Artigos científicos prontos



Artigos científicos prontosNão é difícil de encontrar artigos científicos prontos na internet. Existem diversos sites que disponibilizam diversos trabalhos prontos em vários temas e áreas. Mas será que é a melhor solução?

É possível encontrar artigos científicos prontos na internet com uma breve e rápida pesquisa, sejam eles com conteúdos muito relevantes que poderão servir de base para outro artigo científico ou com conteúdo que pouco acrescentará em seu conhecimento.




É por isso que vale a pena saber pesquisar e utilizar estes trabalhos da melhor forma possível.

O que são artigos científicos?

Artigos científicos são trabalhos acadêmicos, que apresentam resultados de uma pesquisa feita por um ou mais autores. Esses artigos são feitos segundo um método científico específico, de acordo com a área e o tema que ele abrange, e para ser publicado precisa ser aceito por uma comunidade de pesquisadores.

Esses artigos são considerados científicos a partir do momento em que passam pela avaliação de um cientista que verifica seu conteúdo, métodos usados, resultados, discussão, conclusões, etc. Um trabalho científico possui, em média, 40 páginas, mas pode ter conter mais ou menos páginas.

Mas para que servem os artigos científicos?

Uma das finalidades de um artigo é informar tanto o público em geral quanto outros cientistas sobre questões importantes de cunho científico.

Os artigos científicos prontos podem se diferenciar dessa forma:




  • Artigo de revisão bibliográfica: os artigos científicos prontos deste tipo são elaborados a partir da análise de referenciais teóricos, conhecidos como fontes bibliográficas, e sua função principal é comparar experimentos, para atualizar, corrigir ou mesmo publicar informações e ampliar o entendimento sobre o tema.
  • Artigos originais: esses artigos também se apoiam em fontes bibliográficas, mas seu papel principal é publicar resultados jamais obtidos, de uma pesquisa prática realizada por um ou mais autores. As diferenças consistem no modo (ou metodologia) no qual o artigo é elaborado.
  • Artigos de divulgação: esses, por sua vez, servem para comunicar ao público-alvo algum assunto de interesse do autor, mas seu uso não é muito comum nos cursos de graduação e pós-graduação.

Onde encontrar artigos científicos prontos confiáveis

A internet é o principal meio de propagação de conteúdo existente. Todos os dias milhares de materiais (documentos, vídeos, imagens, etc.) são divulgados e, além de todo o material disponível voltado para divulgação, a internet nos proporciona a possibilidade de crescer intelectualmente.

O site Wikipédia é perfeito para exemplificar isso. Nele, as pessoas postam uma variedade de artigos sobre os mais variados temas. O ponto negativo desse site é que qualquer pessoa pode editar dados existentes dentro do site, fato que o torna conhecido por, muitas vezes, conter informações equivocadas. Entretanto, há muitos sites sérios que disponibilizam artigos científicos prontos de conteúdo confiável, como:

  • Scielo (Scientific Electronic Library Online): esse site reúne uma vasta biblioteca eletrônica, possuindo muitos periódicos científicos brasileiros e nos dá o livre acesso aos textos e artigos científicos completos no formato eletrônico e pdf.
  • Artigo Científico: é um site onde é possível pesquisar e encontrar vários artigos científicos prontos, da área de Biológicas, Agrárias, Humanas, Sociais, Ling./Artes, Exatas e muito mais. Possui um grande banco de dados online de artigos científicos prontos.
  • Periódicos: esse portal divulga e oferece acesso a diversos e recentes artigos de pesquisadores brasileiros, geralmente indexados na base Scopus. É uma grande biblioteca virtual que está disponível para toda a comunidade acadêmico-científica brasileira e reúne conteúdo científico de alto nível.
  • Radar Ciência: site que possui uma série de artigos científicos, teses e dissertações e, segundo o próprio site, possui mais de 800 mil documentos dentro de 40 mil temas com acesso livre ao texto completo.
  • Google Acadêmico: esse site de pesquisa pertence ao “mundo” Google e nele você pode pesquisar e encontrar milhares de trabalhos acadêmicos, monografias, revistas, jornais e artigos científicos prontos que podem ser encontrados a partir de palavras digitadas no campo de busca do próprio site.

