Contudo, empresas que não possuem uma gestão empresarial integrada aos seus públicos – interno, externo e misto – em algum momento sofrerão um déficit na gestão e, em aleatório, se tornarão ultrapassadas pela concorrência por não responderem com exatidão às necessidades dos consumidores.
Por esta visão, adequar o setor de comunicação da sua empresa às reais necessidades dela torna-se fator primordial para a fase mantenedora da sua empresa no mundo dos negócios.
Confira abaixo alguns passos estratégicos que esclarecem a seguinte pergunta: Qual é o tipo certo de comunicação para cada empresa? Seguindo este passo a passo, você poderá melhorar a comunicação da sua empresa de maneira surpreendente. Vale a pena conhecer!
Primeiro passo – identificar os públicos que geram a consolidação da empresa no mercado consumidor. Em abrangência tem-se: Público Interno, externo e misto.
Público Interno – é aquele que atua no dia a dia da empresa de forma direta, como: empregados contratados, terceirizados, aposentados e família de funcionários. O público interno também é conhecido como “colaboradores”.
Público Externo – todo aquele que desperta a atenção e interesse pelos serviços da empresa. São: os consumidores, concorrentes, imprensa, governo e comunidade.
Público Misto – aquele que está ligado de alguma forma à empresa. São: Acionistas, distribuidores, fornecedores, revendedores ou qualquer grupo que exerça alguma influência no funcionamento da organização.
Segundo Passo – Realizar pesquisas qualitativas nos públicos contribuintes à empresa, depois levantar as respostas de cenários destes públicos, como seus pontos fortes, fracos, ameaças e oportunidades.
Para que não haja dúvidas de como fazer esta etapa e melhorar a comunicação da sua empresa, abaixo há uma “simulação” de um resultado de pesquisas com os públicos interno, externo e misto.
SIMULAÇÃO: cenário do público interno
Pontos fortes na comunicação da sua empresa:
Pontos fracos na comunicação da sua empresa:
Ameaças na comunicação da sua empresa: estão relativamente ligadas aos pontos fracos. Dentre estas, suponhamos situações:
Oportunidades na comunicação da sua empresa: estão diretamente ligadas aos pontos fortes e devem ser aproveitadas para melhorar a comunicação da sua empresa.
Para aproveitar as oportunidades de comunicação da sua empresa é preciso apenas observar atentamente estes pontos fortes e continuar estimulando-os entre o público interno para que eles não se transformem em pontos fracos e prejudiquem a organização.
Um bom projeto de comunicação da sua empresa deverá sempre desenvolver novos pontos fortes em seu público interno, pois eles servirão para motivar e treinar melhor aqueles que ajudam a empresa a produzir com qualidade.
SIMULAÇÃO: cenário do público externo
Pontos fortes na comunicação da sua empresa:
Pontos fracos na comunicação da sua empresa:
Ameaças na comunicação da sua empresa (ligadas aos pontos fracos)
Oportunidades na comunicação da sua empresa (ligadas aos pontos fortes)
SIMULAÇÃO: cenário do público misto
A pesquisa é feita da mesma forma dos públicos interno e externo, levantando pontos fortes, fracos e ameaças dos acionistas, fornecedores e revendedores. Salvo que, antes da formulação da pesquisa é preciso atentar-se a alguns fatores:
Terceiro Passo- Nesse estágio já se tem os resultados da pesquisa de todos os públicos contribuintes. Agora, caberá buscar as melhorias dos pontos fracos e aniquilar pela raiz as ameaças, aproveitando as oportunidades para melhorar a comunicação da sua empresa. Para isto, utilizam-se ferramentas ou veículos de comunicação cabíveis a cada situação envolvida.
Abaixo há exemplos da importância desta ação, expondo o fator de risco junto à aplicação dos veículos de comunicação mais cabíveis, direcionando a conversão dos prejuízos em melhorias:
Exemplo:
IMPORTANTE: Fica claro então que cada empresa possui sua missão e sua cultura organizacional. Para tanto, chega a ser amadorismo querer copiar as estratégias de comunicação da empresa X, a qual se encontra em fase de sucesso no mercado. Saiba que agir com sabedoria é buscar as melhorias das fragilidades (da sua empresa) que não são as mesmas da empresa X e elaborar o plano de comunicação da sua empresa baseados nos princípios da sua missão e visão.
Continuando o terceiro passo: Entende-se então que, para cadaconjunto de usos de veículos comunicacionais, tem-se o foco do público a ser atingido e aleatoriamente o tipo de comunicação adequada a esse público. Confira alguns exemplos:
Comunicação Interna (também conhecida como endomarketing):
É uma estratégia de comunicação da sua empresa que aborda a compatibilização dos interesses entre empregados e organizações, buscando do estímulo ao diálogo, a troca de informações e experiências. Sua principal meta é viabilizar toda interação possível entre a organização e seus empregados.
