O composto de Marketing ou Mix de Marketing é formado por Preço, Promoção, Praça e Produto.
A equação é aparentemente simples, o que consiste na empresa aplicar os 4 P’s do Marketing para obter sucesso, mas se aprofundando no assunto veremos que o Composto de Marketing constitui um processo estratégico, pois analisa os 4 pontos básicos do complexo de Marketing detalhando todos os Fatores Críticos de Sucesso, a fim de que, combinados, encontrem sinergia, atinjam objetivos e posicione a empresa no mercado.
Para que um Composto de Marketing encontre uma análise e plano de ação perfeitos, devemos começar a análise pelo composto Produto.
A importância do Produto no Composto de Marketing
O produto é um dos itens mais importantes do Composto de Marketing, pois é o produto que se comunica com os consumidores e revela para eles a imagem da empresa, o seu nível de qualidade e, por que não dizer, seu posicionamento social.
O que ocorre atualmente no mercado é que os consumidores estão cada vez mais informados sobre como a empresa produz seus produtos, se os produz de forma sustentável, se os produz com nível desejado de qualidade e se atende às necessidades do cliente.
De nada adianta a empresa possuir uma impecável campanha de promoção se o produto em si não encanta o mercado consumidor? Portanto, antes de se ter um plano voltado para os outros itens do Composto de Marketing, é necessário a empresa rever a qualidade de seus produtos/serviços e se atende às expectativas dos consumidores.
O Composto de Marketing Produto como fator estratégico
Para que o produto constitua um importante instrumento estratégico dentro do Composto de Marketing (ou até Sinergia de Marketing) é necessário que a empresa avalie se o produto atende às necessidades do cliente, sabendo que os consumidores possuem necessidades reais, declaradas e não declaradas, que os fazem decidir ou não pela compra.
Entende-se por necessidades declaradas aquelas situações em que o consumidor deixa explícitas as suas necessidades e não declaradas, por decorrência, são as situações em que o consumidor não revela o que deseja, mas espera algo mais, como bom atendimento ou um brinde.
O empresário então deve estar sempre atento às necessidades declaradas e não declaradas do consumidor, sob pena de não fidelizar o cliente.
Os produtos/serviços exigem um estudo complexo, talvez o mais amplo do Composto de Marketing, pois o mercado consumidor cria a necessidade da empresa inovar, lançar novos produtos, ou até mesmo estender uma linha de produtos.
Neste momento é necessário repensar sobre o posicionamento do produto, ou seja, se é o momento de amadurecer e atingir novos mercados ou se é o momento de uma modificação na apresentação dos produtos/serviços, ou até mesmo repensar a forma de vender, o que implica em condicionar o produto/serviço a uma nova realidade. Por exemplo, mudar a proposta de garantias, realizar promoções do estilo compre um leve dois e outras iniciativas. O importante de análise do Composto de Marketing é neste processo é verificar as possibilidades e as necessidades de inovação, de acordo com o mercado consumidor e como ele evolui.
Os produtos/serviços devem acompanhar o passo do consumidor sem, no entanto, a empresa deixar seu foco com suas propostas de valor.
Preço – Composto de Marketing decisivo
O que torna o preço um componente decisivo do Composto de Marketing é a sua sensibilidade mercadológica, intrinsecamente ligada ao ambiente macro devido às condições econômico-financeiras encontradas no mercado.
Todos sabem que os preços são guiados pelos custos e devem ser considerados todos eles, sejam fixos, variáveis ou outros custos que podem ser considerados até ”invisíveis”, que são custos que passam despercebidos pelo empresário.
Mas também devemos considerar outros aspectos para uma eficiente precificação e sucesso deste Composto de Marketing, como no caso de algumas decisões que o empresário acaba tomando por receio ou engano devido á uma falta de informações ou uma análise mais aprofundada.
