Empréstimo para empreendedor individual



Empréstimo para empreendedor individualAntigamente, falava-se em firma individual. Hoje em dia, a nomenclatura cita empreendedor individual como aquele que faz uma atividade empresarial em seu próprio nome. Nada mais é do que a pessoa física titular da empresa.

O patrimônio da pessoa natural e do empresário é os mesmos e então as dívidas serão respondidas de forma ilimitada. Para o empreendedor individual receber uma série de vantagens, deve se registrar como microempreendedor individual (MEI).




O Microempreendedor individual (MEI) se legaliza como empresário e para isso deve faturar até uma determinada quantia em reais por ano, sem ter qualquer participação como sócio ou titular em outra empresa. De acordo com a Lei Complementar nº 128, de 19/12/2008, o trabalhador informal teve a oportunidade de se tornar um empreendedor individual legalizado, recebendo uma série de benefícios, incluindo o pedido de empréstimos.

Quem pode ter um empréstimo para empreendedor individual

Diversos profissionais podem pedir empréstimo para empreendedor individual. Geralmente, os que saíram da informalidade como ambulantes, camelôs, lavadeiras, salões de beleza, artesãos, costureiras, serviços de reparação, lava-jato, manutenção, instalação, usinagem, solda, transporte, agências de viagens, organização de eventos e outros. Gratuitamente, a pessoa pode se formalizar via Internet e ter acesso a empréstimos e a outros benefícios.

Porém, algumas atividades ainda não se encaixam com o padrão de empreendedor individual e ficam de fora do empréstimo, como construção de imóveis e obras de engenharia, execução de projetos de paisagismo e design de interiores, serviço de limpeza, conservação e vigilância, administração e locação de imóveis de terceiros, academias de dança, esportes, produção cultural e artística, laboratório de patologia e de análises clínicas, serviços de próteses, produção cinematográfica ou de artes cênicas e outros.

Diferença empréstimo x financiamento

Empréstimo é uma maneira de se pegar dinheiro emprestado e, neste caso de empreendedor individual, estamos falando de PJ, pessoa jurídica, que tem as taxas um pouco mais altas com a possibilidade de investimento na empresa, com a compra de equipamentos, matéria-prima, entre outros. É necessário abrir a conta bancária para a Pessoa Jurídica.

O financiamento pode ser chamado também de linha de crédito e tem taxas de juros menores, dando a possibilidade da utilização do dinheiro do banco para a compra de veículos, equipamentos, tecnologias e imóveis. O dinheiro vai direto para a conta da empresa que vai fornecer o produto que será financiado e as parcelas do financiamento deverão ser pagas ao banco.




Diferença MEI x Pessoa física

Visto que MEI é uma pessoa jurídica (PJ) entende-se que a pessoa tem localização fixa (pré-requisito) e assim não poderá se mudar sem alterar algumas informações em documentos de registro, tornando a pessoa jurídica “mais confiável” que a pessoa física (PF). Assim, as taxas de juros de PJ chegam a ser bem menores que as de PF, tendo o empreendedor individual ainda mais crédito e um prazo maior para pagar as parcelas.

Como conseguir um empréstimo para empreendedor individual

A Caixa Econômica Federal oferece uma série de vantagens aos empreendedores individuais, assim como muitos outros bancos. Para conseguir um empréstimo para empreendedor individual deve-se procurar o banco de preferência e obter informações sobre tudo o que envolve este processo.

É pertinente prestar atenção nas taxas de juros e fazer comparações com outros bancos. O prazo para pagamento também é muito importante de ser esclarecido e algumas instituições oferecem 60 dias para começar a pagar a primeira parcela.

Deve-se ter mais de 18 anos e não ter o nome em cadastros de inadimplentes.

Outras vantagens do empreendedor individual

O empreendedor individual tem diversos benefícios, segundo a Caixa Econômica Federal, como a cobertura previdenciária para o empreendedor e sua família, contratação de um funcionário com menor custo, isenção de taxas para o registro da empresa e concessão de alvará para funcionamento, ausência de burocracias, compras e vendas em conjunto, redução da carga tributária, controles simplificados, emissão de alvará via Internet, benefícios do Governo, assessoria gratuita, apoio na organização do negócio, possibilidade de crescimento, segurança jurídica, serviços e produtos especiais para o empreendedor individual, isenção da tarifa de cadastro e manutenção da conta por 12 meses, isenção da primeira anuidade de cartão de crédito e taxa de juros diferenciada na operação Cheque Empresa CAIXA.


