O marketing digital é um dos ramos que mais cresce no meio online. Quer aprender como fazer? Que tal um curso de marketing digital? Aproveite!
Uma realidade que assola o mercado empresarial brasileiro é a falência ou decadência de empresas que tinham grande potencial para serem bem sucedidas, mas que não investiram em marketing e acabaram sendo sucumbidas pelas concorrentes que adotaram as estratégias certas para se tornarem conhecidas e fidelizar o seu público consumidor.
O marketing em si se divide em vários segmentos, tanto no setor digital quanto presencial, sem contar a possibilidade de aplicar ambos. Alguns dos casos mais comuns de marketing temos o digital, relacionamento e empresarial.
O marketing é essencial para a sobrevivência das empresas, visto que o mercado está cada vez mais competitivo, logo, quem sabe apresentar melhor os seus serviços e produtos, acaba cativando o público. Atualmente, o marketing digital é uma das principais ferramentas utilizadas para atingir os clientes, principalmente em negócios online.
O marketing digital pode ser considerado relativamente novo, o que ainda causa algumas dificuldades para as empresas executá-lo de modo certo, visto que ele está sempre se atualizando e incrementando novas estratégias e ferramentas, devido às mudanças que ocorrem no universo virtual.
Outro fator que altera muito as estratégias de marketing digital são os motores de busca, que rapidamente atualizam seus “robôs” e começam a avaliar outros fatores.
Para você que necessita divulgar o seu negócio montamos esse texto exclusivo sobre o curso de marketing digital. Confira!
O que é marketing digital?
Basicamente, o marketing digital pode ser definido como o ato de realizar publicidade de uma marca, serviço ou produto de uma determinada empresa na esfera online. A princípio, as pessoas costumam pensar que o marketing digital é muito fácil de se colocar em prática e acabam dispensando o curso de especialização. Mas não é bem assim, esta estratégia pode ser descomplicada, desde que se compreenda detalhadamente todos os aspectos desta forma de divulgação.
O marketing digital é tão importante, que você pode perceber através do nosso texto sobre como o Facebook mudou a realidade empresarial.
O marketing digital deve compreender o uso de todas as ferramentas disponíveis na internet, como é o caso dos aplicativos e as redes sociais (Facebook, Twitter e Google+), quanto mais locais virtuais a marca estiver presente, consequente, maior e mais eficiente será a sua divulgação. Porém, nada é feito por acaso, absolutamente todas as campanhas de marketing digital, por menores que sejam, precisam passar por um planejamento.
Veja o que é planejamento estratégico.
Qual é a importância do marketing digital?
O uso do marketing digital por parte das empresas é imprescindível para atingir em sua magnitude os clientes, uma vez que uma grande parcela considerável do público está conectada diariamente na internet, sendo esta uma excelente oportunidade de se apresentar, tornar os seus produtos conhecidos e persuadi-los a consumir aquilo que está sendo oferecido.
A partir do uso adequado do marketing digital, a marca se torna mais popular na internet, conquistando o seu público-alvo, além de poder atingir clientes em potencial, o que consequentemente irá aumentar os seus lucros. Além disso, esta estratégia também contribui para melhorar a relação da empresa com os consumidores, gerando interação, o que contribui para aumentar a confiança entre as duas partes.
Outro ponto necessário de ser abordado é que, uma vez feita uma campanha de marketing digital eficiente, você terá a mesma por diversos meses, às vezes anos, conseguindo clientes durante todo esse período. Por exemplo, você cria um blog de conteúdo, as pessoas acessarão durante anos aquele conteúdo, tomando conhecimento da sua empresa.
Veja nosso texto sobre o uso do blog como vantagem corporativa.
Como fazer o curso de marketing digital?
Você não encontrará graduação em marketing digital, já que ainda não existe! Contudo, já é possível encontrar a modalidade técnica ou de especialização. Sendo assim, para fazer o curso de marketing digital, o ideal é que a pessoa já tenha uma formação nesta área como, por exemplo, marketing ou publicidade e propaganda, uma vez que é necessário ter uma base, visto que este é apenas um complemento do todo.
Claro, nada impede de você que deseja aprender marketing digital fazer cursos técnicos, porém, terá mais dificuldade do que aqueles que tiveram formação em segmento semelhante.
Conhece como funciona as dinâmicas de grupo?
Para fazer o curso de marketing digital é preciso procurar uma instituição de ensino que disponibiliza esta especialização. Normalmente, este curso pode ser feito presencialmente ou em EAD, ou seja, à distância, que possui uma mensalidade mais em conta e horários flexíveis, possibilitando que o estudante faça o seu próprio horário de estudos.
O que se aprende no curso de marketing digital?
