O marketing empresarial é responsável direto pelo sucesso de uma empresa, ele é responsável por tornar o produto/serviço visível e procurado. Aprenda agora tudo sobre marketing empresarial!
O bom desempenho de qualquer empresa dependendo de alguns pilares básicos como, por exemplo, produtos ou serviços de qualidade, bom atendimento ao público e marketing. Para conseguir um bom resultado em uma empresa é preciso investir em Marketing, isso é fato! Não divulgar a marca significa não atrair novos clientes interessados em consumir os produtos/serviços.
Sendo assim, é de fundamental importância prezar pela qualidade do produto oferecido e atender bem o público, mas principalmente saber como divulgar isto da maneira certa para atingir o público-alvo. Porém, algumas empresas erram neste quesito pelo fato de entender o marketing apenas como a divulgação de algo, mas não é bem assim, existe todo um estudo e estrutura que devem ser postos em prática antes de iniciar uma campanha, pois isto evita erros e ajuda a alcançar os objetivos com maior facilidade.
Conheça a “regra” básica do marketing, é ela: os 4 ps do marketing.
Portanto, para você que trabalha com marketing ou tem a sua própria empresa e carece de uma publicidade adequada ao seu perfil, nós iremos trazer aqui tudo que você precisa sobre marketing empresarial e como aplicá-lo corretamente no seu dia a dia. Pronto?
O que é marketing empresarial?
Teoricamente, o marketing empresarial pode ser definido como um conjunto de estratégias que são elaboradas a curto e médio prazo, tendo como objetivo orientar e direcionar o nível de serviços e bens, desde o local em que são desenvolvidos até o destino final, visando aumentar a visibilidade da marca e consequentemente aumentar as suas vendas e lucratividade.
Conheça as estratégias de marketing de vendas, irá ajudar bastante.
Conforme já foi dito anteriormente, o marketing empresarial não é a mera divulgação da marca ou de um produto, pois ele envolve diversas questões. O marketing empresarial compreende um estudo para analisar as necessidades da empresa, a receptividade do público-alvo e objetivos a serem alcançados. Trata-se de um projeto que é desenvolvido e adaptado de acordo com o perfil de cada instituição.
Qual é a importância do marketing empresarial?
O marketing empresarial é essencial para o bom desempenho de qualquer empresa, independente se ela é de pequeno, médio ou grande porte. Ao adotar os métodos do marketing empresarial e executá-lo do modo correto, consequentemente a empresa irá aumentar a sua visibilidade, de modo a aumentar o consumo daqueles que já são clientes e chamar a atenção dos potenciais clientes.
Já ouviu falar na teoria comportamental?
Ao executar o marketing empresarial, a empresa fica atualizada, de maneira a acompanhar as principais tendências do mercado, estuda a concorrência e desenvolve métodos de enfrentá-la com igualdade, fideliza os seus clientes, além de aumentar as suas vendas e consequentemente o seu lucro.
Como colocar o marketing empresarial modelo em prática?
Chegou o momento de saber como desenvolver o marketing empresarial corretamente para minimizar os erros e aumentar as possibilidades de colher bons resultados.
Lembrando que cada empresa pode praticar o marketing‘ empresarial de diferentes formas, objetivando a que mais se adapte ao perfil da empresa e que tenha o condão de efetivar o maior número de clientes do seu público-alvo. É importante frisarmos que a campanha deve ser feita focando o público-alvo e não de forma geral.
1 – Faça um estudo sobre situação atual da empresa
É necessário realizar um estudo para descobrir qual é a situação atual da empresa. Somente assim é possível descobrir qual é o seu índice de visibilidade, fluxo de vendas, lucratividade, principais concorrentes, onde está acertando e errando. A partir destas informações, pode-se estabelecer metas a serem alcançadas em um determinado prazo.
Ao saber a posição em que a empresa se encontra, torna-se possível trabalhar os aspectos com maior défit, consequentemente, você economizará tempo, já que pode se concentrar em “pequenos” focos.
Você sabe quais são os erros cometidos por uma empresa?
2 – Elabore um planejamento
Aqui está outro fator que tem importância acima da média. O planejamento corresponde a todo o corpo do que você irá fazer, mas com uma vantagem, ainda não gastou nada para ter essa noção. Com o planejamento, além de você conseguir direcionar suas atitudes, também é possível descobrir os custos e as possibilidades de erros e acertos.
Aprenda o que é planejamento estratégico.
Para qualquer coisa que se deseja realizar dentro de uma empresa é necessário ter planejamento, pois tem-se que haver um ponto de partida e outro de chegada, nos quais os transtornos devem ser evitados durante este percurso. Portanto, levando em consideração os dados que foram levantados na etapa anterior, é recomendado montar um planejamento de marketing, que tem que compreender o envolvimento de todos os setores.
