Como Atrair Os Melhores Profissionais Para Sua Empresa



Como Atrair Os Melhores Profissionais Para Sua EmpresaAprenda porque e como conquistar as melhores pessoas para trabalhar para o sucesso da sua empresa

 O Maior Ativo de Uma Empresa São as Pessoas




Não importa quanto dinheiro você possua para abrir sua empresa ou quanto tempo de experiência você tenha no ramo, se sua empresa não tiver bons profissionais ela estará fadada ao fracasso.

O sucesso da maioria das empresas é proporcionalmente equivalente à capacidade de conseguir formar uma excelente equipe de colaboradores que dêem o seu melhor a cada dia em prol do crescimento do negócio.

Muitas empresas famosas, como Microsoft, Google e Apple, iniciaram suas atividades com praticamente nenhum capital, porém tinham em seus fundadores e colaboradores recursos humanos de grande valor e que fizeram toda a diferença.

Estar rodeado de grandes mentes e especialistas é um bom hábito que todo empreendedor, que busca o sucesso, deve cultivar. Um empresário inteligente contrata pessoas mais inteligentes do que ele.

Você aprenderá aqui como encontrar excelentes profissionais que ajudarão a alavancar os seus negócios.




Tipos de Recrutamento

Existem várias formas de selecionar pessoas para sua empresa. Você pode fazer isso por conta própria, através de empresas especializadas ou com anúncios na Internet.  Para qualquer que seja a forma de recrutamento utilizada as considerações sobre o candidato serão as mesmas.

Recrutador Profissional

O rápido crescimento econômico e a alta rotatividade de pessoal ao longo da última década criaram uma pequena indústria de empresas de cruzam informações sobre empresas que estão contratando com profissionais em busca de emprego.

Elas usam vários nomes, entre os quais agências de empregos, recrutadores técnicos e firmas de seleção de executivos (headhunters).


Algumas são genéricas, ao passo que outras se especializaram em determinada área como contabilidade, tecnologia da informação ou indústria farmacêutica.

Na maioria dos casos, a remuneração é feita se uma pessoa é contratada. Em geral, o pagamento equivale a cerca de 30% da remuneração do novo funcionário no primeiro ano.

Usadas de forma eficaz, essas empresas de recrutamento podem poupar-lhe o tempo e o dinheiro que você gastaria para gerar um grupo de candidatos qualificados e fazer a seleção inicial. E em muitos casos elas fazem um trabalho melhor.

Recrutamento Online

A Internet está modificando o recrutamento nas empresas. Existem hoje milhares de sites oferecendo listas de empregos.

O recrutamento online permite que as empresas encontrem muitos candidatos para um cargo, façam uma seleção em segundos e entrem imediatamente em contato com os melhores. Isto se traduz em uma redução significativa de tempo e dinheiro que seriam investidos em anúncios de seleção.Como Atrair Os Melhores Profissionais Para Sua Empresa

A Internet permite que os recrutadores atinjam um número maior de candidatos potenciais permitindo que as empresas concentrem seus esforços e utilizem ferramentas eletrônicas de estatística e pesquisa de candidatos.




Embora existam milhões de currículos em sites de empregos, esse número representa apenas uma fração da força de trabalho disponível. Assim, do ponto de vista da empresa que está recrutando, ela pode estar vendo apenas uma pequena parcela dos indivíduos qualificados que está procurando.

Recrutamento por Conta Própria

Nessa modalidade de recrutamento a empresa anuncia em veículos tradicionais de mídia, como jornais de grande circulação ou utiliza a Internet vinculada aos anúncios impressos.

Recrutar por conta própria pode ser mais barato do que usar uma empresa de seleção ou sites de empregos, porém você precisa analisar qual alternativa se encaixa melhor às suas necessidades.

Definição do Cargo

Após optar pela melhor forma de recrutamento você deve definir as características que o candidato ao cargo deverá ter.

Antes de poder fazer uma boa contratação, você precisa saber para que está contratando. Também precisa definir quais as qualificações e os atributos pessoais que combinarão bem com os requisitos do cargo e da organização.

Para definir a função e seus requisitos, você precisa compreender:

  • As principais responsabilidades e tarefas envolvidas no cargo: se você está pensando em contratar para um cargo que já está ocupado, observe o que o atual ocupante está fazendo e avalie a descrição do cargo, caso ela exista. Mas não aceite simplesmente qualquer uma dessas perspectivas como definitiva. Use a oportunidade de contratar para reavaliar as principais responsabilidades e tarefas do cargo. Pergunte-se: O que o funcionário tem de fazer neste cargo?
  • Educação e experiência dos candidatos: No caso da educação, você poderá querer especificar um determinado tipo de curso ou de nível escolar. Os requisitos de experiência devem se basear numa análise completa das tarefas e responsabilidades específicas do cargo.
  • Características pessoais dos candidatos: as características pessoais podem indicar como o candidato irá encarar o cargo e como irá se relacionar com os colegas de trabalho. Fique atento para as seguintes características: capacidade analítica e criativa; habilidades interpessoais; nível de motivação;

Exemplo de Descrição do Cargo

Uma descrição de cargo é um perfil de um determinado cargo, de suas funções essenciais, de seus vínculos de subordinação, de suas horas de trabalho e dos requisitos exigidos.

