Importância do benchmarking

Importância do benchmarkingO benchmarking é um processo que busca comparar produtos e serviços e práticas de gestão, com o objetivo de conquistar a melhoria contínua.

Benchmarking é um mecanismo de melhoria da qualidade que busca a comparação de processos existentes na empresa que são líderes de mercado e conquistaram uma excelência em produtos e serviços oferecidos. O benchmarking é realizado apenas entre empresas com objetivo de cooperação para alcance de resultados.

Para que se aplique o benchmarking é necessário que a empresa tenha humildade suficiente para aprender com outras empresas.

Este processo de benchmarking pode ser realizado entre empresas do mesmo setor a fim de que a empresa se encontre nivelada com o mesmo grau de competitividade do setor. O benchmarking cabe perfeitamente na realidade das pequenas empresas, pois é uma forma de comparar processos, tecnologia e sistemas de gestão, como também modelos de negócios que podem ser empregados a fim de que a empresa conquiste um nível de competitividade.

Os princípios do benchmarking são :

  • Processo contínuo de aprendizagem;
  • Pesquisa de informações valiosas para o desenvolvimento do negócio;
  • O benchmarking não é cópia nem imitação, é um processo de atualização sobre as tendências de mercado para melhoria na gestão e produção;
  • Um trabalho que requer tempo e disciplina para que se obtenha resultados.

É uma ferramenta viável aplicável em qualquer departamento da empresa e pode ser utilizado na busca de correção de problemas.

Por que utilizar a ferramenta benchmarking?

O ambiente empresarial é altamente competitivo e uma maneira de melhorar resultados e crescer no setor é contar com a cooperação de outras empresas num processo de sinergia e aprendizado constante.

Todos sabem que empresas que se isolam não conseguem competir em um ambiente amigável. O mercado para essas empresas é um ambiente hostil.

Por esse motivo o método de comparação além de viável é um método bem estratégico, pois compara o desempenho atual da empresa com o desempenho de outras empresas.

Benchmarking deve ser aplicado quando a empresa promove programas de qualidade, de redução de custos, de mudanças gerenciais, de novas operações e tecnologias.

Tipos de benchmarking

  • Benchmarking interno –  consiste na comparação entre departamentos e áreas da própria empresa buscando melhor desempenho de acordo com o aprendizado de outros departamentos.

As vantagens do benchmarking interno é que desenvolve a integração, comunicação, o trabalho em equipe, incentivo á gestão de conhecimento e a cooperação interna.

  • Benchmarking competitivo – consiste em focar as organizações líderes de mercado do mesmo setor, observando o que a concorrência está praticando.

Se o concorrente aceitar um processo de benchmarking depende da cultura da empresa em aderir parcerias.


Portanto a empresa que pede o benchmarking deve pesquisar organizações flexíveis que não criem barreiras quanto ao processo de benchmarking.

O benchmarking é vantajoso também para a empresa que concede o aprendizado, pois a sua liderança com certeza está sendo reconhecida e disseminada.

  • Benchmarking genérico – consiste na verificação de tarefas complexas e que exigem um maior aperfeiçoamento, uso de técnicas e requisitos complexos e, para seu desempenho exige que a organização adquira um maior conhecimento sobre esses processos.
  • Benchmarking funcional – é aquele que consiste em investigar práticas inovadoras que são exercidas em outras empresas e que farão diferença se forem implantadas na organização.

Esse benchmarking busca comparar atividades específicas como montagem, pintura, faturamento, embalagem e outros.

Erros no benchmarking

Implantar um processo de benchmarking é necessário analisar se a empresa dispõe de líderes para que o processo tenha um bom resultado. Além disso, a empresa deve incentivar o projeto de benchmarking com recursos financeiros e humanos.

Para a formação de equipes deve-se preferir colaboradores que tenham conhecimento sobre o processo de benchmarking e tenham compreensão do trabalho que será exercido com todas as suas etapas.

As expectativas não podem exceder o que se espera do projeto de benchmarking, ou seja, o projeto é de aprendizagem e possíveis implementações, e deve ser limitado no tempo e espaço de acordo com os recursos e estrutura disponíveis.

Outro erro comum no benchmarking é a falta de alinhamento entre os objetivos planejados e os objetivos mensurados com erro no dimensionamento de recursos.

A pressão para que os resultados apareçam rápido é também um erro bem comum. O erro está em administrar de forma errônea metas, objetivos e recursos, além do erro de achar que o benchmarking alcança resultados por si só e constitui uma ferramenta estratégica e de qualidade que deve ser aplicada sem considerar outras ferramentas ou mecanismos.

Isso é um erro, pois o benchmarking é apenas uma etapa para a melhoria de processos e por isso deve haver economia de tempo e de custos em seu processo.

Etapas de implantação do benchmarking

Antes de iniciar o benchmarking a empresa deve diagnosticar quais áreas precisam alinhar seu desempenho com o que é praticado nas empresas do setor .

É notório que as empresas devem agarrar todas as oportunidades para melhorar cada vez mais seus processos, vislumbrar métodos e procedimentos para o estabelecimento da qualidade total.

O benchmarking para empresas fabricantes de produtos podem avaliar métodos e processos atuais e organizar planos de ação de acordo com áreas de produção, desenvolvimento de novos produtos e satisfação dos interessados (stakeholders).

Para conquistar a excelência na produção a empresa deve analisar o desempenho da qualidade, dos custos, entregas avaliando seu sistema de entrega, logística e produção enxuta.

Sobre as etapas de implantação do benchmarking é necessário avaliar as necessidades das áreas existentes na empresa de acordo com o diagnostico de deficiências existentes na empresa e assim implementar um plano de ação. Porém o processo é mais extenso iniciando–se com a visita de um facilitador que distribuirá questionários e um manual com as explicações de processos. E depois o facilitador realizará visitas e verificará as respostas dos questionários diagnosticando o que falta para que os processos obtenham resultados de melhoria.

Resumindo as etapas de benchmarking constituem etapas de planejamento, análise, integração e maturidade.

Nas etapas de planejamento deve-se identificar qual empresa serve como modelo para obtenção de benchmarking e quais os métodos para recolhimento de dados e informações importantes e por último tem-se a etapa de maturidade que é a conquista de maturidade com a implantação de melhores práticas.

Já na etapa de execução do benchmarking a empresa deverá estabelecer uma equipe que será responsável pelo benchmarking, estabelecer metodologias para a pesquisa geral, diagnosticar quais os objetivos gerais e quais dados a pesquisa de bencmarking busca e ainda quais os resultados a ser alcançados com metas mensuráveis.

Custos do benchmarking

O benchmarking requer para sua implantação custos com visitas, com a base de dados e com o treinamento da equipe e depois do período de pesquisas, vem os custos com a implementação dos planos de ação para que os objetivos sejam alcançados. O importante é que a empresa organize um orçamento de forma que o processo de benchmarking encontre a sua medida de custo-benefício utilizando os investimentos necessários.

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