Dica se Como Fazer Comunicação Digital



Dica se Como Fazer Comunicação DigitalA sua empresa faz uso da comunicação digital? Se a resposta for não, está perdendo uma grande oportunidade de expandir os seus negócios e ganhar mais dinheiro.

Hoje, utilizar as plataformas digitais para divulgar e vender produtos e serviços é fundamental para ter um bom desempenho nas vendas. E é exatamente este o objetivo da comunicação digital.




Usar a comunicação digital vai muito além de ter um site ou estar presente nas redes sociais, pois é necessário compreender a dinâmica dessas plataformas, qual linguagem usar, como abordar o seu público-alvo, entre outras questões.

Quer aprender mais sobre a comunicação digital? Confira o que reservamos para você:

O Que é Comunicação Digital

A comunicação digital é uma forma de se comunicar advinda da comunicação social, que se caracteriza por acontecer no âmbito online, utilizando a internet e as novas tecnologias para se propagar.

A comunicação digital causou uma revolução nos meios de comunicação, impactando diretamente no mundo dos negócios devido às inúmeras possibilidades de empreendimentos virtuais que oferecem e ao fato de atingir o público em larga escala e rapidamente.

A internet consome boa parte do cotidiano das pessoas, que a utilizam desde para conversar com os amigos até para pesquisar produtos e realizar compras (fato importante para empresas).




Este novo cenário no mundo dos negócios criou a necessidade de as empresas usarem a comunicação social, marcando presença na internet para aproveitar as oportunidades, aumentando a sua cartela de clientes e de vendas.

Qual é a Importância da Comunicação Digital

A comunicação digital se tornou extremamente importante para as empresas, pois as ferramentas disponíveis na internet oferecem muito mais facilidade para se aproximar e se comunicar com o público-alvo, expor os seus serviços e produtos, o que, consequentemente, aumenta as possibilidades de construir uma relação duradoura, converter em vendas e aumentar os lucros.

Vale destacar que a comunicação digital traz uma série de ferramentas capazes de analisar/avaliar e mensurar os resultados, seja o custo de aquisição de cliente ou o tráfego gerado através das campanhas. Isso permite constatar, exatamente, os resultados obtidos.

Através das redes sociais e demais páginas na internet, as empresas têm a chance de expandir os seus negócios, uma vez quem mesmo focando no seu público-alvo, também podem atingir novas camadas de clientes, além de estarem se comunicando de forma global.

Por exemplo, uma empresa aqui do Brasil pode ser encontrada por clientes internacionais e passar a exportar os seus produtos.


Como Construir Um Plano de Comunicação Digital

Dica se Como Fazer Comunicação Digital
Entender como fazer o plano de comunicação digital aumentará as suas chances de sucesso na internet

Você quer expandir as suas atividades empresariais ou deseja melhorar a sua experiência na internet? Ensinamos como construir um plano de comunicação digital, confira:

1 – Tenha Expectativas Realistas

As plataformas virtuais tem um potencial muito grande de exposição para as empresas. No entanto, é preciso ter expectativas realistas, não adianta entrar nas redes sociais e querer resolver todos os seus problemas em um curto período de tempo.

Muitos empresários se decepcionam com a demora dos resultados ou baixo engajamento do público-alvo nos primeiros meses de uso das ferramentas de comunicação digital.

Portanto, defina uma meta realista. Por exemplo, se você tem uma empresa pequena que nunca teve nenhuma participação na internet, em um mês pode-se atingir mil a cinco mil seguidores. Também é importante definir o quanto você pretende vender através da exposição na internet. As metas podem ser aumentadas de acordo com a sua evolução online.

Para criar expectativas ‘reais’ sugiro, sempre após estabelecer as metas a serem batidas, atribuir uma diminuição média de 30% a 40%. Claro, nada impede de obter resultados melhores, mas assim serão “bônus” e você não se frustrará.

Lembre-se: Para fazer sucesso com um negócio na internet é preciso de TEMPO.




2- Conheça o Seu Público-Alvo

Conhecer o seu público-alvo é a base do plano de comunicação digital. Portanto, é indicado usar as próprias mídias sociais para descobrir quem é o seu público, qual é o gênero predominante, idade, o que ele deseja e precisa, como se comportar na internet e o que espera dos seus produtos e marcas.

A partir das descobertas das características você pode trabalhar para oferecer um serviço personalizado, além de adotar a mesma linguagem dos clientes em potencial, aumentando o seu engajamento com o consumidor.

3- Defina os Objetivos Estratégicos da Empresa

A empresa não deve iniciar suas atividades online em vão, pois é necessário definir quais são os seus objetivos estratégicos, ou seja, o que você pretende alcançar por meio o uso da comunicação digital.

Alguns dos objetivos comuns são aumentar o número de vendas, relacionar-se melhor com os clientes, fidelizar ou conquistar novos consumidores, agregar valor à marca, entre outras possibilidades. A partir destes objetivos, você pode selecionar as melhores redes sociais, estratégias e ferramentas que ajudarão a atingi-los.

4- Analise a Concorrência

Para fazer uma boa comunicação digital também é necessário analisar a concorrência. Por isso, procure saber se todos os seus concorrentes estão na internet e quais as páginas estão utilizando, como se comunicação com os clientes, quais estratégias usam, que tipo de conteúdo propagam, enfim, como se relacionam com o público.

A partir dessa análise você pode aprender com os erros e acertos deles, além de se preparar melhor para enfrentá-los.

5- Selecione os Canais e Defina o Conteúdo

A partir dos estudos realizados até o momento você terá embasamento o suficiente para selecionar os melhores canais para se comunicar com o seu público-alvo. Alguns das principais plataformas de comunicação digital utilizadas na atualidade são as redes sociais, como é o caso do Facebook, Twitter, Instagram, Youtube, além sites próprios.

Vale lembrar, definir com antecedência e de forma estudada os conteúdos que a empresa irá publicar nos seus canais de comunicação, tais como a divulgação dos seus produtos e serviços, produção de artigos relacionados ao seu nicho, posts interativos com o público e etc, irão fazer a diferença.

Se comunique de forma pessoal e esteja próximo das pessoas, respondendo os seus questionamentos e resolvendo problemas. Uma boa dica para otimizar seus resultados e aumentar visibilidade é utilizar-se de técnicas de SEO, Inbound marketing, e-mail marketing e mobile.

6- Faça o Orçamento da Comunicação Digital

A comunicação digital é mais barata do que o uso de outras modalidades de propaganda e marketing, visto que a maioria das plataformas virtuais oferece os seus serviços gratuitamente.

No entanto, para manter os perfis nas redes sociais é necessário contratar pessoas capacitadas para elaborar os conteúdos e responder os questionamentos do público, além de também ser preciso pagar para impulsionar propagandas patrocinadas.

Faça um planejamento do seu orçamento, levando em consideração os custos que são necessários para manter os seus perfis e plataformas ativas na internet. Também, lembre-se de distribuir corretamente, prevendo os custos nos mínimos detalhes.

7Mensure os Resultados da Comunicação Digital

Estipule todas as métricas para mensurar os resultados obtidos através da comunicação digital. Para ter maior precisão e controle é indicado ter uma periodicidade para mensurar os resultados, que podem ser diária, semanal ou mensal.

Você deve definir métricas para objetivos específicos como, por exemplo, controlar o alcance de um post promocional, ou seja, quantas pessoas devem ser atingidas pela mensagem.

Tome cuidado com utilizar muitas métricas, as mesmas podem se tornar conflitantes e dificultar as suas decisões e parecer.

Invista na comunica digital, ficará espantado com os resultados obtidos!




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