Ela identifica aquilo que um candidato ao cargo concorda em fazer em troca do salário e dos benefícios. Em vez de focalizar o modo como um funcionário deve utilizar seu tempo, uma boa descrição de cargo deve focar o desempenho e os resultados que a empresa espera do contratado.

O exemplo abaixo contém os elementos básicos que você deverá incluir nas descrições de cargo que elaborar:

PERFIL DO CARGO

Título do cargo: Secretária

Remuneração: R$ 1.500,00 (hum mil e quinhentos reais) + Vale Transporte + Vale Refeição + Assistência Odontológica + Plano de Saúde em Grupo + Participação nos Lucros

Experiência e habilidades exigidas: mínimo de 2 anos de experiência como secretária; conhecimento do pacote Office (Word, Excel, Power Point, Outlook); facilidade de comunicação e capacidade para trabalhar em equipe;

Educação: Nível médio completo. Cursando ensino superior será um diferencial.

Funções a serem desenvolvidas: digitação e revisão de correspondência, memorandos e relatórios; organização e manutenção de arquivos departamentais; elaboração de planilhas eletrônicas; atendimento ao telefone e anotação de recados.

Recrutamento dos candidatos

O acesso a candidatos qualificados é decisivo para o sucesso do seu esforço de contratação. Isso significa criar uma reserva de candidatos qualificados. Você poderá conseguir isso espalhando a notícia da vaga pelo maior número possível de canais.

A utilização de canais específicos e relevantes para divulgar a existência da vaga pode ajudar a garantir que a proporção de candidatos qualificados seja a mais alta possível.

Além disso, você poderá aumentar o fluxo de candidatos qualificados por meio de programas como estágios e parcerias com universidades e organizações comunitárias.

Um número considerável de candidatos garante que você terá opções no processo de contratação; também significa que você terá um trabalho maior de seleção para encontrar a melhor opção. Veja algumas dicas para selecionar currículos:

  • Gaste o mínimo possível de tempo eliminando os candidatos menos prováveis e mais tempo analisando com atenção os mais prováveis;
  • Separe o supérfluo do essencial. Vá direto às realizações dos candidatos;
  • Evite comparar candidatos entre si;

Entrevistas

Uma entrevista de contratação tem uma finalidade principal: dar ao entrevistador e ao candidato ao cargo uma oportunidade para que obtenham as informações de que necessitam para tomar a melhor decisão possível.

Como Atrair Os Melhores Profissionais Para Sua EmpresaConheça alguns modelos de entrevistas:

  • Entrevista por telefone: sua finalidade é confirmar que o candidato possui as qualificações pedidas no anúncio. É uma oportunidade para você obter algumas impressões iniciais do candidato.
  • Entrevista pessoal inicial: provavelmente dura entre 30 a 60 minutos por candidato. Para cargos menos importantes, você poderá descobrir tudo o que necessita a respeito do candidato nesta entrevista.
  • Segunda Entrevista: geralmente outras pessoas interessadas no processo poderão participar juntamente com você como, por exemplo, o superior direto que o candidato terá dentro da empresa.

Perguntas Específicas para a Entrevista

Abaixo você verá uma lista de exemplos de perguntas que poderão ser feitas aos candidatos durante a entrevista:

  • O que o atraiu para nossa empresa?
  • Como você ficou sabendo da existência desta vaga?
  • Como você conseguiu seu atual (último) emprego?
  • Quais são (eram) suas responsabilidades?
  • O que você mais aprendeu neste cargo? Como isso contribuiu para o seu crescimento?
  • Como sua experiência profissional preparou você para este cargo?
  • Qual foi a realização mais criativa que você teve no trabalho?
  • Que atributos você poderá trazer para este cargo?
  • Qual é o seu ponto mais forte que poderá beneficiar nossa organização?
  • Descreva uma decisão de alto risco que você tomou recentemente. Como chegou a ela?
  • De todos os empregos que teve, de qual você mais gostou? Porque?
  • Você prefere trabalhar em grupo ou sozinho?
  • Com que tipo de pessoas você acha mais difícil trabalhar? Por que?
  • Porque você está saindo do seu emprego atual?
  • Onde você se vê daqui a X anos?
  • Quais são suas metas educacionais?

Dê oportunidade para que o candidato também faça perguntas sobre a empresa e a vaga em questão para que ele tenha certeza de que quer continuar no processo.

Avaliação dos Candidatos

Depois de entrevistar todos os candidatos, você e os outros envolvidos na decisão de contratação deverão fazer uma avaliação objetiva de cada um.

Embora você possa adotar uma abordagem estruturada e metódica para avaliar seus candidatos, ainda assim o processo de avaliação acaba sendo subjetivo.

Tomando a Decisão e Fazendo a Proposta de Contratação

Currículos e entrevistas ajudam no processo de tomada de decisão. Quando se sentir satisfeitos com os candidatos será o momento de escolher qual ocupará o cargo na sua empresa.

As propostas de emprego em geral são feitas pessoalmente ou por telefone. Depois de feita a proposta verbal, você também deverá enviar uma confirmação por escrito (email).

Em ambos os casos, faça a proposta com entusiasmo e continue a colher informações do candidato referentes a outras empresas que ele possa estar considerando como alternativas de emprego.

Nunca se esqueça de enviar um feedback aos outros candidatos que não foram aprovados. Não há nada pior do que ficar esperando uma resposta (que nunca chega) de um entrevistador.

 




FIQUE ATUALIZADO!

Receba Sacadas de Negócios Diretamente no Seu E-mail!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here