Você tem um negócio e sofre com dificuldades nas vendas? Mesmo com um bom período de mercado os seus lucros não deslancham? Isso é perfeitamente normal, você não é um caso isolado. O que falta para você é melhorar seus negócios através de estratégias de vendas, as quais maximizarão seus ganhos, trarão novos clientes e aumentará a taxa de conversão de visitantes em compras. Está pronto para saber mais?
Os empreendedores de primeira viagem ou que não tem uma boa capacidade de análise crítica dos seus negócios, raramente conseguem identificar que o problema que estão enfrentando se trata de falta de estratégia de vendas.
Para perceber a importância de ter uma estratégia de venda, basta pensar da seguinte maneira, qual é o objetivo da sua empresa? Vender algo para alguém! Caso você esteja com dificuldades nas vendas sua receita cairá significativamente ou seu negócio jamais irá atingir o sucesso esperado, por isso elaboramos para você ótimos pontos sobre estratégias de vendas.
1. O que é uma estratégia de vendas
Pode parecer que montar uma estratégia de vendas não irá resolver seu problema, que é preciso apenas vender mais e fim, mas acredite, não é assim! Tomar atitudes e almejar apenas o resultado, sem um planejamento fará com que a possibilidade de dar certo seja ínfima, quase nada.
Criar estratégias de vendas significa elaborar formas de atingir um melhor resultado nas vendas. É importante frisar que essas estratégias de vendas não precisam, necessariamente, resumir-se a uma ou duas formas, pelo contrário, é o conjunto de técnicas que tornam a sua estratégia imbatível.
Já ouviu falar na estratégia oceano azul? Caso não conheça, a sua oportunidade chegou: Estratégia Oceano Azul.
Então podemos entender que estratégia de vendas é um planejamento com técnicas, caminhos e objetivos que tem como foco aumentar as suas vendas, formando estratégias de vendas, as quais podem ser alteradas no decorrer do tempo.
2. Como elaborar um planejamento de estratégia de vendas
É bastante comum as pessoas confundirem o planejamento com as estratégias em si, porém, ambos são totalmente diferentes, não dependendo um do outro.
O planejamento corresponde à forma, ao ‘caminho’ que será seguido. Por exemplo, qual o período total que será aplicado as estratégias? Qual o valor que você está disposto a gastar para implementá-las? Prazo para cada etapa? Resultados almejados?
Perceba, o planejamento seria o esqueleto da organização e de como prosseguir com a estratégia de vendas, mas não é a estratégia em si, o que será feito.
Entenda tudo que precisa saber sobre planejamento financeiro.
Os principais fatores a se observar ao criar um planejamento é o prazo que você estará destinando a cada etapa. Sei que você almeja os resultados o quanto antes, porém, não apresse. Tudo tem um tempo certo para ocorrer e quando você apressa as etapas é provável que não serão executadas na sua totalidade, consequentemente, reduzindo a efetividade dos resultados.
Retire pelo menos 1 semana para fazer o planejamento. Caso termine antes, revise-o e acrescente durante 1 semana.
3. Elaborando estratégias de vendas
As estratégias de venda são o seu foco principal, elas que irão definir se você conseguirá atingir o seu objetivo ou não, o restante são acessórios de organização e maximização das possibilidades de sucesso.
Ao contrário do que se pensa, as vendas são algo complexo e que não dependem apenas de saber convencer ou não o cliente. Por exemplo, não adianta saber convencer o cliente se sua empresa não é bem divulgada e poucas pessoas sabem da existência, pois você não terá clientes para vender! Entende?
Assim, vamos dividir as estratégias de venda em duas modalidades diferentes, estratégias de vendas para divulgação e estratégias de vendas para conversão.
Aprenda como criar o seu plano de vendas, acredite, isso fará toda a diferença na prática.
4. Estratégias de vendas para divulgação
A meu ver a publicidade e divulgação de uma empresa, bem como o marketing, três fatores que são bem semelhantes, são os mais importantes.
Talvez você diga: esses fatores não são a venda propriamente dita. Correto, não é a venda, porém, se você trabalha-los as vendas aumentarão, já que o fluxo de pessoas que estarão em contato com a sua loja aumentará e, consequentemente, a probabilidade de venda será maior. Ora, se antes você tinha 100 clientes por dia e vendia 20 produtos, agora terá 200 clientes por dia, quantos produtos possivelmente venderá? É matemática!
Pronto para conhecer as estratégias de vendas voltadas para marketing e publicidade que surtem os melhores efeitos?
