O que faz um auxiliar administrativoO que faz um auxiliar administrativo? Um auxiliar administrativo é responsável por executar serviços administrativos em geral, são serviços de apoio essenciais para que as obrigações administrativas da empresa sejam cumpridas.

As tarefas dos auxiliares administrativos mudam de acordo com a empresa em que exercem seu cargo.

Descrição do cargo

Entre as tarefas exercidas pelos auxiliares administrativos estão: rotinas do trabalho que incluem a recepção de usuários dos serviços da empresa, preenchimento de formulários, atividades de estrutura e formação de arquivos de documentos, recebimento e organização de materiais, atendimento telefônico, formação da agenda de atividades, digitação e elaboração de documentos, serviços auxiliares de controle financeiro, de estoques, atividades de compras de mercadorias, fornecimento de informações aos clientes internos e externos, serviços de apoio ao departamento pessoal como entrega de cheques, vales ,formulários e outros.

É solicitada também a presença dos auxiliares em reuniões ou em desenvolvimento de projetos.

Formação necessária

Para se candidatar ao cargo de auxiliar administrativo é necessário que o candidato possua escolaridade igual ao nível médio completo, e que conte ainda com cursos complementares de informática e outros conhecimentos necessários para exercer o cargo.

Formação básica

A formação básica para o auxiliar administrativo é o nível médio de escolaridade e cursos de informática, que é um requisito básico para exercer a profissão. Além disso, muitos auxiliares administrativos possuem também formação técnica e profissional com certificado próprio de auxiliar administrativo.

Os auxiliares administrativos que estão cursando uma faculdade de administração possuem mais chances de serem selecionados para uma vaga como auxiliar administrativo, pois cada vez mais o mercado busca profissionais que tenham uma visão ampla das tarefas a serem executadas.

Formação complementar

Quanto mais o profissional é qualificado mais preparado está para o mercado de trabalho e por isso, um auxiliar administrativo que possui bons conhecimentos em informática, língua portuguesa e fluência em inglês, com certeza será mais competitivo no mercado de trabalho.

Experiência necessária

Devido ao grau de complexidade da função, não é exigida muita experiência e dependerá do processo seletivo a experiência exigida pela empresa para realização das funções de auxiliar administrativo.

De forma geral, pede-se uma experiência de no mínimo seis meses a um ano. A experiência em empresas afins conta muito, por exemplo, quem pretende se candidatar a outro emprego de auxiliar administrativo ou mudar para o cargo de auxiliar administrativo deve se candidatar á empresas do mesmo setor demonstrando que já possui uma experiência no segmento.

Características pessoais e competências

Para exercer o cargo de auxiliar administrativo é necessário que o profissional tenha competências como uma boa digitação, ter uma letra legível, saber organizar e lidar com diversas tarefas ao mesmo tempo e outras habilidades e competências.

Quanto ás características pessoais para ser admitido ao cargo é necessário que se tenha postura profissional, capacidade de comunicação e de iniciativa, o profissional deve ser também discreto e assim não infringir o sigilo de informação da empresa, o dinamismo e a capacidade de trabalhar em equipe é também fundamental para se tornar um bom auxiliar administrativo, saber trabalhar sob pressão e ainda saber organizar tempo para exercer todas as tarefas no prazo, sem se atrasar, sem ficar excessivamente estressado e desagradável no ambiente de trabalho.

E quanto à vida pessoal, o auxiliar administrativo é um profissional que trabalha bastante, e por isso, deve cuidar da saúde e manter sua mente descansada e continuar estudando em busca de seus objetivos.

Tipos de auxiliar administrativo

  • Auxiliar administrativo financeiro – esse auxiliar administrativo é um cargo bem pedido no mercado e para exercê-lo o profissional deve saber lidar com as atividades do cargo que são: lançamento de notas fiscais em sistema, atividades de faturamento, além das atividades que cabem a todos os tipos de auxiliares administrativos.
  • Auxiliar administrativo bilíngue – quando a empresa busca selecionar este tipo de auxiliar administrativo, é porque procura um profissional que saiba realizar atividades como emissão de passagens aéreas e reserva de hotel, considerando o atendimento telefônico de outros países.
  • Auxiliar administrativo fiscal – empresas que selecionam auxiliares administrativos fiscais buscam profissionais que sejam capazes de lançar notas fiscais, alimentar planilhas, elaborar relatórios e outras tarefas.
  • Auxiliar administrativo de pessoal – esse profissional é selecionado para executar atividades como apoio para elaboração de folha de pagamento, folha de ponto, folha de férias, folha de vales e outros documentos.

Mercado de trabalho

No mercado de trabalho a procura de um auxiliar administrativo é bem amplo, pois todas as empresas precisam desse colaborador. É um cargo necessário em empresas de todos os portes e vários segmentos, pois em todas as empresas é necessário um colaborador que atenda as necessidades da empresa com serviços administrativos.

O mercado de trabalho para o auxiliar administrativo abrange empresas públicas e privadas, por isso para ser aceito no mercado de trabalho o auxiliar administrativo deve estar preparado para exercer com competência atividades em várias empresas, por isso é recomendável que o profissional realize cursos que abrangem diversas disciplinas afins, e é isso o que faz um auxiliar administrativo.

Pesquisa salarial

A faixa salarial para o profissional auxiliar administrativo varia entre R$ 700,00 a R$ 1.000,00, podendo receber também gratificações, horas extras e benefícios como vale alimentação, vale transporte, assistência médica e outros.

Dicas da Casa da Consultoria

Se existem consultores no mercado, é por que eles agregam valor às empresas. É a lei do mercado. Assim, sempre que tiver dúvidas em relação a um tema, lembre-se: a questão não é contratar ou não um consultor, mas qual contratar. Saiba mais.
Sou Andrea Alexandre dos Santos, Administradora, já participei de projetos voltados para a área de educação, informática, consultoria, gestão e empreendedorismo.
  1. Francisco das chagas de lima Responder
    Obrigado Andreia, gostei muito da sua explicação era o o suficiente pra mim valeu...
  2. Daniel Responder
    Muito boa a matéria! Me ajudou a entender com clareza a profissão de Auxiliar Administrativo. Muito Obrigado!

Deixe um comentário

*

captcha *