Diante disso, é necessário considerar que existe uma evolução na gestão de vendas e produção, pois antigamente as empresas possuíam uma gestão centrada na própria empresa e nos clientes internos esqueciam-se da importância em conquistar e fidelizar o cliente externo.
O que mudou esse parâmetro foi justamente o aumento da competitividade, as tendências de mercado, a evolução da tecnologia, a globalização e as mudanças no comportamento do cliente.
Com a evolução do atendimento ao cliente as empresas se preocupam mais em atender as necessidades dos clientes se antecipando, pesquisando e se comprometendo com as vendas e um pós-venda mais eficiente. Com isso, evolui a gestão de vendas e de relacionamento com o cliente criando nas empresas um departamento especial para isso, preocupação também com a qualidade de produtos e serviços e no atendimento ás sugestões e reclamações.
Devido a essa evolução, as organizações passaram a entender mais sobre tecnologia, redes sociais e sobre marketing e suas diversas especialidades: marketing verde, marketing de guerrilha, marketing social, marketing de rede e outros, sendo todos preocupados com o foco do cliente.
É a evolução da gestão do cliente, pois se considera o enfoque do foco no cliente, a preocupação em atender as necessidades do cliente e que foram detectadas a partir da dedicação e investimentos em pesquisas, desenvolvimento do produto, pesquisas institucionais, para que a empresa consiga produtos e serviços que satisfaçam ao cliente.
Mas com as tendências de mercado, competição acirrada surgiu no mundo empresarial uma maior tendência ao marketing orientado ao foco e visão do cliente.
Isso significa que as organizações precisam orientar seus esforços para manter uma comunicação mais constante com os clientes para que haja antecipação ás necessidades dos clientes.
O marketing se tornou, portanto, mais do que uma ferramenta de divulgação de produtos e serviços, por isso para um marketing orientado ao cliente são imprescindíveis as etapas:
Por isso antes de planejar estrategicamente uma expansão, novos canais de vendas ou de comunicação, é necessário conhecer o cliente.
Par isso, a empresa pode fazer um trabalho de benchmarking e descobrir no que está errando ou bem atrás quando o assunto é focar a gestão no cliente.
A consequência disso é uma gestão do cliente em que é possível encantar, fidelizar e envolver o cliente em todos os processos de produção e vendas e ainda ter um cliente que venda o produto.
No dia do cliente crie uma atmosfera de receptividade, interação com ideias bem criativas como: café da manhã, uma liquidação especial, um desfile de moda, um seminário, uma tarde de autógrafos com alguém famoso, a distribuição de brindes, sorteios e outras ideias que servirão para sair da rotina e que serão memoráveis para os clientes.