Como utilizar o poder da embalagem para atrair mais clientes



Como utilizar o poder da embalagem para atrair mais clientesComo Utilizar O Poder Da Embalagem Para Atrair Mais Clientes? É uma pergunta que todos empresários deveriam fazer.

No cenário nacional, poucas empresas contam com o apoio de divulgação em TV e revista, por isso a embalagem torna-se a ferramenta mais importante para conquistar o consumidor. Cerca de 90% dos produtos colocados a venda no Brasil não possuem nenhum tipo de divulgação em mídia, sendo a embalagem o principal apelo de venda.




Apesar de a sabedoria popular dizer que não se deve julgar pela aparência, no mundo das vendas isso não acontece. Cada consumidor recebe, diariamente, milhares de estímulos ao consumo e, aqueles produtos que não se mostram diferentes e inovadores, caem no esquecimento.

Uma das melhores formas de chamar a atenção dos consumidores é através da embalagem. Em alguns segmentos, como o de perfumes, por exemplo, a embalagem tem um custo maior do que o próprio conteúdo. Cada perfume tem uma embalagem única e isso dá ao consumidor uma sensação de exclusividade.

 A embalagem ideal para seu produto

Para criar a embalagem ideal para seus produtos você precisa analisar alguns fatores como:

  • Conservação do produto: antes de qualquer coisa uma boa embalagem precisa permitir que seu produto chegue intacto até o cliente. Se sua empresa for do ramo alimentício, esse cuidado deve ser redobrado, pois embalagens de baixa qualidade poderão acelerar o processo de vencimento da validade do produto.
  • Distribuição: procure adaptar sua embalagem para que possa obter o melhor desempenho para a distribuição. Em muitos casos, pequenas alterações no tamanho e/ou formato de uma caixa pode permitir que um número maior de unidades seja transportado com um mesmo volume. E isso reflete diretamente nos gastos com frete.
  • Informações claras: a embalagem possui uma característica informativa. Nela devem estar contidas todas as informações a respeito do produto de acordo com todas as normas técnicas. Seja uma caixa ou um rótulo, cuide para que o consumidor possa facilmente identificar de que tipo de produto se trata. A embalagem deve trazer todas as informações possíveis, de maneira objetiva, clara e agradável.
  • Design: surpreenda seus consumidores com uma embalagem inovadora. Mas cuidado para não fugir dos padrões estabelecidos no mercado para sua linha de produtos. Uma boa dica é ficar atento aos grandes concorrentes, pois essas empresas investem muito em pesquisas de tendências e design dos produtos e podem lhe dar dicas valiosas sobre a elaboração da embalagem do seu produto.
  • Sustentabilidade: quase a totalidade das embalagens possui um destino único: o lixo. Sabendo disso, você precisa utilizar materiais que sejam biodegradáveis ou tenham impacto reduzido sobre o meio ambiente. Os consumidores estão cada vez mais atentos às questões ambientais e muitos dão preferência para empresas que demonstram essa mesma preocupação.
  • Código de barras: Esse é um item muito importante da embalagem, mas que nem sempre é tratado com a devida atenção. A qualidade e precisão do código de barras dos seus produtos são fundamentais tanto para os revendedores e distribuidores, que terão seus sistemas informatizados alimentados com os dados do código, como para seus consumidores, que esperam que seu produto não apresente problemas de leitura de código no momento da compra.

Embalagem Verde

Uma iniciativa que visa diminuir o impacto das embalagens no meio ambiente é a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), aprovada no ano passado após duas décadas de discussões no Congresso Nacional.

A lei abrange a responsabilidade das empresas em produzirem embalagens que gerem menos impacto ambiental, reforça as normas das coletas seletivas dos municípios e institui campanhas de conscientização popular.




Uma boa alternativa para participar é fazer com que a embalagem do seu produto fique mais tempo com o consumidor. Por exemplo, algumas pizzarias oferecem uma caixa de pizza que, depois de utilizada, pode ser transformada em quebra-cabeça em formatos de animais, carros, etc. Esse é um exemplo simples de como ter uma embalagem sustentável, pois algo que iria para o lixo acaba sendo reutilizado espontaneamente pelo consumidor.

Onde buscar auxílio para a embalagem dos seus produtos

Existem várias instituições, nacionais e internacionais, que têm por finalidade auxiliar as empresas na elaboração e aperfeiçoamento das embalagens. Abaixo estão relacionadas quatro dessas instituições:

1)     ABRE – Associação Brasileira de Embalagem

A representatividade da ABRE abrange toda a cadeia produtiva de embalagem, fabricantes de máquinas e equipamentos, fornecedores de matérias-primas e insumos, convertedores e usuários de embalagem, agências de design , instituições de ensino e entidades setoriais.