Redes sociais como estratégias de vendas
Quer encontrar alguém e ter certeza que ele receberá um recado seu? Basta procurar nas redes sociais. São raros os casos de pessoas que não possuem Facebook (por exemplo) e ainda mais raro alguém que não tem o costume de olhar, pelo menos uma vez por dia, as atualizações e mensagens que recebeu no seu perfil.
Envie mensagens com descontos e promoções dos seus produtos. Uma boa dica é fornecer um cupom de desconto exclusivo enviado para as pessoas, isso costuma fazer com que se sintam especiais e que acreditem que aquele cupom é único, aumentando o interesse de compra, já que aparenta ser ‘escasso’ a oportunidade.
Mudança de design do ambiente
Mudar o design e a visão que as pessoas possuem da sua empresa costuma ser uma forma de divulgação barata e com ótimos resultados.
Quando você altera a imagem do seu estabelecimento de forma impactante, que realmente apareça, inúmeras pessoas que tenham um conceito de “não vou comprar nessa loja” sentem-se atraídas a conhecer, ver o que mudou e se agora tem algo diferente e que pode ser interessante.
Compra de palavras em motores de busca
Lojas que possuem sites podem apostar em compras de palavras chaves nos motores de busca, mais precisamente no Google, que tem a maior quantidade de adeptos.
O funcionamento dessa modalidade é bem simples, você paga alguns centavos para o Google e adquire palavras chaves, quando alguém digitar aquela palavra que você comprou o seu site aparecerá nas primeiras posições, isso direcionará muitos consumidores para sua página.
Procure mais por estratégias de marketing para venda. Você pode encontrar mais no seguinte texto: marketing digital em redes sociais.
Essas são apenas algumas das principais técnicas de divulgação e marketing que surtem bons resultados. Você trabalhar com técnicas que são mais voltadas para empresas físicas, que não possuem sites, como é o caso da panfletagem e anúncios em carros de sons.
5. Estratégias de vendas para conversão
A conversão dos visitantes em compradores não é uma tarefa fácil, por isso que é exigido estratégias de venda, caso contrário era só esperar e ganhar dinheiro.
No tocante a efetivação de vendas quando o cliente vai até o seu estabelecimento, o interessante é estudar a famosa PNL (programação neurolinguística). Através de técnicas avançadas de PNL você terá um poder de persuasão sobre os clientes muito maior.
Conheça os 4 ps do marketing e melhore suas estratégias!
Além disso, a PNL é focada para melhorar a sua capacidade de se expressar, utilizando não apenas as palavras adequadas, mas também um avançado sistema de linguagem corporal que auxilia a atingir o seu objetivo.
Caso você tenha um bom cadastro de clientes, enviar e-mail marketing com ofertas promocionais bem elaboradas é uma boa forma de aumentar as vendas e efetivar uma maior quantidade de clientes.
Outra estratégia de vendas que trará uma conversão incrível é o atendimento especializado pós venda. Eu sei que parece estranho, atendimento pós venda auxiliar na efetivação de compras de clientes que muitas vezes nem compraram? Sim, acredite!
Grande parcela das pessoas compra em lojas que os preços chegam a ser mais altos apenas porque sabem que, caso surja algum imprevisto, o atendimento pós venda é eficiente e realmente irá solucionar os problemas.
Quer se especializar ainda mais em técnicas de vendas? Temos um artigo voltado especialmente para isso, apenas com as técnicas mais apropriadas de vendas, confira!
Além disso, a notícia de que a loja é boa e se tiver problemas estarão prontamente para resolver se espalha rapidamente, sendo que os resultados se mostram nos primeiros meses.
6. Brindes como estratégia de venda
Uma técnica de PNL simples e que traz resultados estrondosos é dar brindes aos clientes da loja. Quando você fornece um brinde, por menor que seja, a pessoa inconscientemente sente-se em dívida com você, necessitando retribuir, estando mais receptiva as afirmações e sugestões do vendedor.
Outra forma de se conseguir bons resultados é ‘mostrar’ tudo que você pode de produtos, mesmo que perca 1 hora no atendimento, mas afinal, por quê? Simples, a pessoa se sente na obrigação de comprar algo já que tomou 1 hora do tempo do vendedor. Isso é tão palpável e comprovado que basta você se analisar nessa situação para perceber que você se sentiria mal se não comprasse alguma coisa.
Treine seus funcionários para prestarem o atendimento correto, mesmo que precisem ficar horas com um mesmo cliente.
Invista seu tempo em aprender o famoso marketing de relacionamento, isso irá criar confiança entre os consumidores e sua empresa, consequentemente, aumentando a fidelização.