A liderança é um fator diferencial no mercado de trabalho e para os profissionais significa uma competência profissional importantíssima, e para as empresas um valor intangível incontestável.
Liderança significa poder, poder de tomar decisões e organizar proposta, saber negociar com autoconfiança, inspirando a equipe e espalhando um clima de ânimo e positividade, todos esses requisitos são de extrema importância no dia a dia das empresas.
Características dos líderes
Muito se discute sobre liderança, como se o assunto fosse complexo e não é, pois a liderança é um atributo humano e essa capacidade é inerente á algumas pessoas de acordo com as características como estas descritas abaixo:
-A automotivação: esse é um aspecto natural na liderança, pois se a função principal do líder é motivar, o líder deve estar sempre motivado, crendo no que acredita e sendo positivo quanto suas atitudes e resultados esperados.
-Percepção de justiça: tem maior facilidade para liderar aqueles profissionais que possuem senso de justiça, que entendem as necessidades dos subordinados e identificam o que é necessário para motivar e melhorar o desempenho da equipe.
-Tomada de decisões: saber tomar decisões é o que difere um líder de um profissional comum, isso porque tomar decisões é uma questão de saber identificar oportunidades, assumir os riscos da decisão e ter responsabilidade para decidir pelas melhores alternativas. O mundo das decisões inclui responsabilidade e fatores importantes em jogo, como lucros, empregos, possibilidades de crescimento e outras questões.
-Disposição: o líder está sempre pronto e é um profissional engajado, participando ativamente nos projetos de melhoria, mudanças necessárias e grande expressão para a empresa, atuando com a disponibilidade de tempo, trabalho e dedicação necessária.
-É positivo: o líder é um profissional positivo, que espalha positividade e otimismo, inspirando confiança de que a empresa está no caminho certo. Parece um detalhe, mas ser positivo é uma característica importante para os líderes que trabalham em condições adversas e que precisam inspirar a equipe mesmo em tempos de crises.
Talvez a complexidade da discussão sobre liderança resida no fato de que há uma dúvida sobre a competência comportamental. Liderança, com a questão de que se essa competência é aprendida ou não.
Tipos de liderança
A liderança é uma qualidade importante na vida pessoal e profissional, possuir líderes no ambiente organizacional é fator de sucesso na vida das empresas.
Uma liderança competente é essencial para que a empresa se desenvolva, seja competitiva e conduza a empresa às novas oportunidades no mercado. Mas, as lideranças seguem estilos próprios, dependendo da personalidade do profissional, do contexto cultural e do comportamento organizacional.
De acordo com estudos realizados, os estilos de liderança podem ser autocrática, democrática e liberal.
No estilo autocrática, a liderança é aquela que centraliza o poder de decisão do chefe, no estilo autocrático o poder está centralizado nas mãos do chefe, esse estilo de liderança é marcado pelo autoritarismo. As características da liderança autocrática são que muitas vezes os interessados do líder são colocados acima dos interesses da equipe, a disciplina é conquistada de forma rígida e o clima não é de confiança, existindo controle.
O estilo democrático de liderança, as características são que o poder é dividido entre os membros da organização, as tarefa são delegadas com maior frequência, e já no estilo democrático, os interesses são compartilhados por toda a equipe. Nesse estilo de liderança, a obediência e disciplina é produto da força de vontade, sendo que para liderar de forma democrática, existe persuasão. E para manter a equipe coesa é necessário passar confiança e motivação.
Já na liderança liberal, existe um clima de dissociação e desorganização quanto ás decisões, falta controle no comando das tarefas e a consequência disso é que a liderança não tem uma expressão marcante. Entre as características da liderança liberal estão a inexistência de controle, a equipe estabelece seus próprios interesses, não existe persuasão, a obediência e a disciplina são impostas apenas por interesses.
Tipos de líderes
De uma forma geral, o líder é aquele que é motivado e que motiva, o que possui simpatia, entusiasmo e saber partilhar e unificar comprometimento e interesses.
Os tipos de lideres existentes como dissemos acima, depende do contexto cultural que formaram determinada personalidade de liderança, portanto os tipos de líderes são:
-Líder autoritário: é aquele que exerce uma liderança em que o líder é autoritário, dominador. O líder autoritário é pessoal, e possui poder para criticar, prejudicar ou promover ascensão de subordinados. As desvantagens desse tipo de liderança é que o grupo pode se sentir ameaçado e trabalhar por medo e não por comprometimento. Outra desvantagem é que este tipo de liderança não é fiscalizado, ou seja, as intenções do líder mesmo quando injustas ou discriminatórias, não são avaliadas nem repreendidas.
-Líder indeciso: o líder indeciso não inspira confiança, pois não possui segurança ao tomar decisões, ao guiar e orientar a equipe.
-Líder emergente: este líder é enérgico e exerce a liderança assumindo a direção e condução da equipe, tem habilidade para tornar a equipe homogênea para consecução de objetivos. Este estilo de liderança é um dos mais adequados, pois a equipe é participante e confiante quanto à direção, controle e resultados.
A conclusão que se tem é que o líder não pode ser autoritário, de forma que a equipe acabe trabalhando em um ambiente hostil, sem confiança e sem um real sentido no trabalho exercido, e ao mesmo tempo a liderança não poderá ser tão liberal de forma que a equipe trabalhe sem disciplina e objetivos concretos.
Estratégias de liderança
Liderar é um exercício diário e se tornar líder pode ser situacional, ou seja, são as situações que exigem que os profissionais cada vez mais tomem posições de liderança. Por isso, o líder competente desenvolve características de liderança, que podem ser:
-Autopercepção: para liderar é preciso autocrítica para saber o que está fazendo de certo, de errado, o que pode ser melhorado, o que deve mudar no modo de liderar e qual a percepção dos outros.
-Confiança: a confiança é uma das características mais exigidas pela liderança, pois a confiança traz segurança na equipe e em consequência disso há uma redução de conflitos de interesses, comprometimento da equipe, ou seja, a confiança é a base para que liderança seja aceita e todos ganhem com isso.
-Comunicação: saber comunicar é um dom, os líderes precisam saber comunicar desafios, obstáculos, mudanças necessárias e etc. A comunicação eficiente é capaz de unir a equipe nos mesmos propósitos, tornar as deficiências compreensíveis e fazer com que haja interesse em mudar para melhorar. No dia a dia da empresa é necessário comunicar metas, objetivos, desafios, problemas, perdas e crises de uma forma que a equipe não perca a confiança na liderança e continue motivada, apesar das situações.
-Relacionamento: a gestão de relacionamento interno é essencial para a liderança, pois o líder é aquele que promove o diálogo, a negociação, o entendimento, a comprometimento, a homogeneização dos objetivos e etc. Por isso, deve praticar uma gestão pautada na confiança e participação.
-Feedback: exigir ,comunicar e medir desempenho, é um dos maiores desafios da liderança, por isso os líderes devem ser aqueles que sabem comunicar os desempenhos ruins de forma a transmitir melhoria com possibilidades, para que os colaboradores tenham força de vontade em melhorar cada vez mais o desempenho.
Concluindo, temos que independente do poder de decisão e responsabilidade assumidas, cargo, nível de escolaridade e outros requisitos, os profissionais do mercado de trabalho atual devem possuir um postura de liderança, ou seja, com competências comportamentais, como a automotivação, a positividade, a força de vontade, a disciplina e capacidade de fazer com que o ambiente de trabalho seja positivo e propício á melhoria.