Crie seu plano de vendas



crie seu plano de vendasIndependente do ramo de negócio no qual o administrador atua ele sempre está vendendo algo, mesmo que o produto seja algo intangível, como por exemplo, as empresas de consultoria e também as clínicas de psicologia,  e inevitavelmente as vendas sempre estão relacionadas com a divulgação do negócio e também a concorrência, assim ter um plano de vendas é primordial para o sucesso.

A forma como a empresa elabora a sua estratégia de divulgação, de marketing, publicidade e propaganda é que orienta o modo como será planejado e também aplicada as estratégias de vendas, a concorrência também define diversos métodos e também procedimentos para lidar com as mais diversas situações e desafios.




Conquistar o cliente com um produto atraente em comparação com outros de concorrentes e ter um volume ideal de vendas é o objetivo do plano de vendas, o plano aborda e prepara a empresa para lidar com aspectos complexos e definir uma estratégia de venda para os desafios do mercado.

Objetivos para a equipe de vendas

A venda do produto da sua empresa, seja ele tangível ou não, sempre é feita pelos vendedores e mesmo as empresas que não fazem uso dos vendedores sempre estão divulgando e vendendo as suas ideias pelos diversos membros da empresa em diferentes áreas de atuação.

A sua empresa sempre é promovida pela maneira que os seus colaboradores e as equipes lidam com os clientes e também com os produtos nos quais oferece para ele, para que o plano para a equipe de vendas seja montado considere vário aspectos do seu negócio, veja alguns deles:

  • Defina com clareza e registre os objetivos da equipe de vendas da sua empresa, depois de definidos claramente e de forma que todos entendam completamente os seus objetivos exponha e deixe acessível para todos, diversos tipos de impressos podem ser feitos para registrar o plano para a equipe de vendas e sua relação com os objetivos da empresa.
  • No plano inclua informações técnicas do produtos e questões relacionadas com isso visando sempre melhorias.
  • Verifique se o apoio e a organização da equipe está ideal com os objetivos da empresa, se certifique também se a equipe de vendas tem o apoio e a devida organização para atuar de forma ideal.
  • Treine e motive a equipe de vendas a coletar informações vitais para a empresa e para a sua saúde financeira, essas informações podem ser sobre concorrentes e suas formas de divulgação, além de outros acontecimentos que afete as vendas de forma direta ou indireta.

Para definir um plano para a equipe de vendas não é algo que servirá do mesmo modo para cada empresa, cada empresa tem suas necessidades, conheça o que servirá e também o que irá gerar resultados para a sua empresa, nem sempre o que funciona em uma empresa irá funcionar na sua, escolha com sabedoria.

Defina a estratégia da equipe de vendas

Estratégia é um plano para uma situação ou desafio no qual sua empresa precisa para poder chegar ao objetivo traçado, em uma empresa a quantidade de planos pode ser muito grande e ser feito para diversas situações, além disso, os planos tendem a influenciar uns nos outros e que exige um estudo na mesma proporção do tamanho do desafio a enfrentar.




Defina uma estratégia para cada setor de sua empresa baseada nos objetivos e também em acontecimentos que já ocorreram em sua empresa, poderá considerar alguns como os exemplos abaixo:

  • Uma estratégia pode ser montada para as vendas internas tanto quanto para as vendas externas.
  • Um plano estratégico para as operações de telemarketing e também para as atividades publicitárias.
  • Uma estratégia de ação pode ser feita para o atendimento ao cliente visando alcançar diferentes metas e objetivos.
  • Para outras áreas faça uma lista dos locais e aspectos de sua empresa na qual precisa definir uma estratégia para melhorar a sua empresa, procure registrar tudo para não esquecer e nem perder conteúdo.

A estratégia na qual foi criada para um determinado aspecto da empresa é algo que irá ser mudado e alterado com o tempo e de acordo com a situação, nunca mantenha a sua estratégia sempre a mesma perante possíveis mudanças, a estratégia deve mudar e se adaptar a cada novo desafio.

Acompanhe o plano de vendas

Depois de montar e divulgar os objetivos da equipe de vendas e em seguida montar a estratégia para cada aspecto que sua empresa enfrenta é hora de monitorar as vendas enquanto elas ocorrem e fazer possíveis intervenções, o recomendado é ter uma pessoa habilitada para isso, poderá ser o administrador ou então alguém com habilidades administrativas.

As mudanças ocorrem tão rápidas que um plano ou estratégia pode ter um “data de validade” longa ou curta, uma promoção feita pela sua empresa hoje pode ser prejudicada por uma promoção da concorrência, a intervenção deve ser feito em tempo real para evitar prejuízos e insatisfações.

Vejas as principais responsabilidades do administrador ou gerente de vendas:

  • O planejamento é uma habilidade e também uma ação rotineira para quem irá gerenciar as vendas e fazer acontecer um desempenho ideal, quanto mais complexo for o desafio mais profundo e completo deve ser o plano assim como a estratégia de venda.
  • A organização é um fator essencial para que as ferramentas e utilidades estejam disponíveis durante, antes e depois das vendas, uma falha na organização, seja de aspectos tangíveis ou não, pode representar um atraso no desempenho da empresa.
  • A ação dos vendedores também deve ser aprimorada de diferentes maneiras e suas habilidades devem ser elevadas ao máximo possível, seja com treinamentos ou outras atividades.
  • Um controle seja financeiro ou não é ótimo para fazer intervenções e visualizar o que está ocorrendo com as vendas.

Além de tudo isso o administrador, empreendedor ou empresário deve ter em números as metas nas quais deseja alcançar, mais do que isso, ele deve ter a consciência de que as metas nas quais calculou ou estimou são realmente possíveis, o erro mais comuns de empreendedores é traçar metas com base em seus sonhos de realização nas quais somente gera desmotivação, vá de acordo com as suas possibilidades e realidade.


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