Dicas de Organização Financeira Para Startups

0
1856

Organizacao Financeira Para StartupsO grande problema de muitas empresas é que elas acabam fechando no primeiro ano de vida por dificuldades financeiras, e com as startups não é diferente. O negócio precisa crescer e a atenção deve estar voltada para o mercado, porém não se deve descuidar das contas.

Por isso é importante se organizar financeiramente para garantir o sucesso de sua startup. Veja algumas dicas poderosas:

Tenha Organização

Essa é a regra para que tudo possa sair como o planejado, por isso é preciso seguir algumas rotinas para não se perder. Lembre-se de que as contas da empresa não devem se misturar com as pessoais, por isso o caixa da empresa é para pagar somente as contas dela.

Estabeleça datas para fazer os pagamentos. Por exemplo, pode-se fazer isso toda segunda-feira. Você já paga as contas da semana e elas não correm o risco de atrasarem para ter que pagar juros.

Utilize Softwares Específicos

Controlar todas as contas em uma planilha pode não ser a melhor solução até porque estamos muito propensos a falhas humanas. Nesse caso, uma boa escolha são os softwares específicos para esse fim e, por mais que sua empresa não tenha muito recursos, é possível encontrar boas opções no mercado, tendo até mesmo alguns gratuitos com recursos mais limitados.

Sua Ideia de Negócio é Lucrativa?

Saiba quais são as 5 Perguntas Poderosas que podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Evite cometer os ERROS COMUNS dos empreendedores de primeira viagem. Saiba mais...

PS: No final eu apresento uma ferramenta que pode triplicar suas chances de sucesso com um negócio próprio. Clique aqui!.

Com isso não será preciso uma equipe financeira grande para gerenciar as contas e assim se diminui o tempo gasto com essa atividade. Alguns programas permitem que você não apenas controle a entrada e saída de dinheiro como também os estoques, compras, vendas e outras informações importantes. O melhor é que tudo isso fica combinado em um único local e ainda permite a emissão de relatórios.

Acompanhe o Fluxo de Caixa

O fluxo de caixa é a melhor ferramenta para saber quanto dinheiro entrou e saiu da empresa e também a quantidade prevista no futuro. Com isso é possível organizar melhor as finanças e também fazer projeções para os próximos meses, verificando a viabilidade de investimento em projetos.

Dessa maneira você consegue prever diversos cenários e tomar as melhores decisões para que não haja preocupação com o dinheiro no futuro.

Conte Com um Profissional

Cuidar das finanças de uma empresa não é a mesma coisa que cuidar das finanças pessoais, pois nesse caso é preciso mais atenção e conhecimento técnico. Mesmo que se tenha noção de como fazer, é preciso ter um profissional especializado.

No caso das startups nem sempre será possível ter um departamento financeiro ou uma pessoa responsável apenas por isso, então uma boa escolha é recorrer aos escritórios de contabilidade.

Dessa forma é possível ter um maior controle sobre as contas e também receber as orientações necessárias para que seu negócio continue crescendo.

Estude e Planeje

Por mais que você siga todas essas dicas na hora de tomar decisões que envolvam dinheiro é preciso estar a par da situação. Mesmo que tenha uma pessoa especializada para cuidar das contas, você deve ter conhecimento sobre elas, afinal, somente assim poderá tomar as decisões sobre os investimentos.

Por isso entenda bem qual a situação atual, a previsão futura e como seus investimentos e projetos podem atuar diretamente no lucro da empresa, somente após analisar bem é que se deve decidir o fazer.

Seguindo essas dicas de organização financeira para startups você consegue aumentar significativamente as chances de sucesso de sua empresa.

E Você, já Começou a Colocar Alguma Das Dicas de Organização Financeira Para Startups em Prática?

FIQUE ATUALIZADO!

Receba Sacadas de Negócios Diretamente no Seu E-mail!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here