Você já percebeu o valor das redes sociais para trabalhar o marketing da sua empresa? A verdade é que as redes sociais deixaram de ser um mero ‘local’ para as pessoas divulgarem suas informações e conversarem, passando a ser uma forma de marketing e propaganda poderosa. É simples, grande parte do tempo as pessoas estão passando em frente as redes sociais, com isso, a exposição aos meios de propaganda é alta. Quer aprender mais e saber as principais redes sociais para trabalhar marketing?
A importância das redes sociais para os negócios é notável, ainda mais quando se pensa nas campanhas promocionais e divulgações de empresas, o chamado marketing. Ocorre que existem muitos pequenos empresários que ainda não sabem os benefícios que podem obter através desse meio digital.
Quer conhecer mais sobre marketing? Veja nosso texto sobre marketing digital em redes sociais para pequenas empresas.
Com o objetivo de melhorar a aplicação do marketing nas redes sociais, montamos este artigo, explicando como fazer o marketing e quais as principais redes sociais para utilizar.
Como funciona o marketing nas redes sociais
O marketing são estratégias direcionadas para fazer com que as pessoas conheçam uma empresa ou serviço, bem como que se sintam atraídas a utilizá-lo. Simplificando é isso.
Mas afinal, como funciona o marketing nas redes sociais? É trabalhado da mesma forma que o marketing de forma geral? A resposta é não! O marketing nas redes sociais tem peculiaridades próprias e, quando não observadas, tornarão o seu esforço com marketing uma verdadeira perda de tempo.
Outra forma de marketing interessante de ser aplicada, principalmente para fidelizar os clientes, é o famoso marketing de relacionamento.
Antes de começar a trabalhar com as principais redes sociais, vou ensinar-lhe alguns pontos importantes de como fazer marketing em redes sociais.
Para conseguir atingir o objetivo de propagar a informação o mais rápido possível em uma proporção elevada, a melhor técnica é apostar na apelação emocional, ou seja, você precisa elaborar uma campanha que afete a parte emocional das pessoas. Um exemplo de campanha nesse sentido é uma campanha de produtos veterinários utilizar cães doentes, isto fará com que o lado afetivo das pessoas realce e, consequentemente, aumenta a propensão a compartilhar o conteúdo e indicar para outras pessoas.
Trabalhar com campanhas engraçadas e que a pessoa possa “marcar” amigos e se divertir também costuma trazer bons resultados.
Lembre-se, cuidado para não perder o foco da sua campanha, você precisa ter em mente que a propaganda da sua empresa precisa estar clara e perceptível.
O que são redes sociais – Saia da visão limitadora
Os iniciantes na prática de marketing em redes sociais tem uma visão bastante limitada de redes sociais, acreditando que redes sociais é apenas o Facebook e o Orkut. Esta visão acaba por impedir-lhes de atingir o máximo que o marketing em redes sociais pode possibilitar.
Entenda como redes sociais qualquer forma que se possa transmitir e receber informações. Por exemplo, o Chat Uol é uma rede social, em que pessoas transmitem informações. O Youtube, através de videos, é possível fazer excelentes campanhas de marketing, podendo ter uma dimensão incrível.
Se você aprender a explorar todos os meios de redes sociais para divulgar sua empresa, com certeza terá um aumento de clientes e, consequentemente, vendas!
Está com dificuldades de entender sobre marketing? Veja o conceito de marketing, quem sabe isso lhe ajude.
Vamos trabalhar agora as principais redes sociais, claro, você pode ter outra opinião, desejar acrescentar mais alguma, mas focamos nossos esforços em encontrar as que mais trazem resultados.
Rede Social Facebook
Embora o Facebook não seja a única rede social para se fazer marketing, com certeza é a mais apropriada e que traz a maior efetividade. Este gigante engloba mais de 1,5 bilhões de usuários únicos, é muita gente!
É fácil constatar isso, basta você perguntar para as pessoas que descobrirá que 9 em cada 10 possuem perfil no Facebook. Assim, imagine se você conseguir lançar uma campanha que tome um efeito viral, a quantidade de usuários que você conseguirá atingir e divulgar o seu negócio/produto.
