A grande importância das mudanças de uma organização bem sucedida já é muito conhecida. E para mudar é preciso que uma empresa inove e busque sempre novas ideias. É justamente para isso que existe a ferramenta administrativa do brainstorming, que pode ser utilizada por qualquer tipo de empresa, independente do seu porte.
O que é e para que serve o brainstorming
A tradução literal da palavra brainstorming é “tempestade de ideias” ou “tempestade cerebral”, que nada mais é do que uma dinâmica realizada em grupo onde o objetivo principal gira em torno do desenvolvimento da criatividade de cada um, para a criação de novas ideias com um objetivo comum (que é o objetivo da empresa).
Esta ferramenta administrativa serve para gerar novas ideias com baixo custo e em curto prazo, otimizando a criação de novas soluções e projetos. Sendo assim, deve ser utilizada pelos empreendedores como forma de inovação e gestão de mudanças.
Regras do brainstorming
Para a realização do brainstorming como ferramenta administrativa, é importante que o empreendedor siga algumas regras e dicas para garantir a eficiência e eficácia do procedimento.
Desta forma, os pontos mais importantes são:
- Não pode haver críticas nem debates sobre as ideias apresentadas para que todos possam expor suas opiniões de forma livre e sem restrições.
- Quanto mais pessoas estiverem envolvidas no processo, melhor. Então é interessante chamar o maior número de funcionários possíveis (procure envolver todos os departamentos para conhecer ideias diferentes).
- Toda pessoa pode complementar as ideias de outras pessoas ou apresentar alguma combinação válida, desde que não seja uma crítica e que não haja alteração na ideia original.
- Todas as pessoas participantes do brainstorming terão o mesmo direito de apresentar as ideias, sem haver exclusão ou preconceito de nenhum dos integrantes do grupo. Caso ache que alguém da empresa não deverá ter o direito de apresentar as ideias, não deverá nem mesmo chamá-lo para a “tempestade de ideias”.
Como usar o brainstorming em sua empresa
Veja passo a passo como usar o brainstorming em sua empresa e tenha ótimos resultados:
- Defina o problema que deverá ser solucionado com o brainstorming
Como toda ferramenta deve ser utilizada com um objetivo comum, antes de iniciar o seu brainstorming, é preciso definir qual o problema que será solucionado.
É importantíssimo que todos conheçam detalhes sobre este problema para que as ideias possam ser mais bem aproveitadas. Uma boa dica é definir o problema em poucas palavras, escrevê-lo em uma folha de papel e fixar na parede para que fique visível a todos.
- Anote as ideias sugeridas no brainstorming
Depois de definir o problema a ser trabalhado, é o momento de pedir ideias, escutá-las com atenção e anotar todos os detalhes. Há alguns passos importantes que ajudam neste processo de criação de ideias:
– Controle o tempo de geração de ideias, estipulando previamente a duração da sessão e deixando alguém responsável por controlar o tempo.
– Diga de forma clara o que precisa através de uma pergunta e tenha certeza de que todos a entenderam perfeitamente.
– Após fazer a pergunta, dê algum tempo para que todos possam pensar e ter algumas ideias.
– Defina como as ideias serão apresentadas na sessão de brainstorming: podem ser organizadas através de uma ordem certa e quem não quer dizer nada passa a vez ou cada pessoa levanta a mão quando quiser expressar uma nova ideia (neste caso é preciso monitorar e prestar atenção se alguém quer falar algo, mas não tem chance).
– Anote as ideias em uma folha grande, pode ser flipchart, cartolina ou o que tiver em mãos. O objetivo é que todos vejam as ideias geradas para que haja transparência no processo.
– Ao final do processo, fale um pouco sobre cada ideia apresentada, sugira debates sobre as mesmas e explore o máximo possível cada uma.
DICAS IMPORTANTES:
-Tente deixar um tempo grande para a sessão, pois assim dá tempo de gerar mais ideias;
-Evite duplicidades e saiba fazer combinações entre ideias parecidas para que não sejam desperdiçadas.
– Anote as ideias da forma como foram expostas e jamais coloque sua interpretação pessoal nela.
- Analise as ideias geradas no brainstorming
Depois de ter todas as ideias em mãos, classifique-as através de categorias e temas para facilitar a combinação de idéias e facilitar a análise. Selecione então as ideias melhores e exponha ao grupo.
Não se esqueça de mostrar o quanto foi importante a opinião de cada um para que em outras sessões todos participem novamente.
Há ainda algumas variações do brainstorming como:
-Brainwriting: todas as ideias são anotas em tiras de papel e ninguém se identifica. O facilitador as recebe e vai anotando no flipchart.
-Brainstorming individual: trata-se de pedir ideias individualmente, respeitando as regras do brainstorming em grupo.
Independente da variação ou da quantidade de pessoas que possam participar de uma sessão de brainstorming, é importante que sua empresa saiba utilizar esta ferramenta administrativa para promover as mudanças e buscar melhorias constantes, além de poder resolver problemas antigos. Isso porque toda empresa atual deve buscar sempre inovação constante para manter-se no mercado.
O brainstorming é uma ferramenta sem custo que pode gerar ainda mais lucro para a empresa, desde que utilizada da forma correta. O único recurso necessário para a utilização desta ferramenta toda empresa já possui: pessoas diferentes com ideias diferentes. Então o que você esta esperando para colocar em prática o brainstorming em sua empresa e usar as ideias corretas para ganhar mais dinheiro?
Adorei o post!
O brainstorming é uma excelente ferramenta para incentivar o trabalho em equipe com colaboração de todos de uma maneira que ainda se pode obter sucesso e resultados financeiros com isso… Parabéns pelas dicas!