Nomes de empresas



Nomes de empresasVocê resolve criar um negócio próprio, sabe o que comprar, como realizar e delegar as tarefas, descobre as necessidade jurídicas para criar sua própria empresa e então chega o momento de registrar o nome pelo qual sua empresa será, daí em diante conhecida. Grandes empreendedores já passaram por esse momento, afinal você já deve ter se perguntando “de onde veio o nome Samsung?”. Este nome e muitos outros como Coca-Cola, Nintendo, e Sony.

Quando somos curiosos o suficiente e procuramos as razões de nomes tão curiosos descobrimos que coincidência, junções de nomes ou significados em línguas estrangeiras são os motivos de tanta criatividade. É bem verdade que algumas grandes empresas apenas usam palavras que dispensam uma pesquisa, no nome já podemos encontrar seu motivo.




Erros nos quais você não pode incidir quando estiver criando o nome de sua empresa:

  • Não planejar:

Não deixe para a úlima hora, o nome que você escolher terá responsabilidade por determinada parcela de sucesso de sua empresa. Se o mínimo de dúvida, ou até mesmo o exacerbado pensamento positivo, estiverem em algumas das opções de nome, é recomendável procurar ajuda profissional; para ele deve ser exposto o posicionamento que a empresa seguirá e o público alvo.

  • Grandes nomes são diferentes de nomes grandes:

Se longos nomes são logo abreviados então faça o possível para o nome de sua empresa ser algo facilmente lembrado, pense em nomes como “twitter” e “Apple”. Os nomes precisam ser facilmente pronunciáveis por todos os colaboradores.

  • Permitir que o nome da empresa seja parecido com outro empreendimento:

Deixar o nome de sua empresa com nome semelhante ao de outra que já faz algum sucesso pode ser entendido por alguns como uma estratégia de sucesso acelerado, no entanto isto pode ocasionar problemas judiciais para o empreendedor e mais: você corre o risco de conseguir sucesso sendo considerado um plagiador e a médio ou longo prazo isso trará efeito negativo para sua empresa.

  • Escolher um nome conhecido apenas em uma determinada região:

Permitir que o nome de sua empresa seja entendido apenas em dada parte do território pode fazer com que a aceitação dela não seja considerável em outros lugares, tendo em vista que o publico pode não ser tão receptivo com uma nova palavra.




  • Ligar seu nome ao nome da empresa:

Ligar o nome da empresa ao seu pode ser uma rua de duas direções, afinal caso você queira abrir um novo empreendimento pode ter seu novo ramo ligado ao anterior.

  • Usar termos em outros idiomas:

Neste caso o problema não está ligado ao simples uso de outro idioma, mas em não saber qual o efeito provocado pelo significado da palavra.

  • Deixar de levar em consideração a sonoridade da palavra:

Muitas palavras podem até possuir um significado interessante, não terem um tamanho grande, todavia, além disso o nome da empresa precisa ter um sonoridade agradável aos clientes, facilmente pronunciável.

Conheça a origens dos nomes de empresas as quais você já usou, usa ou usará de seus serviços em algum momento:

Yahoo

Em momentos de alegria você pode gritar “Yahoo”! Então simples, o nome desta empresa está relacionado a uma expressão de felicidade. Certo? Não! Este nome na verdade são as primeiras letras das palavras “Yet Another Hierarchical Officious Oracle” que significa “simplesmente mais um oráculo informal e hierárquico”.

Uma variação da história em relação à origem do nome diz que os fundadores da empresa, Jerry Yang e David Filo tiraram a palavra, devido a significação literária, mais precisamente do livro “As viagens de Gulliver” do escritor Jonathan Swift. Na história, os “Yahoos” eram espécies de criaturas selvagens.