Por exemplo, uma decisão não muito acertada pode ser a de aceitar preços mais baixos para obter participação de mercado, desvalorizando assim o produto/serviço e passando por cima do preço que seria justo.
Também existem decisões tomadas de acordo com novos entrantes, ou seja, quando novos concorrentes entram no ramo e abala os empresários fazendo com que os mesmos alterem suas políticas de preços, o que pode significar uma decisão precipitada.
No processo de precificação dentro do Composto de Marketing, tão importante como atrair consumidores pelo preço é tornar o preço um quesito estratégico.
Esse processo começa com uma análise detalhada sobre o mercado consumidor e sua sensibilidade ao preço. Existem consumidores que são mais sensíveis ao preço e qualquer aumento abalará as vendas.
O importante nesse processo é manter e até melhorar a qualidade dos produtos/serviços, conhecer seu mercado consumidor e qual sua percepção e sensibilidade no binômio preço-produto. O nome que se dá a esta consideração é o que os especialistas chamam de Mapa de Valor.
Composto de marketing Promoção – Nova forma de promover produtos
O Composto de Marketing promoção deve englobar mais do que um sistema de publicidade, deve constituir um sistema capaz de motivar o consumidor e integrá-lo ao processo de venda e produção.
Atualmente as Redes Sociais têm sido um fator de promoção imprescindível, pois os produtos/serviços são oferecidos na era da Internet e é na web que o empresário encontra o que o consumidor realmente deseja, o que ele pensa e espera de seu produto/serviço e como está se comportando, ou seja, como este consumidor está comprando, qual seu estilo de vida, seus valores. Todas essas informações são preciosíssimas para empresa.
Diante disso a internet é hoje um canal importantíssimo para e empresa interagir com o mercado consumidor, criando sinergia e encantando esse mercado através deste Composto de Marketing.
Então uma dica para as empresas é investir em promoções na internet, sabendo que os seus consumidores com certeza acessam e rede mundial de computadores e fazendo da Web um canal de diálogo. Os novos consumidores procuram comprar de empresas que mantêm diálogo, sinergia e transparência diante do mercado.
Praça – Administração do Canal de Distribuição no Composto de Marketing
Para algumas empresas distribuição de produtos e alocação de serviços significa dispêndio e, para outras empresas, fator de sobrevivência por oferecerem produtos que deverão estar o mais próximo possível de seus clientes.
Mas independente da empresa e do serviço/produto que ela oferece, o canal de distribuição constitui um fator estratégico dentro do Composto de Marketing.
Muitos autores defendem que o Canal de Distribuição, a Cadeia de Suprimentos, etc., deveria na verdade ser chamada de Cadeia de valor. Mas porque Cadeia de valor?
Quando a empresa produz e oferece seu produto/serviço na dimensão Cadeia de Valor consegue obter vantagem competitiva, comprando dos melhores fornecedores, produzindo com qualidade e assim, oferecendo um produto final com proposta de valor e dentro dos objetivos do Composto de Marketing.
Isso significa que a produção obterá escala, redução de custos e qualidade. Por consequência, a empresa gerará lucro.
Para essa equação se tornar completa, o empresário deve também estudar se a Logística de que se serve tem uma proposta de valor. É um trabalho de muita pesquisa e análise de dados, mas que vale a pena.
Por fim, o Composto de Marketing – Preço, Produto, Promoção e Praça só serão eficientes se representarem para a empresa sinergia e constituírem uma combinação com infalível proposta de valor para o consumidor final.
óptimo conteúdo, já me ajudou bastante
Quem é o autor desse texto, estou pesquisando sobre o tema e gostaria dessa informaçao.
Olá,
Quem é o(a) autor(a) da matéria, por favor?
NOSSAAAAAA… QUE TEXTO MARAVILHOSO, AMEI E ESTÁ ME AJUDANDO BASTANTE. O AUTOR ESTÁ SIMPLESMENTE DE PARABÉNS!