O curso de marketing digital engloba diversas disciplinas que são essenciais para se tornar um profissional atualizado e competente nesta área. O curso parte do princípio de que o estudante já tem conhecimentos sobre as bases do marketing, focando no uso das ferramentas virtuais para a divulgação de marcas e produtos na esfera online. Se você ainda tem dúvidas sobre esta área, acompanhe abaixo o que se aprende no curso de marketing digital:
Introdução ao marketing digital
Sem aprender a teoria de uma determinada atividade, dificilmente um profissional irá saber como colocá-la em prática do modo correto. Portanto, as primeiras aulas do curso serão direcionadas para a introdução ao marketing digital, ou seja, o que é, qual é a sua importância, como pode ser praticado, ferramentas que ajudam o profissional desta área.
Já ouviu falar de marketing de guerrilha?
Obviamente, o curso é focado no marketing digital, mas antes de tudo ele fornecerá noções de marketing em outras esferas, tendo como objetivo fazer com que o estudante relembre tudo aquilo que já aprendeu na formação anterior e que é fundamental para compreender os demais estudos desta especialização.
Elaboração de banners e mídias gráficas
Uma das principais atividades realizadas no marketing digital é a elaboração de banners e mídias gráficas, como é o caso das imagens interativas com qualidade para internet. Pensando nisso, o curso leciona um módulo exclusivo para a aprendizagem destas tarefas.
Na prática, é bem comum buscar-se designers para elaborar esse tipo de mídia para postar em sites próprios e até mesmo de terceiros, com a finalidade de fazer publicidade.
Conhece os estilos de negociações? Pode ser útil e aplicado no próprio marketing digital.
Em um primeiro momento serão apresentadas aos estudantes as ferramentas que possibilitam criar banner e mídias gráficas para o marketing online como Photoshop, Corel Draw, In Design, entre outros softwares. Também são ensinados conceitos que ajudam a dar visibilidade à marca como a aplicação das cores, desenvolvimento de logotipo, escrita própria para o público que está acostumado com uma linguagem virtual e demais procedimentos.
Gerenciamento de links patrocinados
Os links patrocinados estão entre as estratégias mais adotadas pelas empresas que fazem publicidade online. Trata-se da aquisição de um link numa plataforma de busca como o Google, dessa maneira, quando o internauta pesquisar uma palavra relacionada à marca, na primeira página e em destaque irá aparecer o link da empresa.
Há diversos modelos de links patrocinados e cada um possui um nível de visibilidade, cabe ao profissional do marketing escolher aquele que mais compreende as necessidades da empresa. No curso, o estudante irá aprender como funcionam os links patrocinados, como elaborar as palavras-chaves certeiras para aparecer nos resultados das buscas na internet.
Estude concomitantemente o marketing de relacionamento, assim aprenderá a fidelizar seus visitantes e clientes.
Uma das formas mais usuais para estudar as palavras chaves e averiguar se são ou não uma boa opção, é através da própria plataforma fornecida pelos motores de busca, como é o caso do Google, que disponibiliza o Google Adwords.
Sites de comparação de preço
Hoje em dia, a maioria dos consumidores prefere fazer uma boa pesquisa virtual antes de adquirir um serviço ou produto. Dessa forma, sempre que digitam o nome de uma mercadoria em um site de busca acabam se deparando com os sites de comparação de preços, nos quais estão presentes diversas marcas que oferecem o mesmo item e possuem variações nos valores.
Entender como fazer a formação de preços de venda é fundamental, até mesmo para ficar bem ‘cotado’ nos sites de busca.
Sabendo desta informação, os cursos de marketing digital ensinam ao aluno a importância da empresa estar à disposição dos seus potenciais clientes nestes sites de comparação de preço, como produzir o texto correto para apresentar a mercadoria de forma descritiva, objetiva e ao mesmo tempo vendê-la, ocupando poucos caracteres, visto que os internautas não costumam ter disposição para ler textos longos. O profissional do marketing tem que estar atento e realizar parcerias com estas plataformas.
E-mail marketing
O e-mail marketing é uma das ferramentas disponíveis para a realização do marketing digital, mas que poucas empresas sabem usufruir corretamente. Portanto, o curso tem como objetivo ensinar como abordar os clientes para obter espontaneamente o seu e-mail para não cair na caixa de spam, como elaborar conteúdo relevante e atrativo para o seu público com linguagem adaptada, frequência de envios, entre outras coisas.
Social Media
Talvez esse seja um dos pontos mais importantes do marketing digital, então, se for fazer um curso na área, preste atenção nele!
Veja como funciona o marketing digital em redes sociais.
Nesse caso, o curso de marketing digital foca em como adaptar-se a linguagem de cada rede social, saber aproveitar as oportunidades do momento, gerenciar crises, medir o alcance dos perfis virtuais e interagir com os internautas.