Com a expansão da internet novos negócios surgiram, empresas de grande porte investem em se tornar referência no mercado virtual, ainda mais com a quantidade de vendas aumentando a cada dia, tudo devido a facilidade no momento das compras, formas de pagamento e pelos preços atrativos. Porém, logo se percebe a necessidade de investir em marketing digital para conseguir aumentar o tráfego e vendas. Assim, montar uma agência de marketing digital se tornou um negócio bastante lucrativo e, desde que feito um bom trabalho e gerido adequadamente, pode trazer lucros incríveis. Quer aprender como montar uma agência de marketing digital? Confira.Uma agência de marketing digital pode trabalhar de forma regional e física, ou online. Essa é uma das vantagens desse negócio, porque você tem a possibilidade de reduzir seus custos, sem precisar pagar aluguel, entre outras despesas. Além disso, estará atuando em um ramo de mercado que mais cresce, não estando limitado a um espaço físico, o que permite conseguir uma carteira de clientes maiores.
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Pensar em montar uma agência de marketing digital sem ao menos saber exatamente o que é marketing digital é algo impossível, por isso, vamos ao primeiro passo, aprender o que é marketing digital.
É importante frisar que você pode encontrar o termo agência de marketing digital como agência de publicidade digital, porém, de forma técnica e específica, ambas possuem diferenças.
O que é marketing digital?
De forma “simplória” podemos ver o marketing digital como uma forma de comunicação eficiente através da internet, celular e meios digitais. Mas como assim, uma forma de comunicação eficiente?
As empresas precisam maximizar o seu poder de comunicação com os clientes, fazendo com que o seu tráfego melhore e consiga-se uma maior efetivação de vendas e solicitação de serviços. Esse é basicamente o foco principal de qualquer negócio. Para isso, surgiu o marketing digital, com o intuito de oferecer técnicas e ferramentas para melhorar a comunicação e, consequentemente, aumentar o fluxo de vendas e visitas.
Quer aprender mais sobre marketing geral? Estude os 4 ps do marketing, um dos pontos considerados mais importantes pelos estudiosos do assunto.
Existem diversas técnicas de marketing digital, até mesmo porque cada estudioso do assunto cria novas e novas técnicas com o intuito de melhorar ainda mais, porém, podemos citar as principais e que costumam trazer os melhores resultados.
- SEO – Search Engine Machine;
- Marketing Viral;
- E-mail Marketing;
- Publicidade paga;
- Identidade visual (design);
- Marketing de Conteúdo;
Essas são as técnicas
Como montar uma Agência Marketing Digital
Abrir um negócio é sempre complicado, porque exige muita dedicação e conhecimentos apurados de administração de empresa, afinal, mesmo se for um serviço prestado virtualmente, você precisará saber geri-lo.
Ao montar uma agência de marketing antes de tudo você deve decidir se trabalhará na sua região (necessitando de uma sede para facilitar seus negócios e credibilidade) ou de forma online, neste último caso precisará de um site de qualidade, bem divulgado e que demonstre que o seu trabalho é realmente de qualidade.
Quando se tem uma agência física (presencial) você procurará por empresas da sua região e tentar vender a ideia de inseri-las no meio digital. Particularmente, esta não é a melhor forma de ganhar dinheiro com marketing digital, já que as empresas da sua região possível não terão interesse, já que seu público alvo é focado no regionalismo.
Aprenda sobre marketing digital em redes sociais.
Já quando se trata de montar uma agência de marketing digital online você irá oferecer e convencer pessoas que já trabalham na internet, possivelmente pararam na sua página online porque já possuem o interesse de contratar o serviço que você está oferecendo, estando apenas em dúvida de qual agência de marketing escolher.
Faça um plano de negócios antes de montar a agência de marketing digital e não se esqueça de sondar o mercado, fazer uma boa análise de mercado para saber se realmente existem boas oportunidades e se os riscos podem ser reduzidos.
Custos de uma Agência de Marketing Digital
Os custos são um dos pontos fortes de quem deseja abrir uma agência de marketing digital, isso porque o valor para ‘manter-se’ no mercado é muito baixo. Pense da seguinte forma, você não precisará pagar aluguel, funcionário (no início) e por ai vai. Também, poderá trabalhar no conforto da sua própria casa, no seu computador, gastando da sua luz, água e etc.
Mas afinal, quais são os custos de uma agência de marketing digital?
Você terá que possuir um site, uma página online para oferecer os serviços, concorda? Esta página precisará ser hospedada em algum servidor, com isso surge seu primeiro custo, uma hospedagem de qualidade.
