Agência de Marketing Digital: Como Montar a Sua

Agência de Marketing Digital: Como Montar a SuaAbrir uma agência de marketing digital é uma excelente opção de negócio para quem deseja trabalhar em uma área promissora em termos de público consumidor e lucratividade.

Cada vez mais as pessoas utilizam as plataformas online para pesquisar e realizar compras, o que impacta no comportamento das empresas, que precisam aprender a lidar com as ferramentas digitais para atrair os clientes e melhorar seus faturamentos.

Usar o marketing digital é muito importante para o sucesso desde pequenas até grandes empresas, mas nem todas sabem como usar as ferramentas digitais, daí a necessidade de contratar os serviços de uma agência de marketing digital para fazer a divulgação dos seus serviços ou produtos. Está interessado em montar sua própria agência de marketing digital e precisa de ajuda? Confira:

O Que é Uma Agência de Marketing Digital

Hoje, se fazer presente na internet é quase uma “obrigação” para as empresas, físicas ou online. Isso mesmo, as próprias empresas online precisam de uma boa assessoria para se manter com autoridade e bem posicionadas no segmento online.

Por isso, compreender as ferramentas disponíveis na internet para fazer a comunicação das empresas com o seu público-alvo e a divulgação dos seus produtos ou serviços.

Algumas das plataformas mais utilizadas são os sites, e-mail e redes sociais (Facebook, Instagram, Twitter e Google+). Há quem pense que basta a empresa estar presente na internet para atrair os clientes, mas não é bem assim, pois é necessário aplicar estratégias específicas de marketing digital para conquistar a atenção e preferência dos internautas.

Neste contexto, surgem as agências de marketing digital, empresas que trabalham exclusivamente com a produção de comunicação e divulgação de empresas na esfera online.

A agência de marketing digital atende vários clientes ao mesmo tempo, podendo ser responsável por administrar os perfis das marcas na internet, produzir conteúdos para abastecer as plataformas virtuais, gerenciar as campanhas de marketing ou controlar e otimizar os sites

Como Montar Uma Agência de Marketing Digital

Montar uma agência de marketing digital é uma boa oportunidade de negócio para os profissionais que atuam na área da comunicação, mas para obter sucesso é preciso cuidar de cada detalhe da abertura dessa modalidade de empresa. Veja a seguir como montar uma agência de marketing digital:

1- Localização

A localização de uma agência de marketing digital pode se definida de duas formas, virtual ou física. No primeiro caso, é necessário criar um site muito bem planejado para oferecer os serviços da agência e ao mesmo tempo ser conversivo (alta taxa de conversão de visitantes em clientes). Em se tratando da segunda opção, você deve escolher um espaço físico bem localizado, em que haja o fluxo intenso de pessoas e seja fácil para o público-alvo o encontrar.

Normalmente, o público-alvo de agências de marketing digital é jovem (até 45 anos), estes tendem a ter a “mente” mais aberta para aceitar este desenvolvimento do mercado.

2- Exigências Legais

Agência de Marketing Digital: Como Montar a Sua
Conheça as exigências legais para abrir uma agência de marketing digital

As exigências legais para montar uma agência de marketing digital são as mesmas de qualquer outro empreendimento. Será preciso para a abertura de firma o cadastro na junta comercial da cidade.

Faça uma consulta no Conselho Regional de Administração, visto que o setor de marketing situa-se nas áreas de atuação privativa da administração. Para fazer o registro legal da empresa é indicado contratar um contador.

3- Estrutura

Para a estrutura da agência de marketing você precisará de um espaço médio de 45 m². O local pode ser compacto e simples, mas deve ter disponibilidade para instalar mesas e computadores, com cadeiras confortáveis, impressoras, telefones e boa iluminação.

O ambiente de trabalho pode ser dividido por baias ou estações para que cada funcionário tenha o seu espaço. Também é preciso dispor de uma recepção com bancada e sofá para que os clientes aguardem confortavelmente.

4- Funcionários

Para que uma agência de marketing digital comece a funcionar é necessário ter uma equipe de funcionários com 1 web designers, 1 responsável pela arte e criação, 1 responsável pelo atendimento, 1 analista de comunicação e marketing e 1 analista de web.

Esses profissionais são fundamentais para desenvolver e executar campanhas de marketing para marcas na internet. Se a empresa quer diminuir os custos no início, uma alternativa é contratar freelances para a realização de trabalhos específicos.

Dentre os freelances mais comuns de serem contratados estão os redatores e profissionais de SEO, os quais podem trabalhar por campanha.

5- Equipamentos

A aquisição dos equipamentos de marketing digital é uma das etapas mais caras do negócio. Para trabalhar com esta atividade você vai precisar de computadores completos e de última geração com acesso à internet e softwares para a criação, edição e gestão de campanhas publicitárias, impressoras a jato, impressora de cupom fiscal, linha telefônica, mesas, cadeiras, armários, prateleiras, equipamentos de fotografa e filmagem digital, utensílios de escritório, máquinas de cartão de crédito e débito, e um veículo utilitário.

6- Matéria-Prima

Entre as principais matérias-primas para as atividades da agência de marketing digital estão a internet de alta velocidade, computadores com alta capacidade de processamento de informações gráfica e os softwares para a criação de mídias digitais como o FrontPage, DreamWaver, FireWorks, NVU, Corel Draw, PhotoShop, Flash e Diniz Gif Animator.

7- Processo Produtivo da Agência de Marketing Digital

O processo produtivo da agência de marketing digital inclui o primeiro contato com o cliente, a identificação do trabalho a ser realizado nas plataformas virtuais e a construção de um briefing do serviço solicitado.

A segunda etapa consiste na elaboração de um desenho criativo da demanda, depois apresenta o escopo para a aprovação do cliente ou possíveis ajustes e a partir daí a campanha de marketing é executada.

8- Investimento e Faturamento da agência de marketing digital

Estima-se que para montar uma agência de marketing digital é preciso fazer um investimento total de R$ 60.000 reais, incluindo desde eventuais adaptações no espaço físico até a aquisição de móveis e softwares.

Recomenda-se ter um capital de giro de R$ 20.000 mil reais para custear as atividades dos primeiros meses. Os lucros da agência de marketing variam de acordo com a cartela de clientes, podendo ir desde R$ 30.000 reais até R$ 150.000 mil reais. 

Gostou da ideia de montar uma agência de marketing digital na sua região? Comente!

FIQUE ATUALIZADO!

Receba Sacadas de Negócios Diretamente no Seu E-mail!

1 COMENTÁRIO

  1. Muito bom. Vejo muitas pessoas por ai abrindo agências de MD sem ter noção de como funciona o pequeno negócio no Brasil. É importante este esclarecimento.

    :

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here