Sobreviver no mercado atual já é bastante complexo, principalmente se as empresas não possuírem uma gestão financeira.
O ambiente em que as empresas estão inseridas é competitivo seja qual for o ramo de atuação e para isso é necessário que haja planejamento em todas as decisões e fatores empresariais, principalmente os fatores financeiros que é o fator que gera recursos.
Para que a gestão financeira alcance um nível esperado de eficiência para a empresa, é necessário que esta gestão financeira seja acompanhada de relatórios gerenciais e outros instrumentos de controle que conduzam decisões, planejamentos e gastos de maneira responsável e organização de prazos, entregas e etc.
Relatórios gerenciais na gestão financeira
A gestão financeira precisa de relatórios gerenciais para controle e planejamento e um dos principais relatórios são o de controle das vendas realizadas.
Saber controlar o que se vende é essencial para que haja um controle do que se compra. O controle de vendas é ainda importante para identificar quais produtos e serviços são mais vendidos, qual a margem de lucro e o andamento dessa margem, quais produtos e serviços representam a maior ou menor porcentagem de lucro e quais produtos ou serviços com maior saída e que necessitam de renovação de estoques em maior ou menor frequência.
O relatório para controle das vendas tem o seguinte modelo:
a data das vendas, a descrição dos produtos, valor das vendas, custo, lucro bruto e percentagem de margem.
Para calcular a margem de lucro, basta dividir o lucro bruto unitário pelo valor de venda unitário. E para organizar a planilha de controle de vendas, os valores dos recebimentos pelos produtos e serviços vendidos não levarão em conta a forma de pagamento, o prazo ou à vista.
Na coluna que são relatados os custos das vendas, deve vir descrito o valor de aquisição de mercadorias. Essa coluna propõe os custos das vendas correspondentes.
Informatizar o controle de vendas é bem viável, pois o relatório de vendas é gerado automaticamente.
Das informações obtidas a empresa pode estruturar outro relatório da seguinte forma contendo.
- Vendas;
- Custo das mercadorias;
- Lucro bruto;
- Despesas variáveis;
- Margem de contribuição;
- Despesas fixas;
- Despesas financeiras;
- Resultado líquido.
Apuração de resultados na gestão financeira
A apuração de resultados na gestão financeira é um documento hábil para que a empresa avalie o resultado líquido mensal, que é o resultado do valor das vendas menos o custo com a aquisição das mercadorias.
O relatório de apuração de resultados deve conter as seguintes contas: o saldo inicial, as entradas, as vendas à vista, recebimentos, saídas, despesas, fornecedores e outras.
As vendas à vista devem ser consideradas no relatório, pois as vendas à prazo com cartão de crédito são consideradas despesas financeiras, pois até que a empresa receba o montante relativo às vendas, as vendas com cartão só geraram as despesas financeiras.
Outras despesas financeiras consideradas são despesas com empréstimos bancários, descontos de cheques e duplicatas e taxas de administração.
As despesas fixas são aqueles gastos com instalações e estrutura, como aluguéis, água, luz, telefone, telecomunicações e etc.
Já as despesas variáveis como os custos variáveis são relativas ao volume de vendas. E por isso são representadas por impostos, comissões, royalties e outros.
A apuração de resultados concede informações que tornam possível o cálculo do lucro líquido.
Controle ou fluxo de caixa
O controle de caixa tem o objetivo de registrar as entradas e saídas de caixa e é importante na gestão financeira. Este controle de caixa proporciona previsão futuras de entradas e saldo.
No controle de caixa tem-se a seguinte organização:
As entradas(disponível – no ano de 2011- no ano de 2012)
- Contas a receber;
- Estoques;
- Imobilizado;
- Total do ativo.
O passivo
- Obrigações com fornecedores;
- Contas a pagar;
- Empréstimos;
- Patrimônio líquido e outros.
A separação da planilha por datas fornece ao analista financeiro ou ao responsável pelo controle a possibilidade de avaliar o andamento das contas do ativo e passivo, de acordo com o aumento ou a diminuição no total de entradas e saídas para cada conta.
Balanço patrimonial
O balanço patrimonial está dividido em duas colunas: ativo e passivo.
A coluna do ativo possui todas as aplicações que foram realizadas pela empresa para funcionamento das atividades.
Na coluna do passivo possui todas as alocações de capital e recursos com o pagamento de obrigações a curto e longo prazo.
Indicadores financeiros
Pelo balanço patrimonial é possível retirar indicadores financeiros. Indicadores capazes de medir a lucratividade, rentabilidade e outros.
Indicador lucratividade
Esse indicador se calcula a fim de se descobrir qual o lucro da empresa por venda realizada. Dessa forma obtém-se o índice de lucratividade pela divisão de resultado líquido dividido pelo resultado de vendas.
Por exemplo, se a apuração do lucro líquido após o pagamento das obrigações teve como resultado o equivalente R$ 14.000,00 dividido pelo resultado das vendas com o valor de R$ 18.000,00. Tem-se que 14.000/18.000=7,8%.
Indicador rentabilidade
O índice de rentabilidade é importante para demonstração do poder de ganho e do retorno de todos os recursos investidos.
O índice de rentabilidade é essencial para projeção de retorno, projeção de investimentos futuros e para alocação de capital junto a investidores.
Para isso é necessário que se calcule o resultado líquido dividido pelo ativo total.
Pelo exemplo acima com o resultado líquido referente a R$ 14.000,00 dividiremos pelo ativo total igual a R$ 40.000,00. Dessa forma temos que o percentual é de 3,5%.
Quanto maior a porcentagem desse indicador para a empresa, melhor será a saúde financeira da empresa como um todo.
A gestão financeira requer cuidados, avaliação de indicadores, análise de indicadores e outros.