Hotmail

A origem deste nome está ligada a uma pequena brincadeira com os significados das palavras que a formam, hot (quente) e mail (correio). Traduzindo ficaria “correio quente”

Nintendo

Os aficionados por jogos devem um dia ou outro ter procurado saber de onde a empresa, responsável pelo sucesso dos maiores encanadores do mundo, tirou um nome como este. Para tal nome há inúmeras teorias, uma das quais diz que se trata de uma tradução literal dos termos o kanji “Nin” comumente é empregado como “responsabilidade/obrigação”; “Ten” é “paraíso”; e “Dou” é “santuário/salão”. Desta forma, muitas pessoas entendem o nome como “deixar a sorte para o céu” ou “confiar o sucesso nas mãos do destino”. Então quando você criar o nome de sua empresa: Nintendo para você.

Apple

O nome desta empresa ,assim como o da Nintendo, também acompanha várias histórias. Segundo Steve Wozniak, um dos fundadores, Steve Jobs teria sugerido este nome depois de uma viagem a uma fazenda no estado de Oregon, onde podiam ser encontradas várias macieiras.

Outra história conta ser o nome Apple relacionado a uma homenagem de Jobs à gravadora Apple Records ou então o nome teria sido proporcionado pela vontade que os criadores tinham de levar seus clientes a ligarem o nome da empresa à ideia de saúde.

Samsung

Em tradução literal a palavra Samsung, em coreano, significa “três estrelas”. Tal nome provavelmente teve seu fundamento no fato de, pelo menos no início, ter sido uma empresa que vendia peixe, frutas e afins. Este é um excelente exemplo de um nome forte e resistente aos mais variáveis tipo de empreendimento, afinal como se sabe a Samsung é uma das maiores empresa ligadas à tecnologia e eletrônicos em todo o mundo.

Sony

Esta outra grande empresa do ramo da tecnologia tem seu nome como junção de dois nomes, cada um em uma língua. Um dos termos vem do latim “sonus” que serve como raiz da palavra “som” e “sônico”. O nome desta empresa também teve influência da expressão “sonny boy” (origem japonesa) que significa “pessoa com interior jovem e de espírito livre”.

Nokia

No caso de sua curiosidade ser muito grande a ponto de digitar Nokia no google maps o resultado de sua busca culminará em um país chamado Finlândia, local no qual surgiu uma das mais famosas e importantes fabricantes de equipamentos eletrônicos.




Obviamente esta empresa é Nokia. Teve sua fundação em 1965 por Frederik Idestam. O objetivo por trás de colocar o nome de uma cidade desconhecida na empresa era justamente fazer com que a cidade “aparecesse no mapa”. Com o tamanho sucesso é inegável que o objetivo foi atingido.

Google

Entender a origem deste nome carece de um conhecimento matemático, pois o termo vem de uma expressão da matemática, responsável por expressar o número 1 seguido por vários, para ser exato, 100 zeros (Googol).

O que se queria era dar a ideia de toneladas de informação, com a variação da palavra “Googol” surgiu então uma variação, conhecida hoje como Google.

Há quem diga que na verdade esta variação não tenha sido proposital, na verdade pode ter sido um erro na hora da digitação quando estavam procurando determinado domínio.

Outra história tem relação a uma vontade que os fundadores da empresa não tiveram a coincidência como aliada, apenas quiseram fazer um jogo com a palavra “Googol” e na brincadeira chegaram até a palavra “Google”.

É interessante constatar que vários dos nomes foram gerados por coincidência ou apenas formados pela união entre simples palavras. Então você, como empreendedor, também pode, com as dicas aqui dadas, criar um nome de sucesso.




FIQUE ATUALIZADO!

Receba Sacadas de Negócios Diretamente no Seu E-mail!

3 COMENTÁRIOS

  1. Muito bom este assunto futuramente pretendo abrir uma pequena lanchonete estou confusa com alguns nomes ,porque também trabalho com biscoitos caseiro,então tenho que achar um nome para a lanchonete e um para os biscoitos.
    prabéns

    :
  2. Boa noite! Senhores (A)
    Realmente essa matéria esta bem explicativa estou tentando buscar ideias para colocar o nome na minha empresa de consultoria e recrutamento com foco em supermercados. ( gestão de pessoas, lay out de lojas, recrutamento, formação de lideres,e treinamentos específicos, essa seria a ideia ).

    Grato : Leonardo

    :

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here