Montar Um Negócio X Concurso Público

0
3616

 

Montar Um Negocio X Concurso PublicoMontar um negócio x concurso público é uma dúvida comum que perturba o sono de quem está em busca de uma forma de “arrumar sua vida financeira”. A verdade é que ambas as possibilidades podem ser uma boa forma de se manter, mas claro, dependendo do perfil e do objetivo, uma pode ser melhor que a outra. Por isso, vamos trazer para você os pontos mais importantes e boas dicas para conseguir se decidir sobre montar um negócio x concurso público, aproveite!

Duas formas de ganhar dinheiro bastante promissor e diferente, o que torna ainda mais difícil decidir qual é a mais atraente, mas com certeza, depois de ler até o final desse texto você saberá qual é a melhor OPÇÃO para você.

Renda Variável x Renda Fixa

É impossível não analisarmos as características dos benefícios de ambas as modalidades.

Ao montar um negócio você terá uma renda variável e que, antes de se tornar promissora, levará um prazo de 1 a 2 anos. Uma renda variável não costuma ser a opção mais “em conta” para as pessoas, já que saber exatamente quanto irá ganhar é muito melhor para administrar as finanças e se programar.

Sua Ideia de Negócio é Lucrativa?

Saiba quais são as 5 Perguntas Poderosas que podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Evite cometer os ERROS COMUNS dos empreendedores de primeira viagem. Saiba mais...

PS: No final eu apresento uma ferramenta que pode triplicar suas chances de sucesso com um negócio próprio. Clique aqui!.

Quer algumas dicas para jovens empreendedores?

Já quando o negócio é concurso público a renda se torna fixa e você saberá que todos os meses poderá contar com um valor X. Nesse quesito, vale ressaltar que a remuneração de um servidor público costuma sofrer poucos reajustes significativos (aumentos) e dificilmente atingirá um valor muito superior do que no momento do ingresso.

Analise seu perfil, se você é uma pessoa de liderança e empreendedora, sem contar que gosta de desafios e cuida bem de suas finanças, a melhor opção será montar um negócio, já se preferir ter certa estabilidade mas sem a possibilidade de ganhar muito dinheiro, preste concurso público.

Investimentos

Montar um negócio exige um investimento relativamente alto e, para isso, ou você terá de ter dinheiro guardado ou fazer um empréstimo, como é o caso da modalidade de refinanciamento de imóvel.

Estudar para concurso exige um risco menor e uma aposta do seu patrimônio baixa, afinal, no máximo você comprará algumas apostilas e pagará um bom curso preparatório.

Observando desta óptica, caso você não esteja com “dinheiro sobrando”, a melhor opção é se dedicar para concursos públicos.

Quer negócios para trabalhar em casa?

Tempo de Retorno

Nesse quesito eu sou mais a favor de montar um negócio.

Quando você montar seu próprio negócio com certeza verá “a cor do dinheiro” muito antes do que estudando para concurso. Talvez não seja uma grande soma, mas já ajuda.

Um negócio, até mesmo no início, permitirá você retirar parte dos lucros e, consequentemente, reinvestir ou gastar um pouco com você mesmo.

Agora, ser os chamados concurseiros é estar sem dinheiro! Você passará parte do seu dia estudando, normalmente 4 horas a 6 horas, não trabalhará, terá custo com seus cursinhos e evitará sair e ressacas. Resumindo, sem trabalho não existe dinheiro e como estará apenas estudando, até ser aprovado ficará só na vontade.

Contas já Existente

Ter contas para pagar já é ruim, agora imagine ter contas e não ter dinheiro entrando, é ainda pior!

Se você é daquelas pessoas que financiou carro e comprou diversas coisas que precisa pagar, esqueça o concurso público, porque você ficará um prazo mínimo de 1 ano até ter a chance de receber dinheiro e, consequentemente, como fará para pagar as contas?

Ao abrir um negócio próprio, desde que se esforce bastante, você já pode iniciar os primeiros meses tendo lucros, o que permite pagar suas contas.

Ainda, você pode ter a dúvida sobre o que é melhor: franquia ou negócio próprio?

Risco de Insucesso

Nesse fator o concurso público é dezenas de vezes melhor.

O risco de insucesso para ser aprovado em concurso publico é zero, isso porque depende apenas de tempo, um dia você conseguirá! Já ao montar um negócio você investiu, e caso não tenha o retorno esperado irá a falência e perderá o que você colocou.

Por isso, caso pense em montar um negócio é importante um bom modelo de plano de negócio.

Além disso, procure pelos melhores ramos de negócios para investir, bem como, que sejam de preferência de baixo investimento inicial.

Ter Vocação

A vocação é algo que vem do íntimo de cada pessoa. Não basta só o dinheiro, é preciso fazer o que gosta, ou pelo menos o que não detesta.

Por exemplo, uma pessoa para montar um negócio precisa ter vocação, gostar de negociação, caso contrário será bem difícil. Tenha em mente que montar um negócio não é apenas para quem quer, é para quem gosta de desafios e de ser seu próprio chefe. Acredite, você terá muita responsabilidade!

Pensando no Futuro

Planejar e pensar no futuro são fundamentais, e este talvez seja o ponto que mais pesa na hora da decisão de montar um negócio x concurso público.

Um concurso público irá lhe trazer prerrogativas que jamais encontrará em outro lugar, como é o caso da estabilidade e da aposentadoria com os proventos integrais. Já pensou ganhar durante a vida inteira o seu salário e ainda ter os reajustes que o seu cargo sofrer? É realmente bom.

Contudo, o lado negativo de ser um concursado é que você não terá como aumentar o seu salário, salvo os reajustes do seu cargo.

Ao montar um negócio você sempre correrá o risco de ir a falência, mas terá também sempre a possibilidade de montar filias, trabalhar mais ou até mesmo contratar funcionários e administrar.

Veja como montar uma loja virtual aqui, um negócio que exige pouco dinheiro e pode trazer bons lucros!

A sugestão para escolher entre montar um negócio x concurso público é analisar o seu perfil. Verifique se você é uma pessoa segura e que deseja estabilidade ou se prefere arriscar e novos desafios, consequentemente este montar um negócio e aquele estudar para concurso público.

E Você, o Que Prefere? Montar um Negócio x Concurso Público.

FIQUE ATUALIZADO!

Receba Sacadas de Negócios Diretamente no Seu E-mail!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here