Além da hospedagem é aconselhável registrar um domínio com o nome da sua marca, nesse caso você terá a url (www.suamarca ou o que desejar), o que torna seu negócio não apenas mais confiável e de credibilidade, mas também melhor indexado pelos motores de busca, direcionando mais tráfego (clientes).
Aprenda algumas estratégias de redução de custos.
Você terá também o custo do negócio em si. Por exemplo, sua agência de marketing vai montar uma campanha de marketing para uma marca, bom, você irá comprar palavras chaves no Google Adwords, campanhas publicitárias no Facebook, adquirir listas de e-mails para enviar e-mails marketing, entre outras técnicas. Perceba que você terá um custo para isso, mas este estará previamente embutido no valor cobrado pela sua agência de marketing digital.
Além disso, os custos são bem reduzidos: internet de qualidade e os demais custos do local em que trabalhar, podendo ser ainda sua própria casa.
Melhore o seu negócio, descubra como fazer um plano financeiro.
Formas de captação de clientes para a sua agência de marketing
A internet exige formas de captação de clientes um pouco diferentes do que um negócio presencial, isso porque, ao contrário do que presencialmente, você não irá visitar as empresas e deixar seu cartão, até porque, muitos dos clientes online são pessoas que tem interesse em montar seu site de vendas e fazer um bom trabalho de marketing digital.
Em uma agência de marketing digital online você conseguirá clientes através de um bom posicionamento nos motores de busca. Talvez você pense, e outros meios, não podem me ajudar? Irão auxiliar, mas estima-se que cerca de 80% a 90% do público de uma home page seja oriundo de motores de buscas, então, por que não focar os esforços no que realmente funciona?
Confira como fazer uma gestão estratégica eficiente.
Para manter-se bem nas buscas você precisa trabalhar o SEO do seu site, bem como fazer boas campanhas com Adwords.
SEO para a sua agência de marketing
Trabalhar o SEO da sua página não é apenas uma forma de conseguir clientes, mas também obrigatório para a credibilidade da sua empresa. Ora, quem contratará uma agência de marketing digital que não consegue nem fazer o marketing apropriado de sua própria empresa? Acredito que ninguém!
Vamos a um passo a passo para trabalhar o SEO do seu negócio:
- Encontre as palavras chaves corretas: um SEO bem feito precisa construir seus pilares corretamente, e os pilares são as palavras chaves adequadas, a partir dela você estruturará todo o seu site para os motores de busca. Procure por palavras chaves correspondentes ao seu negócio e com boa quantidade de buscas. Alguns exemplos de palavras chaves para agência de marketing podem ser marketing digital, marketing de relacionamento, agência de marketing, agência de publicidade e por ai vai. Pense que as palavras chaves são o que as pessoas mais buscam nos motores de busca. Para facilitar, utilize o Google Adwords, a plataforma é gratuita.
- Empregue as palavras chaves nas suas categorias e páginas, bem como em títulos e textos. Claro, evite tornar sua página algo automático, é preciso ser espontânea. Não deixe de colocar as palavras chaves nos atributos Alt (legendas) das fotos, costuma trazer bons resultados.
- Crie um blog vinculado a sua página e mantenha-o atualizado com posts de conteúdo de 2 a 3 vezes por semana. Os blogs de uma boa indexação e escalonamento aos “olhos” dos motores de busca.
- Faça campanhas de compra de palavras chaves no Adword, isso irá fazer com que seu tráfego tenha um aumento significativo, sem contar que existem especulações de que os motores de buscas “beneficiam seus clientes” mesmo quando estes não estão com uma campanha ativa.
- Conseguir links externos direcionados para a sua página melhora significativamente o SEO do seu site, isso porque os motores de busca veem seu site como uma “referência” no assunto. Essa é uma das vantagens de ter um blog de conteúdo vinculado a sua página, você pode entrar em contato com outros blogs e sites para oferecer posts gratuitos e, consequentemente, inserir um link de referência para o seu site. Existe também a possibilidade de comprar links para o seu site, porém, isso deve ser feito com muito cuidado, pois pode ocorrer dos motores de busca entender como “fraude” e penalizar o seu site.
Confira nosso texto de como divulgar minha empresa na internet.
Lembre-se que para conseguir fazer um bom trabalho com marketing digital será preciso estudar bastante, principalmente fazer bons cursos na área, isso lhe trará experiência, qualificações e conhecimento!