Estratégias de Marketing para Aumentar seus Ganhos



Estratégias de Marketing para Aumentar seus GanhosEstá com dúvidas sobre as estratégias de marketing para utilizar? Veja mais sobre este assunto incrível e aumente suas vendas.

Executar estratégias de marketing é de fundamental importância para que o seu negócio deixe de ser apenas mais um e finalmente alcance a sua merecida posição de destaque.




Para isso, estabelecer um canal de comunicação com o público-alvo é necessário, mantê-lo interessado nos seus produtos e realizar compras periodicamente. Veja, muitas empresas deixam de atingir todo o seu potencial apenas porque não investem nessa relação com os clientes.

O marketing permite que a empresa conheça mais as suas próprias características e as trabalhe de forma positiva no mercado, aumentando o seu reconhecimento, volume de clientes e lucros. Quer melhorar seu canal de marketing? Então veja as estratégias de marketing que separamos para você!

O Que São as Estratégias de Marketing

As estratégias de marketing são planos de marketing construídos nos mínimos detalhes para que uma empresa possa alcançar objetivos previamente determinados, como é o caso do aumento do número de vendas, atrair mais clientes para a marca, melhorar a reputação do empreendimento no mercado, entre outras possibilidades.

Para alcançar todas as metas da empresa com as estratégias de marketing é necessário construir um plano completo, que inclua os objetivos, políticas e sequências de ação, mantendo o processo organizado, evitar erros e agregar facilidade para mensurar os resultados no final.

Veja, as estratégias de marketing precisam ser “medidas” quando executadas, por isso a mensuração é tão importante. Sem uma mensuração é impossível saber se o resultado obtido foi ou não satisfatório, além de impedir que você replique apenas as estratégias que realmente deram certo.




Como Montar Um Plano Com Estratégias de Marketing

As estratégias de marketing podem variar de acordo com os objetivos e características de cada empresa, mas para não errar você pode aplicar o seguinte planejamento:

  • O que?
  • Como?
  • Quem?
  • Quando?
  • Quanto?

Estas perguntas “simples” são a base de toda a estrutura de estratégias de marketing, respondendo-as você conseguirá ter uma boa campanha, objetiva e efetiva.

1- Qual é o Objetivo do Marketing (O que?)

A primeira estratégia de marketing para aplicar na sua empresa é definir o objetivo que a empresa deseja alcançar. O ideal é determinar a decisão física que você quer que o seu público-alvo execute como, por exemplo, conhecer a sua marca, aumentar o número de cliques no site, visitar a loja, comprar, pesquisar sobre os seus serviços, entre outras.

2- Como a Empresa Vai Atingir o Objetivo (Como?)

Para saber se a empresa terá condições de atingir o objetivo determinado é preciso estudar quais são as suas vantagens competitivas e benefícios, a partir daí é possível estipular quais serão as vias utilizadas para executar as estratégias de marketing. Basicamente, trata-se de usar as suas melhores características ao seu favor.

Assim, você irá estabelecer as estratégias utilizadas na campanha, ou seja, como irá fazer para atingir o objetivo prévio? Quais serão os anúncios veiculados? Enfoque utilizado? Locais de veiculação das campanhas publicitarias?


3- Selecione o Público-Alvo das Estratégias de Marketing (Quem?)

Para quem as estratégias de marketing serão direcionadas? Esta etapa do planejamento deve ser bem detalhada. Por isso, defina quem será o público-alvo das suas campanhas de marketing, qual o gênero, idade, hábitos de consumo, onde estão, renda e demais características que sejam relevantes para o seu negócio.

4- Quais Ferramentas de Marketing Usar

A partir do estudo das características do seu público-alvo, você pode determinar quais ferramentas irá usar para executar as estratégias de marketing da maneira mais eficiente possível.

Por exemplo, se o seu público é composta por uma maioria jovem que está concentrada nas plataformas na internet, logo, você deve as redes sociais para divulgar as suas campanhas e produtos. Neste mesmo caso, desenvolver um aplicativo pode aumentar ainda mais o sucesso do seu marketing.