A ABRE promove eventos de atualização e formação para a indústria de embalagem, encontros e reuniões periódicas dos Comitês onde são discutidos temas pertinentes ao setor. O Centro de Informações da Associação dispõe de dados de mercado e de um extenso cadastro de fabricantes de embalagens, seus equipamentos e acessórios.


A ABRE possui um Centro de Informações que oferece:

Guia de Fornecedores do Setor de Embalagens: onde você encontra o cadastro de inúmeras empresas das diversas áreas da cadeia produtiva do setor de embalagem:

  • Agências de design
  • Associações de classe
  • Convertedores de embalagem
  • Instituições de ensino
  • Institutos de pesquisa
  • Insumos e acessórios
  • Máquinas e equipamentos
  • Matérias-primas
  • Usuários de embalagem

Dados estratégicos e de mercado: dados estatísticos sobre o mercado de embalagem são coletados através de um estudo exclusivo feito pela FGV – Fundação Getúlio Vargas, especialmente para a ABRE. O estudo contempla as seguintes áreas:

  • Participação de cada material no mercado nacional
  • Número de empregos gerados
  • Crescimento anual da indústria
  • Valor da produção
  • Exportações
  • E outras

Para conhecer mais sobre a ABRE visite o site http://www.abre.org.br.

2)     Instituto da Embalagem

O Instituto da Embalagem foi fundado em 2005 por profissionais renomados na área, com o objetivo de levar o conhecimento para o setor, vislumbrando seu avanço e crescimento. Ele tem como missão coordenar e realizar estudos, cursos, encontros e treinamentos que contribuam e desenvolvam o conhecimento de embalagens.

Alguns dos feitos do Instituto da Embalagem:




  • Montagem de 5000 kits com conteúdo para ensino sobre embalagens, em 2007;
  • 36 cursos de embalagens, 50 eventos, atingindo mais de 4200 profissionais;
  • Oito livros publicados.

O Instituto também participa das principais feiras nacionais e internacionais trazendo inovações e tendências mundiais.

Para conhecer mais sobre o Instituto da Embalagem visite o site www.institutodeembalagens.com.br

3)     CETEA – Centro de Tecnologia da Embalagem

No Brasil, o CETEA constitui a melhor alternativa para que produtores e usuários de embalagens desenvolvam atividades tecnológicas e solucionem seus problemas de forma eficaz e segura. O CETEA fica localizado no Estado de São Paulo, teve seu início na década de 60 e já recebeu vários prêmios do setor de embalagem nacional e internacional.

Ele tem como missão contribuir para o aumento da competitividade dos setores produtivos por meio da atividade de PD&I e de assessoria tecnológica especializada, visando à melhoria contínua dos sistemas de embalagem com benefício para a sociedade.

O CETEA conta com 2.000 m² de área construída e uma infra-estrutura avaliada em US$4 milhões, incluindo equipamentos de análise, informática e o acervo da área de Documentação e Informação. Ainda dispõe de Laboratórios de Ensaio dedicados aos diferentes tipos de embalagens, celulósicas (papel, cartão e papelão ondulado), plásticas, metálicas (aço e alumínio), vidro e embalagens de transporte e distribuição, com a infra-estrutura necessária a um Centro de Pesquisa.

Os principais serviços oferecidos pelo CETEA são:

  • Pesquisa e Desenvolvimento
  • Avaliação e controle de qualidade
  • Parecer técnico
  • Ensaios de materiais e produtos
  • Estudo de vida de prateleira
  • Especificação de embalagem
  • Consultoria
  • Treinamento
  • Cursos e seminários
  • Levantamentos bibliográficos
  • Publicações
  • Estudos de Avaliação do Ciclo de Vida – ACV

 Para conhecer mais sobre o CETEA visite o site www.cetea.ital.sp.gov.br.

4)     WPO – World Packaging Organisation

O WPO é a organização mundial do setor de embalagens. Trata-se de uma instituição sem fins lucrativos formada por institutos de vários países, inclusive do Brasil.

Os principais objetivos do WPO são:

  • Promover o desenvolvimento global de novas tecnologias no setor de embalagens;
  • Contribuir para o desenvolvimento do comércio internacional;
  • Monitorar os impactos das embalagens sobre o público consumidor e sobre o meio ambiente.

Para conhecer mais sobre o WPO visite o site www.worldpackaging.org.

Com as informações deste artigo você já será capaz de dar os primeiros passos para utilizar o poder da embalagem para atrair mais clientes para o seu negócio.




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