O planejamento deve conter orientações para todos os setores que irão trabalhar para colocar as campanhas de marketing empresarial em prática, também é necessário metas a serem alcançadas e os seus respectivos prazos, por exemplo, aumentar o número de seguidores nas redes sociais, acessos mensais e de clientes.
Mantenha sempre uma meta para as suas ações realizadas, porém, não estabeleça objetivos “impossíveis”, é preciso que exista a possibilidade de alcançá-los.
Já pensou em trabalhar sem sair de casa? Veja nossa relação de trabalhos em casa.
3 – Crie um blog ou site da empresa
Um erro muito comum entre as empresas de pequeno e médio porte é abrir mão de criar um blog ou site da marca, justamente por pensarem que isto é coisa de empresas conhecidas nacionalmente e com um grande número de clientes. Ao fazer isso, elas estão perdendo uma ótima oportunidade de expandirem os seus negócios e tornarem-se lucrativas.
Esses meios comunicativos estão entre os mais acessados pelos consumidores, existem milhares de pessoas todos os dias navegando em sites, blogs e redes sociais, e pode ter certeza, parte delas são da sua região.
Leia nosso texto sobre como o Facebook mudou a realidade empresarial que irá mudar seu pensamento.
Portanto, hoje em dia não tem jeito, por mais que a sua empresa seja bem pequena, é mais do que recomendado elaborar um site ou blog, no qual devem ser divulgadas informações como a história da marca, os seus donos, o serviço ou produto que são comercializados, preços e contatos telefônicos. Além disso, também vale ressaltar que a página deve ser alimentada regularmente, pelo menos uma vez por semana, pois não há nada pior do que visitar um site e se deparar com um espaço virtual abandonado.
Assim, as redes sociais servem para todas as empresas, com certeza para a sua também!
4 – Use Email marketing
O e-mail marketing é uma ferramenta essencial para ter um marketing empresarial bem sucedido, que consiste em captar o e-mail do público-alvo de forma espontânea e enviar conteúdos e promoções diariamente e com uma frequência determinada.
Vale lembrar que a empresa não deve mandar os e-mails constantemente, pois isto fará com que o internauta a coloque na lista de spam, fazendo com que o seu conteúdo não seja visualizado, o que consequentemente diminui a eficácia do marketing e causa uma má reputação entre os internautas. Além disso, também tem que haver a opção de sair da lista de e-mails.
Os e-mails enviados para os clientes devem ter um conteúdo relevante e precisam estar de acordo com o perfil do consumidor, afinal de contas, se a pessoa está interessada em comprar sapatos, certamente ela irá rejeitar anúncios de vendas de acessórios de pescaria. Portanto, saiba identificar qual é a sua fatia de clientes e filtros no seu site, de modo a rastrear os passos dos internautas dentro da sua página.
Conhecer um pouco sobre administração sempre ajuda, por isso, conheça nosso texto sobre fundamentos da administração.
5 – Esteja presente nas redes sociais
Na atualidade, as redes sociais concentram a maior parte do público que acessa a internet diariamente, logo, esta é um excelente local para divulgar a sua empresa e produtos. O ideal é criar perfis da sua empresa em todas as plataformas como, por exemplo, Twitter, Facebook e Google+.
Que tal aprender de uma vez por todas a fazer marketing digital? Aproveite nosso texto sobre marketing digital em redes sociais.
Porém, estar nas redes sociais não é tudo, pois é preciso saber como se comportar nestes ambientes virtuais. Adapte a sua linguagem ao vocabulário do seu público-alvo e às ferramentas disponíveis em cada plataforma como o uso de hashtag que destaca o textos, além de usar frases com palavra-chave, visando aumentar o número de acessos e seguidores.
Nas redes sociais também é importante interagir com os clientes, oferecendo os seus serviços, mas também sabendo ouvir as sugestões, reclamações e ajudando no esclarecimento de dúvidas, estes são pontos essenciais para fidelizá-los.
4- Adote o Help Desk
Ainda pouco usado no Brasil, o Help Desk é uma ferramenta muito utilizada para beneficiar o marketing empresarial nos Estados Unidos. Trata-se de um software instalado no site da empresa, no qual o cliente pode ter acesso a todas as informações dos produtos, formas de pagamento e recebimento das mercadorias. Dessa maneira, evita-se que o internauta deixe de comprar um produto porque não teve todas as suas perguntas respondidas.
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Importante frisar que o marketing e vendas costumam “andar” juntos.
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