5- Como a Empresa Quer Ser Vista no Mercado

A imagem que a empresa passa é muito importante, pois é como o público irá enxergá-la. Portanto, uma das principais estratégias de marketing é definir qual será a imagem que a empresa vai transmitir para os seus consumidores, concorrentes e sociedade no geral.

Isso é definido através do modo que ela vai se posicionar no mercado. Por exemplo, uma empresa pode se posicionar praticando preços acessíveis, sendo honesta e eficiente. Ou, diferentemente, possuindo marcas de grife (por exemplo), altos preços e um atendimento diferenciado.

6- Estude o Seu Orçamento (Quanto?)

Para que todas as estratégias de marketing sejam colocadas em prática é necessário estudar o orçamento da empresa, determinando as quantidades em dinheiro que serão gastas com cada ação. Nesta etapa, você também pode definir quais os lucros que pretende obter e em quanto tempo isso deve acontecer.

Seguir a risca o orçamento e ter um valor realmente suficiente para arcar com as campanhas é alicerce básico das estratégias de marketing. É pior iniciar uma campanha e faltar fundos financeiros, tendo de pará-la, do que sequer iniciar. Lembre-se disso!




Sugiro ter uma margem de 20% a 30% a mais do que previamente estabelecida no orçamento, com isso diminuirá as chances de parar sua campanha na metade.

7- Cronograma (Quando?)

Suas estratégias e campanhas de marketing devem seguir um cronograma. No cronograma inclua informações como:

  • Tempo de cada ação;
  • Objetivo alcançado;
  • Estimativa de lucro x lucro obtido;
  • Tempo total de campanha;
  • Orçamento x tempo;
  • Responsáveis por cada ação e tempo para executá-la;

Dicas Para Potencializar as Estratégias de Marketing

Existem ferramentas e métodos de comunicação que ajudam a potencializar as estratégias de marketing, fazendo com que o público-alvo venha até você e se torne cliente. Confira a seguir como potencializar as estratégias de marketing:

1- Use Folhetos, Circulares e Cartão

Uma das estratégias de marketing mais antigas e funcionais é o uso de folhetos, circulares e cartão para divulgar os produtos, serviços e informações de contato e endereço da empresa. Nesse caso, é importante distribuir estes materiais nos locais em que o seu público-alvo esteja presente.

2- Anuncie em Jornais

Se a empresa atua em uma cidade pequena e que tenha a circulação de jornal, uma alternativa interessante é anunciar os seus produtos ou serviços nos classificados dos jornais locais. Os anúncios devem ser feitos com uma frequência determinada por um período de tempo.

3- Faça Parcerias

Fazer parcerias é uma excelente forma de potencializar as suas estratégias de marketing, permitindo conquistar um público que vai além do seu público-alvo comum. Por exemplo, se você tem uma clínica de terapia, uma alternativa é se associar com lojas de esportes e consultórios médicos, trocando benefícios com estas empresas para obter indicações e uma nova clientela.

4- Explore as Estratégias de Marketing na Internet

A internet é uma ferramenta muito útil e barata para aplicar as estratégias de marketing, pois oferece inúmeras oportunidades. Sendo assim, divulgue o seu negócio nas plataformas online, criando perfis nas redes sociais e sites para se comunicar com os consumidores e clientes em potencial.

As páginas devem ser alimentas com conteúdos relevantes e com uma frequência regular, também é necessário usar os recursos do SEO e ads para melhor ranquear os seus posts nos sites de buscas e ser achado mais facilmente pelo público.

5- Crie Um Programa de Indicação e Fidelização

Para atrair cada vez mais clientes e mantê-los sempre fieis à sua empresa, uma boa  alternativa de estratégia de marketing é criar um programa de indicação para recompensar os consumidores que indicam novos clientes, dando brindes, descontos e demais vantagens que sejam capazes de indicar a sua marca para terceiros e, ao mesmo tempo, fideliza-los.

Aplique estas estratégias de marketing, planejamento, potencializadores e nos conte o resultado nos comentários!




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