O que é planejamento estratégico?

0
5059

O que e planejamento estrategicoO planejamento pode ser definido com base em três planos: o planejamento operacional, o planejamento tático e o planejamento estratégico.

1) O planejamento operacional é realizado por gestores de níveis menores dentro da empresa e é formalizado através da elaboração de documentos que tratam das metodologias realizadas para implantar e desenvolver objetivos. Geralmente esses planejamentos possuem detalhes acerca dos recursos que serão imprescindíveis para a implantação e para o desenvolvimento das metas, dos colaboradores que as executarão, dos métodos que serão tomados, dos resultados obtidos e dos prazos que foram instituídos.

2) O planejamento tático visa melhorar e/ou alcançar metas em uma ou mais áreas dentro da empresa, sendo essas áreas níveis organizacionais mais inferiores. Portanto esse planejamento pode ser desenvolvido em curto prazo, já que geralmente os objetivos estabelecidos visam ser alcançados para obter objetivos maiores (que envolvem toda a organização e que têm prioridade dentro da empresa; objetivos impetrados através do planejamento estratégico).

3) O planejamento estratégico trata-se da análise de uma organização sob diversos aspectos, onde se definirão direções a serem obtidas, a longo prazo, através de ações palpáveis dentro da empresa.

Fazer planejamentos consiste na especificação de objetivos e metas a serem atingidas, determinando com antecedência, ações que permitam executá-los e atingi-los.

Sua Ideia de Negócio é Lucrativa?

Saiba quais são as 5 Perguntas Poderosas que podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Evite cometer os ERROS COMUNS dos empreendedores de primeira viagem. Saiba mais...

PS: No final eu apresento uma ferramenta que pode triplicar suas chances de sucesso com um negócio próprio. Clique aqui!.

Possuir estratégias consiste em selecionar meios e recursos para alcançar alvos/objetivos, ou seja, é ter meios definidos para construir um futuro que se almeja.

O planejamento estratégico, portanto, trata de determinar objetivos que se buscam alcançar e ações que permitirão chegar a esse alcance, respeitando sempre as condições (internas ou externas) e circunstâncias em que a empresa se encontra, onde será necessário haver disciplina e respeito aos processos para que eles possuam sustentação e coerência.

Em suma, o planejamento estratégico é importantíssimo para uma organização, pois permite almejar um futuro (fins) e programar-se para que o mesmo seja alcançado, identificando o que precisa ser feito e como deve ser feito (meios) para realizar sua meta. Esse planejamento é decisivo para o sucesso organizacional, onde o principal responsável por ele está concentrado especialmente no pessoal que gere a empresa, já que é necessário tomar importantes decisões dentro da organização.

– Aspectos do planejamento estratégico:

O planejamento estratégico é o mais importante dentro de uma organização porque envolve a gestão dos principais administradores da empresa e necessita da ação de todos os membros da mesma, sejam eles gestores ou funcionários operacionais. Além disso, esse planejamento analisa oportunidades e perigos que existam dentro ou fora da organização e a partir disso, foca-se em estabelecer meios e fins, não se esquecendo de indicar aos atores desse planejamento, suas respectivas funções e competências segundo a necessidade coletiva, individual ou empresarial.

O planejamento estratégico será unido e identificado, portanto, em ferramentas que esclarecerão aos atores da organização e à própria organização:

1) sua missão; fazendo-os refletir sobre a razão de existir/ser e para que e em que eles são úteis;

2) sua visão; fazendo-os refletir onde querem chegar e para que querem chegar;

3) seus valores; fazendo-os refletir sobre seus ideais e prioridades, sendo estes, necessários para enxergar seus objetivos;

4) suas estratégias; fazendo-os refletir sobre como (através de que) se podem alcançar as metas traçadas.

