Liderança situacional



Liderança situacionalO que é liderança situacional? A liderança é de extrema importância para as organizações, pois busca conduzir e orientar pessoas aos resultados que são imprescindíveis para as empresas. Pois, a liderança procura realinhar a equipe para que alcancem os objetivos e metas.

Para sermos mais específicos a liderança é a concretização de objetivos através das pessoas.




O papel do líder

O líder não está na organização para exercer apenas um papel de chefia que consiste em supervisionar e lembrar normas e regras com autoridade.

Sua Ideia de Negócio é Lucrativa?

Saiba quais são as 5 Perguntas Poderosas que podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Evite cometer os ERROS COMUNS dos empreendedores de primeira viagem. Saiba mais...

PS: No final eu apresento uma ferramenta que pode triplicar suas chances de sucesso com um negócio próprio. Clique aqui!.

Então, o trabalho do líder é contar com o apoio da equipe para realizar o seu trabalho e acreditar na capacidade das pessoas para o desenvolvimento institucional.

Assim, o papel da liderança é de condução e de motivação, pois o líder tem uma missão institucional e precisa orientar e conduzir seu time a fazer o que for necessário para realizar com excelência todos os passos em busca da realização dessa missão.

O papel da motivação na liderança é manter o time comprometido, fazendo com que cada colaborador tenha interesse quanto ao seu desenvolvimento profissional e ainda entusiasmo no trabalho. Pode parecer simples, mas para o líder isso significa saber conduzir a equipe levando em consideração as necessidades individuais e as necessidades da empresa, de acordo com diferentes motivações e interesses.

Liderança situacional

A liderança é uma das competências mais cobiçadas no mercado de trabalho, isso porque, a liderança pressupõe um conjunto de qualidades: criatividade, comunicação, capacidade de adaptação, capacidade de aprender e outras características.




Esta liderança situacional é o estilo de liderança que cabe às situações empresariais, situações inadiáveis como: crises, mudanças, reengenharia, fusões e etc. E em todas essas situações se faz necessário uma liderança comprometida e madura.

Competências do líder situacional

-Maturidade profissional: quando o indivíduo assume o seu trabalho com ampliação de responsabilidades, com proatividade e sem a necessidade de orientação. A produtividade e desempenho dos profissionais maduras são ótimos, uma vez que faz uso de suas habilidades técnicas, intelectuais e comportamentais de forma mais intensa.

-Foco: o líder situacional ensina a equipe a ter foco e entregar as tarefas em tempo hábil e com desempenho. No mais, o líder situacional apoia o liderado promovendo feedbacks quando necessário, sem a necessidade de intensa supervisão.

-Delegação: o líder situacional delega responsabilidades a fim de que a equipe esteja motivada e ciente de sua capacidade em tomar decisões.

Devido à realidade dinâmica do mercado, a liderança situacional é cada vez mais recorrente, sendo que as empresas mais competitivas são aquelas que contam com uma liderança situacional rumo ao desenvolvimento organizacional.




FIQUE ATUALIZADO!

Receba Sacadas de Negócios Diretamente no Seu E-mail!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here