Prospecção de Clientes: o que é e como utilizar?

Prospecção de Clientes: o que é e como utilizar?Prospectar alguma coisa é de significado comum de todos, porém, quando dizemos em prospecção de clientes surgem muitas dúvidas sobre como agir ou o que fazer nestes casos.

A prospecção de clientes nada mais é do que a forma de buscar novos clientes no mercado. Mas se não for feita de maneira correta, esta prospecção vira mais uma procura desenfreada e sem objetivos que não levam a nada e deixam a empresa mais no prejuízo do que no lucro.

De certa forma, a prospecção de clientes pode ser considerada uma boa ferramenta para aumentar a carteira de clientes e as chances de boas negociações na empresa.

Como fazer a prospecção de clientes

Para saber quais são os seus clientes propensos à compra, algumas pesquisas de mercado poderão te ajudar na avaliação. Além disso, dados importantes devem ser estudados pela empresa até que sejam identificados os melhores consumidores.

Entre algumas análises estão:

1. Análise do negócio

Saber qual é o seu negócio e quem poderia fazer parte da prospecção de clientes é muito importante. Nesta parte, você deve analisar quais os produtos que vende, se são direcionados a um público específico, se são de uma marca renomada no mercado, qual a sazonalidade dos mesmos, benefícios que podem trazer aos consumidores, etc.

Depois de identificar estas características do seu negócio, que podem ser melhor trabalhadas a partir de um Plano de Negócios, é possível determinar quais seus propensos clientes e como aumentar as chances de vendas para os mesmos.

2. Análise do mercado

Depois de conhecer o seu tipo de negócio é ideal saber como o mercado está e como este grupo de clientes vê o seu produto. Outros fatores importantes é saber o tamanho do público, onde ele se localiza e qual o perfil de compra dos mesmos.

Com características importantes, é possível traçar o seu consumidor-alvo para que seja realizada a prospecção de clientes de maneira sensata e eficiente.

3. Segmentação de mercado


Conforme o público-alvo escolhido, segmentá-lo pode ser interessante para trabalhar com a prospecção de clientes. Por exemplo, você pode ter um público feminino a partir de 18 anos, mas separar por nichos, como dos 18 aos 25, dos 26 aos 40 e descobrir qual a melhor faixa etária é uma forma de ter um caminho a seguir e garantir bons resultados nesta etapa.

Mas e depois? Depois de descobrir com quem irá trabalhar, é o momento de criar as rotas certas para a prospecção destes clientes, ou seja, qual a melhor forma de alcançá-los.

Maneiras de fazer a prospecção de clientes

Algumas maneiras de fazer a prospecção de clientes podem ajudar a empresa a alcançar seus objetivos:

1. Estando presente nas redes sociais

Não tem como fugir das redes sociais quando seus possíveis clientes estão nela o tempo todo. Para isso, faça promoções e induza os consumidores a seguirem o perfil da empresa, responda a dúvidas e questionários, interaja de maneira informal e mostre como os clientes são importantes para a organização.

2. Utilize outras ferramentas de marketing digital

Além de estar presente nas redes sociais, saber utilizar ferramentas de marketing digital como um e-mail marketing ou links patrocinados é uma maneira de atingir o seu público-alvo garantindo bons resultados.

Caso não tenha experiência na utilização destas ferramentas, a contratação de uma empresa especializada no assunto é de suma importância para que as campanhas sejam feitas de forma correta para a prospecção de clientes.

3. Esteja onde seus clientes estão

Não é somente na internet que seus clientes vão estar (a não ser que seja uma empresa que trabalhe com algum produto específico para isso), então descubra onde eles costuma estar (na análise de mercado e segmentação) e se faça presente em diversos momentos como eventos, pontos de vendas, atividades culturais, etc.

Esta é uma forma de demonstrar que a empresa está em todos os lugares e de fazer o clientes ver e registrar melhor a imagem da organização. Assim, você busca seus clientes no lugar certo e mostra de forma certa como se importa com ele. O cuidado apenas é para que esteja presente nos lugares certos, pois do contrário, gastará dinheiro à toa buscando seu público onde não existe.

 

Estas são somente algumas formas de realizar a prospecção de clientes, pois com a evolução de tecnologias em nosso dia a dia sempre surgem novas formas de conseguir clientes para a empresa.

A inteligência, neste caso, está no fato de que não adianta simplesmente prospectar clientes se não irá retê-los. Então, não se esqueça de que a fidelização de clientes é uma parte importante e essencial para que a empresa consiga ter lucros contínuos.

Um cliente prospectado que compra uma única vez de sua empresa e não a indica para ninguém, não poderá nem mesmo pagar os gastos que teve com sua prospecção, mas quando ele se torna fiel e indica os produtos e serviços a outras pessoas, além de receber de volta o que gastou com a prospecção de clientes, ganha muito mais por muito tempo.

É assim que as empresas devem trabalhar a prospecção de clientes: como algo que deve ser aprimorado dia a dia e que resulte em outras ferramentas importantes para que os clientes façam parte da empresa e não apenas estejam de passagem.

Se não trabalhada desta forma, a prospecção de clientes nada mais é do que perda de tempo e de dinheiro para a organização. Então, antes de trabalhar com ela, lembre-se que esta é apenas a primeira etapa para o aumento de vendas da empresa.

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3 COMENTÁRIOS

  1. Ótimo conteúdo, também é possível contar com serviços de empresa especialista em prospecção de clientes como a EMGE e assim o empreendedor pode contar com uma equipe multifuncional com objetivo de gerar oportunidades de negócios enquanto foca na sua verdadeira vocação que é seu produto, recebendo apenas oportunidades reais de fechamento.

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  2. Na verdade eu gostaria de saber se consigo e como consigo contatos de e-mail e telefones de pessoas decisivas dentro das empresas.
    gostaria de saber se existe por exemplo, um cadastro das principais metalúrgicas Brasileiras?

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  3. Como sempre, excelente dicas!!!

    Com certeza se seguirmos a risca minimamente essas dicas, não haverá erros na prospecção de clientes.

    Gostaria de complementar esse artigo com uma dica de ferramenta que foi criada especialmente para a prospecção de clientes.

    Ziptime – zimtime.com.br é um sistema completo para a prospecção de clientes.

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