Valor do crédito no empréstimo para empreendedor individual

O programa Crescer oferece microcrédito produtivo a empreendedores formalizados ou não com a taxa de juros a 0,64% ao mês, com prazo de 4 a 24 meses para pagar, segundo informações obtidas no segundo semestre de 2012. As empresas deveriam ter faturamento máximo de até 120 mil reais por ano e os valores iniciais variam de 300 a 3 mil reais, podendo chegar a 15 mil.

Outros bancos também oferecem programas para empréstimo para empreendedor individual, como o Itaú, Banco do Brasil e Bradesco. O Santander disponibiliza o microcrédito para empreendedores formais ou informais, mas que tenham pelo menos seis meses de atuação no mercado, com o valor médio de 1800 reais por empréstimo e taxa de juros de 2% a 3,95%.




FIQUE ATUALIZADO!

Receba Sacadas de Negócios Diretamente no Seu E-mail!

20 COMENTÁRIOS

  1. Estive pedindo informações na caixa sobre financiamento de imóvel.
    Eu como microempreendedor não tenho como conseguir um financiamento para ampliação de imóvel pelo construcard.
    Os beneficios para microempreendedor nesses casos ainda são restritos.
    Como irei fazer melhorias em meu negócio se não consigo um financiamento?
    Consigo apenas emprestimo para capital de giro.

    :
  2. Boa noite sou empreendedor individual desde 2010 e ate hoje nãõ conseguir empréstimo nem na Caixa e nem no Itaú, onde tenho uma conta aberta em nome da empresa. Gostaria que me desse orientação para que consiga esse empréstimo, trabalho com entrega delivery de pizza. Gostaria de investir, mas sem o empréstimo não é possível. Obrigado uma boa noite.

    :
  3. GOSTEI MUITO DESSAS OPORTUNIDADES QUE OFERECEM PARA NÓS. É QUE EU ABRI UMA PEIXARIA E PRECISO COMPRAR UM BALCÃO COM REFRIGERAÇÃO E TAMBÉM TER DINHEIRO PARA AS MERCADORIAS, CONTO COM SUA AJUDA PARA PROGREDIR, OBRGADA.

    :
  4. Boa noite,
    Preciso de 5 mil para dar um UP em meu negocio.
    Nenhum banco me dá!
    Sou enquadrado no MEI, não tenho restrições, até agora, se não conseguir o dinheiro nem sei mais.
    então, me fala você, cadê o incentivo para o MEI?
    Conversa!!!!!
    A realidade é outra, pedem pra nos formalizar-mos e tititi tatata…rsrsrs E na hora H nenhum banco quer liberar dimdim para nós.

    :
  5. preciso de um empréstimo para investir no meu trabalho sou micro empreendedor se puder me ajudar ficarei grata.

    :
  6. Você já tentou obter empréstimos do banco, mas sem sucesso? Você
    precisa de dinheiro urgente para sair das dívidas? Você precisa de
    financiamento para expandir ou criar seu próprio negócio?
    Oferecemos empréstimo a longo prazo e de curto prazo, com o montante
    do empréstimo que varia de 5.000 euros para 5.000.000,00 euros.
    Nós também podemos oferecer para ajudar a refinanciar sua hipoteca da casa.
    Para mais informações contacte joelmaandrade-macedo@live.com.pt

    :
  7. Ola gostaria de saber se consigo um empréstimo na caixa tenho comércio ja a 2 anos tenho conta jurídica ni santander so q o juros da caixa e menor sera q consigo abrir uma conta e conseguir um empréstimo

    :
  8. Preciso de um empréstimo no valor 6000 a 10.0000ja comprei para minha papelaria quase tudo no boleto mas agora falta algumas mercadorias decidir comprar avista direto da fabrica para que eu possa crescer e por isso tenho necessidade deste empréstimo até o oferecer um preço melhor para meus clientes conto com este banco a partir de hoje sou cliente da caixa vou passar ser cliente do banco Santander

    :
  9. Olá! Sou farmacêutica e gostaria de esta comprando uma farmácia de um amigo o valor e de 300.000 ou de esta montando uma o valor e de 50.000
    Gostaria de saber como posso conseguir um valor ou outro .agradeço a atenção.

    :
  10. Jaqueline Amadeu Silva .sou microempreendedor preciso de um emprestimo para comprar mercadoria .nome limpo ate hoje nao consegui .ninguem da credito.fico triste com essa situaçao

    :

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here