Black Friday – Cópia, Falta de Criatividade e Muito SPAM



Black Friday - E daí?Na mídia online e offline não se fala de outra coisa senão da “Black Friday”. Mas o que é Black Friday? A Black Friday é uma ação de vendas anual criada nos Estados Unidos que acontece toda última sexta feira de novembro após o feriado de ação de graças.

A ação de vendas Black Friday chegou ao Brasil em 2010.




Minha caixa de email está lotada de spam de diversas lojas inclusive de grandes marcas nacionais se referindo a “Black Friday” brasileira.

Spam Na Black Friday BrasileiraPelo jeito a Black Friday Brasileira, será apenas mais um motivo para nos enviarem lixo eletrônico (SPAM).

Não é proibido fazer ação promocional, é até indicado para movimentar o comércio, a economia, gerar empregos e  consequentemente melhorar a qualidade de vida das pessoas. No entanto, é preciso ter criatividade, parar de copiar e não enviar SPAM.

 

Black Friday Brasileira: Cadê a Criatividade e Inovação

De fato muitos dos grandes negócios são cópias melhoradas, inovadas em cima de negócios existentes. No caso da Black Friday brasileira faltou a inovação.

Que tal fazer uma pesquisa na rua com a população e ver quantos conseguem pronunciar corretamente “Black friday”? Não fiz a pesquisa, mas acredito que menos de 50% conseguirão.




Sinceramente eu acho ridículo este tipo de iniciativa. Daqui a pouco vamos importar o dia de ação de graças americano?! Até que seria uma boa ideia ter mais um dia de gratidão a Deus pelo bom ano.

O Cidadão médio brasileiro consegue pronunciar Black Friday?

Aqui no Brasil é violência, inflação que silenciosamente está “comendo” a renda do povo, stress para atingir resultados e stress para ganhar dinheiro para consumir tudo o que queremos. A última coisa que precisamos é de uma cópia da Black Friday.

Sempre leio, pesquiso em sites americanos e gosto da cultura deles a crítica aqui é importar a data  e um nome que os brasileiros mal conseguem pronunciar e memorizar. Não faz parte da nossa cultura.

Façam a pesquisa com uma amostragem nacional e constatarão.

Vale tudo para vender!

Em uma grande empresa é bem diferente de uma pequena onde o dono está presente lembrando a visão, cultura e valores da empresa praticamente o tempo todo. Na grande empresa muitas vezes estes fatores não são comunicados o suficiente para que o restante da empresa siga o mesmo rumo.


Com valores enfraquecidos e uma constante pressão de resultados que logo chega ao departamento de marketing começam a surgir as aberrações discrepâncias entre os valores empresariais e as ações de vendas.

Começa no Photoshop com as revistas masculinas, passa pela propaganda de shampoo que nitidamente usa computação gráfica para fazer o movimento dos cabelos e chega até a propaganda de um produto para retirar verrugas induzindo que o resultado apareça em minutos quando não é verdade.

É na pressão de vendas e nos valores enfraquecidos que começa o SPAM, as propagandas enganosas e a importação da Black Friday.

O Comércio x Indústria e o Crescimento Real

O grande avanço, o crescimento de verdade está produção (na indústria) e é por isso que a China é a potência que é. Em uma indústria forte e competitiva os clientes aparecem por si, sejam nacionais ou estrangeiros.

O Brasil precisa muito mais do que uma “Black Friday Brasileira”. Precisamos de ação orquestrada em prol da educação, segurança e crescimento sustentável.

Tudo isso não passa pelo comércio, é lógico, mas o comércio bem que poderia participar mais ativamente destas questões ao invés de só falar em sustentabilidade quando é interessante para aumentar as vendas.

O comprometimento com a sociedade, assim como os descontos da Black Friday são para Inglês ver.




Por Vinícius Gonçalves.




FIQUE ATUALIZADO!

Receba Sacadas de Negócios Diretamente no Seu E-mail!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here