– Vantagens do planejamento estratégico:

Uma empresa que aplica o planejamento estratégico à sua gestão consegue apoiar os administradores na adaptação e adequação às modificações do meio; dá auxílio à materialização efetiva de importantes acordos obtidos; permite aos administradores se capacitar e gerir os funcionários e a empresa com maior perceptibilidade; consente o estabelecimento de responsabilidades mais concisas; proporciona organização às atividades dos funcionários; auxilia a coordenação dentro de diversas áreas e entre elas; estabelece objetivos com mais especificidade e clareza; reduz gastos, esforço e tempo da realização das atividades; entre muitas outras vantagens.

– Desvantagens do planejamento estratégico:

Infelizmente em tudo que há vantagens, há também desvantagens. O planejamento estratégico, por ser estabelecido em longo prazo, causa retardamento em suas ações e por isso demora mais tempo para ser concluído. Além disso, as inovações e iniciativas dos gestores podem se tornar restritas devido o foco em resultados determinados pelo planejamento.

Devido à necessidade de atuação de todos os colaboradores e gestores de uma empresa, e visto que cada pessoa trabalha de uma forma diferente, nem todos atuarão de forma simultânea no planejamento estratégico, e sempre haverá dificuldade em seguir rigorosamente todos os atributos do mesmo. Apesar das desvantagens, o que possui maior peso no planejamento estratégico, é a sua execução, por isso não basta que seja feito apenas o planejamento, mas também seu implemento.

Como fazer um planejamento estratégico?

Seguem algumas dicas de como realizar o planejamento estratégico na sua empresa:

1) Determine a visão e a missão do seu empreendimento:

I) Visão: defina o rumo que você pretende que a sua empresa tome e o que você deseja que ela se torne; reflita sobre as pretensões e valores organizacionais. Pense em perspectivas futuras, ou seja, que podem ser realizadas em longo prazo, e que possuam objetivos que visem vencer a competitividade e/ou desafiar e vencer obstáculos. Determine também um tempo para que você possa gerir os seus objetivos de modo a alcançá-los dentro do prazo.

II) Missão: busque refletir sobre qual o objetivo da existência da sua corporação. Você cumpre os propósitos do empreendimento? Qual a importância do que a empresa faz? Pense sobre o que você e a sua empresa devem fazer, de que forma devem fazer e a quem desejam alcançar; elabore soluções para corrigir problemas.

2) Analise o meio que envolve e influencia sua empresa:

I) Ambiente externo: analise tudo (a economia local/global; questões ambientais, políticas, sociais, tecnológicas, legais e culturais; estude o público consumidor, a concorrência, e os distribuidores e fornecedores,) o que possa gerar obtenção, perda de renda e que de alguma forma influencia externamente sua empresa. Identifique novas oportunidades e mercados; encontre novas opções de divulgação da sua marca; verifique se existem ameaças ambientais que ameaçam a imagem e integridade da sua empresa e busque envolver-se com a sustentabilidade ambiental;

II) Ambiente interno: pontue as qualidades e defeitos que sua empresa possui; assim você poderá estabelecer melhorias e, quando necessário, capacitação coletiva e/ou individual.

3) Defina metas e objetivos para sua empresa: após ponderar sobre as coisas citadas anteriormente, determine objetivos e estabeleça metas para alcançá-los.

4) Implemente as estratégias proposta: o planejamento torna-se vão quando as estratégias não são cumpridas, portanto, cumpra rigorosamente o que você propôs para melhorar sua empresa.

5) Faça um feedback e controle: verifique se os resultados obtidos foram alcançados, e caso não tenham sido, faça um replanejamento e mãos à obra.

– Administração ou Gestão Estratégica

A administração estratégica ou gestão estratégica associa a administração ao planejamento estratégico, onde gestores/administradores continuamente passam a tomar atitudes estratégicas visando realizar objetivos a longo ou curto prazo.

A gestão estratégica tem sido muito utilizada não só em empresas privadas como também na administração pública, devido às exigências que a sociedade faz. Essa gerência estratégica de organizações pública na atualidade tem grande importância, pois consiste em uma possibilidade de a sociedade ter os resultados que exige e espera, e contribui não somente com a sociedade, mas com a própria gestão no sentido de alcançar os objetivos que a instituição possui.

FIQUE ATUALIZADO!

Receba Sacadas de Negócios Diretamente no Seu E-mail!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here