Como escrever um artigo científico

Aqui estão algumas importantes orientações para o desenvolvimento de um trabalho científico para que não dependa dos artigos científicos prontos e tome-os apenas como base para sua pesquisa:

·       Pesquise em fontes confiáveis. Faça sua pesquisa em livros, apostilas, еnciclоpédiаs, sitеs e artigos científicos prontos que sejam confiáveis e que tenham sido indicados pelo seu professor.

·       Não copie e cole trechos de livros e sites em sem trabalho sem citar a fonte. Lembre-se que, além da possibilidade de ser acusado de plágio, você pode simplesmente não aprender nada e ainda corre o risco de tirar uma nota baixa.


·       Capriche na capa do seu trabalho. Coloque nela as informações necessárias, segundo as normas exigidas, tais como: nome, número, série, nome do professor e matéria, título do trabalho científico, data e outras informações solicitadas, de acordo com a necessidade e objetivo do trabalho.

·       Tenha cuidado ao redigir o texto e, após escrevê-lo, leia e releia quantas vezes forem necessárias para evitar gafes, erros ortográficos e gramaticais, além da má formatação do texto.

  • Sempre coloque legenda ao utilizar imagens e gráficos, nomeando-os como “figura”, numerando-os segundo a quantidade e ordem de imagens no texto e descrevendo algo a respeito dela, caso seja necessário. Tabelas são nomeadas como “tabela” e também devem ser numeradas segundo a quantidade e ordem no texto. Essas regras são básicas e, além de manter a organização do trabalho, facilitam a leitura e visualização pelo leitor.
  • Ao fazer sua pesquisa bibliográfica, não se esqueça de anotar e citar todos os sites, livros, artigos e outras fontes utilizadas para o referencial teórico do seu trabalho. A bibliografia do trabalho vem por último e é de suma importância, pois através dela os leitores do seu trabalho também poderão pesquisar e desenvolver trabalhos com as fontes que você citou.
  • As fontes mais utilizadas e exigidas são Arial e Times New Roman, em tamanho 12. Entretanto, é bom verificar quais normas são exigidas para a formatação do seu texto na faculdade, com seu professor ou mesmo nas normas da ABNT.

Quais passos para a publicação de um artigo científico

Após um trabalho científico ser redigido deve ser submetido a um jornal científico. Normalmente, a escolha do jornal é baseada no tema do trabalho e, sobretudo, no fator de impacto do periódico. Esse fator é um número gerado baseado na quantidade de vezes que os trabalhos publicados neste jornal serão citados por outros artigos na literatura científica.

Após a submissão de um artigo, o editor do jornal pode simplesmente recusar a publicação do trabalho, mas, caso ele aceite, o manuscrito será submetido aos referees (grupo de cientistas de alta competência que irão ler e revisar o trabalho submetido). Cada referee avaliará o texto, os resultados, a discussão e as conclusões e procurará na literatura outros trabalhos semelhantes, visando evitar plágio e comparar resultados conflitantes.

Cada um possui o poder de aceitar ou recusar o artigo, mas também podem recomendar alterações, correções, inclusões de dados suplementares e mais fomento à discussão dos dados apresentados. Os referees também apresentarão questões para serem respondidas pelo autor.

Após isso, o manuscrito volta ao autor para que faça as correções/inclusões necessárias, então este volta novamente para os referees para que confiram se as correções ou inclusões foram devidamente efetuadas e se as respostas são satisfatórias.

Por fim, se o artigo for aceito, entrará na fila para publicação e pode ficar disponível para leitura mesmo durante esta etapa, de maneira exclusivamente online.




É assim que surgem os artigos científicos prontos e é importante saber fazer um aproveitando estas fontes.




FIQUE ATUALIZADO!

Receba Sacadas de Negócios Diretamente no Seu E-mail!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here