Como ganhar dinheiro com o composto de marketing nas pequenas empresas

Como ganhar dinheiro com o composto de marketing nas pequenas empresasMuitos empreendedores não sabem usar o marketing em pequenas empresas de maneira correta e por isso deixam de ganhar muito dinheiro. Assim, vale a pena saber como ganhar dinheiro com o composto de marketing nas pequenas empresas.

Pode parecer um bicho de sete cabeças o nome “composto de marketing” ou ainda alguns irão achar isso pura perda de tempo, mas há sim resultados positivos e comprovados na otimização do composto de marketing em pequenas empresas.

Mas o que é este composto de marketing? Nada mais é do que os famosos 4 P’s que sempre ouvimos falar por aí. Então, que tal prestar mais atenção nestes itens da sua empresa?

Aprendendo a usar o composto de marketing – Produto

O produto de sua empresa é exatamente aquilo que você oferece aos seus clientes, podendo ser algo tangível ou intangível, como um serviço, desde que seja a sua fonte de ganhos e satisfaça os seus clientes. É uma parte essencial do seu composto de marketing que estará relacionada a todos os demais itens deste composto.

É então que chegamos a um grande problema de algumas pequenas empresas em relação ao produto que oferecem: muitas delas simplesmente querem vender o seu produto sem preocupar-se se ele irá satisfazer as necessidades e expectativas de seus clientes.

Assim, para ganhar dinheiro com o composto de marketing de sua empresa, comece avaliando seu produto e vendo se ele realmente oferece benefícios em relação aos dos concorrentes. Faça perguntas como:

  • Possuo bastantes clientes novos?
  • Possuo clientes que compram e retornam para a segunda compra?
  • Tenho muitas reclamações dos clientes sobre meus produtos?
  • Há algum produto que meus clientes procuram com freqüência e eu não ofereço?

Perguntas simples como estas poderão dizer se seus clientes estão satisfeitos ou se você precisa atualizar o mix de produtos de sua empresa. Desta forma você pode lançar novos produtos ou renovar os já existentes a fim de ganhar ainda mais dinheiro com sua pequena empresa.

Aprendendo a usar o composto de marketing – Preço

É comum as pequenas empresas não possuírem preços tão competitivos como as grandes empresas devido ao volume de compra e poder de barganha com os fornecedores, mas no composto de marketing o preço não está relacionado a “ter o preço mais barato” (como muitos empreendedores acham) e sim “ter o preço correto”.

Para poder dar o preço certo aos seus produtos, primeiramente, é preciso saber negociar com seus fornecedores. Tudo bem que você pode não conseguir um preço tão bom quanto de uma empresa maior, mas já poderá comprar algo mais barato devido a uma simples negociação.

Uma dica importante em relação às negociações de preços com os fornecedores, é você estreitar uma relação de parceria. Funciona de maneira simples: você oferece exclusividade de compra de determinado material a um único fornecedor e este oferece um desconto maior na venda deste produto para sua empresa. Cuidado apenas para não escolher parceiros errados ou fornecedores com produtos de qualidade duvidosa.

Depois de conseguir comprar o seu produto um pouco mais barato, você deve saber colocar o preço de maneira correta, calculando os impostos sobre o produto e colocando uma margem razoável. Além disso, a opinião dos clientes sobre os preços dos produtos em sua empresa é de grande valia para saber se estão satisfeitos ou não e procurar novas adaptações. Lembre-se também de pesquisar na concorrência se há grande diferença de valores.

Aprendendo a usar o composto de marketing – Praça ou Ponto

A praça ou ponto no composto de marketing representa a localização da sua empresa em relação ao público-alvo que irá atingir. É ideal que a empresa esteja em um local de fácil acesso aos clientes para facilitar as vendas. Lugares muito inacessíveis podem dificultar o processo de vendas, já que muitos clientes não possuem transporte próprio ou muito tempo disponível para ir até um local distante.

É ainda nesta parte do seu composto de marketing que você deve avaliar a logística de sua empresa. Se trabalhar com entregas, é importante que cumpra prazos para fidelizar ainda mais seus clientes, deixando-os satisfeitos com a compra. Isso também vale para a compra de produtos, pois deve escolher fornecedores que honrem os prazos e não atrasem o seu cronograma de vendas ou entregas.

Aprendendo a usar o composto de marketing – Promoção

A promoção nas pequenas empresas deve existir sim, mesmo que muitos acreditem que é só “perda de dinheiro” ou “gasto desnecessário”. Tome como modelo as grandes empresas já consolidadas no mercado que nunca deixam de investir em campanhas promocionais. Lembre-se que para você ser lembrado, deve ser visto!

Quem acredita que realizar promoções é só para empresas grandes, também perde boas oportunidades de ser visto e vender mais, pois uma pequena empresa deve investir no marketing promocional. Lógico que a escala da promoção é menor. Por exemplo, é quase improvável ter verba para fazer um comercial na TV, mas com certeza há condições para realizar panfletagem, carro de som ou campanhas sazonais (Dia dos pais, Dia das mães, Natal, etc.).

A entrega de brindes também é uma ótima oportunidade para uma pequena empresa. Lembrando que não precisa ser brindes caros, basta chamar a atenção do consumidor de alguma forma.

Outra dica interessante é ter um Cartão Fidelidade que pode ser administrado de forma simples através de algum sistema interno da loja. É uma boa forma de incentivar os clientes a voltarem na loja e acumular pontos para ganhar algum desconto na próxima compra, por exemplo.

Não é preciso fazer uma promoção mirabolante, mas a pequena empresa não pode esquecer-se deste composto de marketing.

Para tornar as respostas ainda mais completas e realizar ações com que você possa lucrar com o composto de marketing, a sugestão é realizar uma pequena pesquisa.

Quem acha que a realização de pesquisas só pode ser feita por grandes empresas, engana-se profundamente e já perdeu grande tempo sem saber o que seus consumidores pensam sobre seu composto de marketing. É possível realizar pesquisas de mercado em pequenas empresas com baixo custo e ótimo feedback.

A metodologia é muito simples. É preciso apenas realizar um breve questionário que contenha perguntas certas. Cuidado para não exagerar nas questões ou deixar o questionário cansativo. Lembre-se de Como elaborar uma pesquisa de mercado. Para incentivar as pessoas a responder o questionário, a dica é oferecer algum brinde simples (algo barato como uma caneta, por exemplo).

Viu como é possível ganhar dinheiro com o composto de marketing nas pequenas empresas sem ter que gastar muito? É só uma questão de conscientização, observação e pesquisa. Vale a pena você rever o composto de marketing da sua pequena empresa e aumentar seus lucros.

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