Na prática junto a veículos de comunicação trabalha:
Comunicação Administrativa
Permite que cada funcionário seja convenientemente instruído quanto às atividades da empresa e saiba situar-se no seu interior.
Na prática junto a veículos de comunicação trabalha com os seguintes conceitos:
Comunicação Empresarial (também conhecida como Comunicação Organizacional, Corporativa ou Institucional)
Estas abordam um mix de estratégias e ações comunicacionais adequadas a cada objetivo da gestão. As ações de comunicação da sua empresa vão desde:
Alguns veículos de comunicação utilizados na prática da Comunicação Empresarial que ajudam na comunicação da sua empresa são: site, intranet, anúncios publicitários, teases, pesquisas qualitativas, press-kit, relatório público anual, brindes, promoções, inserção a mídias sociais, revista da empresa, webmarketing, ouvidoria, políticas sociais, jornal da empresa e outros, conforme necessidade.
OBS: É válido, caso sua empresa possua vários setores de comunicação, desde Marketing, Publicidade, Jornalismo e Relações Públicas, tentar unificar a gestão das mesmas. Assim obterá mais coerência e sucessivamente mais praticidade, agindo pelas diretrizes de uma Comunicação Integrada que fará toda a diferença na comunicação da sua empresa.
Comunicação Mercadológica
Envolve também a busca da imagem positiva da empresa, porém visa mais a identificação do produto e qualificação do mesmo na inserção do mercado. Além disso, incrementa pesquisas focadas nos hábitos do consumidor, a utilização do database marketing, a globalização dos mercados e o acirramento da concorrência e a introdução de alternativas disponibilizadas pela adoção das novas mídias. Alguns veículos utilizados: aplicação de pesquisas, Internet, Webmarketing, E-commerce e outras.
Aqui finalizo a idéia de estrutura de como é feito uma consultoria de comunicação na sua empresa. Contudo, saiba que de posse a um serviço desta categoria, sua empresa tende a se fortalecer e obter o sucesso.
ATENÇÃO: a função deste artigo é esclarecer a importância em inserir estratégias de comunicação na sua empresa. Contudo, por se tratar de um trabalho complexo com detalhes particulares, não convém copiar estratégias de comunicação da empresa vizinha. Isso acarreta em amadorismo, é jogar no “achismo”. Desde então, a realização de uma consultoria em comunicação cabe somente a um profissional qualificado, cujo mesmo está relacionado diretamente à área de comunicação da sua empresa. Caso contrário, haverá uma reversão de expectativas.
Aproveite para conhecer um pouco mais o vocabulário de comunicação da sua empresa:
* Intranet– é um tipo de site visitado apenas por funcionários e parceiros. Lá são disponibilizadas informações sobre a empresa e de cunho administrativo, como de RH, normas, manual, informativos, etc. Pode ser também um espaço de integração com publicação de aniversariantes, fotos de eventos de confraternização e outros.
**House organs– São publicações internas da empresa com a finalidade de integrar melhor os seus públicos e combater o desconhecimento a respeito da empresa.
***Manual de Integração- Também chamado de manual do funcionário, escrito em linguagem sucinta, apresentando de modo bem claro e inteligente as principais informações de interesse do funcionário sobre a instituição desde dados sobre a instituição (história, atividades, produtos, nomes de diretores e chefes), regulamento da empresa, horários, salários, localização do setor de reclamação e queixas, previdência social, sugestões, treinamento, saúde no trabalho, férias e feriados até recreação.
Depois de todas estas dicas, vale começar a seguir a regra: Invista na comunicação da sua empresa (e ganhe muito mais público e dinheiro).
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MUITO IMPORTANTE PARA A SUSTENTABILIDADE DA EMPRESA.....
ESSES PONTOS ABORDADOS SÃO DE SUMA IMPORTÂNCIA, UM VEZ QUE,LEVA EM CONSIDERAÇÃO TODA A BASE E A ESTRUTURA DE UM EMPRESA,POIS CADA VEZ MAIS AS EMPRESAS TEM QUE ADEQUAR A REALIDADE DO MERCADO QUE CADA DIA QUE PASSA AUMENTA A EXIGÊNCIA POR PARTE DE SEU PÚBLICO(CONSUMIDOR)QUE PROCURA MELHORES PRODUTOS E SERVIÇOS.ESSA É UMA TENDÊNCIA DO MERCADO.
Muito bom. Obrigado
bom conteudo