma ela poderá ser aplicada do modo correto, ajudando na conquista dos objetivos e reduzindo as possibilidades de erros. Para você que quer ser um líder ou identificar alguém com este perfil na empresa, nós iremos trazer ótimas informações sobre liderança nas organizações, aproveite!

Conceito de liderança nas organizações

Para entender o que é liderança nas organizações é necessário “irmos” à raiz da questão. Liderança é um termo que tem origem inglesa, “leader”, que significa líder. A liderança sempre existiu, mas foi a partir do século XX que passou a ser estudada e exigida no setor empresarial.

Devido ao fato de perceber que é necessária uma pessoa que “inspire” as demais, que tome posicionamento frente a situações complicadas e, principalmente, pelo fato de que outros trabalhadores ficam “parados” quando não conseguem resolver um problema simples, tornou-se comum a análise da característica de liderança pelas empresas em funcionários, inclusive, em alguns casos, oferecendo-se salários mais em conta.

Na atualidade, liderança pode ser definida como a arte de dirigir pessoas, sendo que este processo também envolve influenciar de maneira positiva comportamentos e mentalidades de todos que estão ao redor ou que fazem parte do projeto.

Em se tratando de liderança nas organizações, o conceito pode ser definido como a atuação de um líder que aglutina um grupo, fazendo parte dele, se incumbindo de motivar as pessoas e auxiliá-las no que for necessário para conseguir atingir os resultados estipulados.

Veja também o nosso texto sobre administração de equipes, irá trazer um rico conhecimento e que, somado a liderança adequada, com certeza trará resultados incríveis.

Tipos de lideranças nas organizações:

Sim, a liderança nas organizações consiste em comandar um grupo de pessoas em prol de um determinado objetivo. Porém, este processo pode ocorrer de formas diferentes e é exatamente por isso que foi dividido em categorias. Acompanhe abaixo, os tipos de lideranças nas organizações.


1 – Liderança coercitiva

Você sabe que uma liderança é coercitiva quando conversa com os funcionários e eles dizem que têm receio de conversar com o chefe. Isso acontece porque o líder é coercitivo, ou seja, é aquele que está o tempo todo vigiando, sendo ácido e até mesmo duro em suas críticas, além de utilizar ferramentas de punição quando os objetivos estipulados não são atendidos.

A liderança coercitiva não é de todo mal, uma vez que nos momentos difíceis ter um líder que saiba cobrar e saiba mandar fazer pode ser algo positivo para alcançar resultados a curto prazo.

No entanto, este tipo de liderança pode fechar os canais de comunicação, relacionamentos interpessoais e gerar medo nos colaboradores, fazendo com que eles não tenham espaço para sugerir e contribuir para com o crescimento da empresa, o que irá gerar desmotivação.

Lembrando a você que a desmotivação é um problema que pode ocasionar a “ruína” da sua empresa, fazendo com que a produção caia e, consequentemente, seus lucros sejam reduzidos. Por isso, caso isso já esteja acontecendo no seu negócio, sugiro ler nosso texto sobre como fazer motivação de vendas.

2 – Liderança de dirigente

A liderança de dirigente é um dos modelos mais exigidos e aplicados nas empresas. Neste caso, o líder se caracteriza por ser uma figura visionária, que desde o início deixa bem claro a sua posição dentro da empresa, dá as coordenadas para a sua equipe e faz questão de ressaltar o que espera de cada colaborador.

A vantagem da liderança de dirigente é o fato de conseguir engajar e manter os funcionários motivados. Porém, nos momentos de crise, este modelo não é tão interessante, pois o diálogo que faz parte deste processo pode tomar tempo e comprometer a resolução do problema.

3 – Liderança afetiva

A liderança afetiva é o modelo que a maioria das pessoas gostaria de ter na empresa que trabalha. Nesta situação, o líder é conhecido por dar mais atenção às pessoas do que propriamente às atividades que elas realizam, tratando bem todos os seus colaboradores, o que faz com que eles o recompensem com lealdade e bom desempenho.

O líder afetivo tem interesse pelas pessoas, gerando harmonia e proximidade entre os membros do grupo. Detalhe, é importante ressaltar que o chefe pode acabar sendo visto como um “paizão”, fazendo com que algumas pessoas relaxem nas suas tarefas.