O Facebook possui um sistema de publicidade bem elaborado e estudado, permitindo que interessados criem campanhas de acordo com seus objetivos específicos, selecionando faixa etária, região, pagamento por impressão ou por clique, interesses das pessoas que irão visualizar a campanha, entre outros filtros. Assim, a taxa de concretização do objetivo é maior, permitindo a elaboração de marketing em redes sociais efetiva e trabalhada.
Quer aprender sobre marketing multinível?
Youtube
Quem nunca abriu o youtube e olhou um vídeo? Garanto que, pelo menos uma vez na vida, você já fez isso!
O Youtube tem cerca de 1 bilhão de usuários, imagine a quantidade de acesso! Na verdade, essa rede social está próxima de se igualar com o Facebook, porém, oferece um serviço totalmente diferente, sendo que existe uma ‘integração’ entre o Youtube e o Facebook, podendo ser facilmente incorporado um vídeo no Facebook.
Quando você utiliza o Youtube para fazer marketing em redes sociais tem-se uma ‘facilidade’ a mais, qual seja, a possibilidade de criar um vídeo, falando tudo que precisa, com imagens previamente estudadas e falas. Sem contar que a linguagem corporal pode ser utilizada a seu favor. Perceba, é imensamente mais fácil você conseguir convencer alguém de algo através de um vídeo do que por fotos ou dizeres.
Lembramos ainda que um vídeo de 5 minutos, por exemplo, com certeza trará mais informações do que um texto de páginas, além do que, um vídeo de 5 minutos é rapidamente observado sem ‘enjoar/cansar’, enquanto um texto de 5 paginas deixará de ser lido no 2 parágrafo.
Explore o Youtube para fazer marketing em redes sociais, ficará surpreso com a repercussão da sua campanha.
Precisa se inspirar um pouco? Veja algumas mensagens de sucesso aqui!
Google +
O Google + ou também conhecido como Google Plus é uma forma de rede social semelhante ao Facebook, na verdade, foi criado com o objetivo de ser o concorrente direto do Facebook. Por isso, você encontrará funções semelhantes entre ambos.
Nesta rede social conseguirá formar grupos de amigos, semelhante ao Facebook, ainda, existe a possibilidade de compartilhar conteúdos como status, links, imagens e vídeos. Ou seja, a possibilidade de fazer marketing na rede social é praticamente idêntica ao do Facebook, porém, com poucos recursos para fazer publicidade paga, com filtros específicos.
O ideal é utilizar o Google + como forma de marketing, mas também para melhorar o SEO do seu site.
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Orkut
É fato que o Orkut perdeu espaço no tocante as redes sociais, mas ainda possui cerca de 30 milhões de usuários. Veja que a quantidade de usuários que utilizam a plataforma é bem expressiva, podendo o marketing ser uma ótima forma de conseguir novos clientes.
No orkut existe basicamente 2 formas de fazer marketing, através de comunidades ou por recados.
O marketing na rede social através de comunidades é mais ‘sutil’, porque irá fazer parte da comunidade quem tiver interesse, contudo, quando você utiliza os ‘recados’ para fazer a publicidade, você estará “forçando” a pessoa a ler, embora tenha uma magnitude maior pode ser mal interpretado, então cuidado!
Twitter – Marketing em redes sociais de poucas palavras
O Twitter é uma rede social bem peculiar, isso porque trabalha principalmente com ‘pequenos dizeres’. Para fazer marketing nesta rede social é importante que você consiga uma quantidade de seguidores elevada, com isso, toda vez que você publicar algo no seu Twitter, conseguirá uma magnitude de publicidade atraente.
Existem pessoas que aceitam, através de uma quantia financeira X, fazer propaganda de marcas e produtos em seus twitters. Acredite, o resultado pode ser bem em conta.
Um fator que precisa ser abordado ao falarmos do Twitter é que 80% dos usuários utilizam a rede social através de aplicativos em seus aparelhos móveis. Perceba que nesse caso, o mais importante é criar campanhas publicitárias curtas, afinal, no celular é bem complicado de ler frases enormes!
O Twitter possui cerca de 33 milhões de usuários, suficiente para dar um “UP” no seu negócio, não acha?
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