Por isso, quando se trata de líder afetivo é preciso tomar muito cuidado para não “ultrapassar” o limite do aceitável e bom senso, porque senão os demais funcionários irão se aproveitar da “generosidade” e trabalhar menos, faltar trabalho, pedir adiantamento, entre outras práticas.

Veja agora mesmo os encargos trabalhistas que sua empresa precisa arcar para estar exatamente dentro da lei.

4 – Liderança democrática

As empresas que buscam uma gestão moderna e desejam aproveitar ao máximo a capacidade dos seus funcionários têm cada vez mais adotado a liderança democrática. Este modelo tem um líder que sabe sentar com a sua equipe e dar vez e voz a todos, tendo como objetivo tirar o melhor de cada um deles.

Assim, consegue-se encontrar soluções para grande parte dos problemas que surgem, é aquele famoso ditado: “várias cabeças pensam mais do que uma”.

Sem dúvidas, a liderança democrática é excelente para criar ambientes de alta performance, em que cada colaborador esteja ciente das suas responsabilidades e as cumpram regularmente. Porém, caso a equipe seja composta por pessoas muito jovens, pode ser que eles não saibam lidar corretamente com a liberdade.

5 – Liderança modeladora

A falta de perspectiva nunca é um problema na liderança modeladora, pois o líder que trabalha neste modelo sempre acredita que sabe qual é a melhor trilha a ser seguida para que as atividades sejam realizadas com sucesso. Para que isso aconteça, ele dá instruções detalhadas e estipula um grau alto de exigência, uma vez que está fornecendo recursos materiais e intelectuais para a realização das tarefas.

É bem comum encontrar esse tipo de líder em distribuidora de bebidas e vendas em gerais. Sabe aquele gestor de vendas, que impõem metas aos vendedores e fica cobrando o tempo todo, mas claro, oferece vagas em inúmeros cursos de capacitação? Esse costuma ser alguém que trabalha a liderança modeladora.

Na liderança modeladora, a tendência é que a capacitação das pessoas seja maior e os serviços sejam prestados com mais qualidade, uma vez que as instruções são dadas com riqueza de detalhes. Mas, há o perigo de o líder modelador fazer um “clone” dele mesmo, visto que acredita estar em um padrão de excelência, o que pode contribuir para acabar com a criatividade dos colaboradores.

Tem dificuldades com a sua criatividade? Confira nosso texto sobre criatividade e inovação.

6 – Liderança com treinamento

A liderança com treinamento enxerga os funcionários em todos os seus aspectos, utilizando as informações que foram observadas para melhorar os seus rendimentos. Neste modelo, o líder se caracteriza por agir como um técnico de esporte, reservando tempo para conhecer as qualidades e pontos fracos de cada colaborador, e, posteriormente, reverter isso em benefícios para a empresa.

É bastante comum fazer uso de avaliação psicológica nesses casos.

Durante a liderança com treinamento, o líder se empenha em conhecer os seus colaboradores, o que gera aproximação e uma relação de confiança. Mas, este modelo é um dos mais arriscados, pois o líder tende a deixar que os funcionários evoluam de forma natural.

O que um líder de organização deve ter?

Você pretende galgar cargos dentro da empresa que trabalha? Então veja o que um líder de organização deve ter.

1 – Caráter

O líder de uma empresa deve ser um exemplo a ser seguido e admirado por todos, por isso ele tem que ter caráter, ou seja, não basta apenas falar e incentivar as pessoas a serem honestas e cumprirem as suas atividades, é necessário que ele também fale e aja de maneira coerente.

2 – Boa comunicação

Para ser um líder de competência é preciso influenciar as pessoas que estão ao seu redor e isso só pode ser feito quando a voz que comanda tem uma boa comunicação. Sendo assim, é necessário saber falar na linguagem da equipe, ouvir e falar no momento certo.

Veja a importância da comunicação assertiva.

3 – Iniciativa

O líder está sempre um passo adiante, abrindo o caminho para que os demais colaboradores possam fazer a mesma trilha. Portanto, para ser a liderança dentro da sua organização tenha iniciativa e traga soluções para os problemas.

4 – Visão de negócio

Ter visão de negócio é uma qualidade essencial para quem pretende ser um líder. Para ter esta característica é preciso ser um profissional qualificado, conhecer com profundidade o seu ramo de atuação e estar sempre se atualizando para nunca ficar para trás.

Agora que já conhece tudo sobre liderança nas organizações, que tal se tornar um verdadeiro líder?

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