Como Registrar a Marca da Sua Empresa

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Registrar a Marca da Sua EmpresaRegistrar a marca da sua empresa é algo que não pode ser deixado para a última hora, com empresas sendo abertas todos os dias, a sua marca corre risco de já existir ou alguém registrar uma nova marca antes que você o faça. Já na etapa do planejamento de sua empresa e/ou empreendimento faça uma lista com possíveis nomes para a sua marca e consulte os nomes existentes e reserve o nome tão sonhado da sua marca. Qualquer usuário com acesso á Internet pode em minutos descobrir quais nomes estão disponíveis e os que não estão no cadastro da instituição de registro.

Apenas 60% das empresas conseguem registrar sua marca

Todos os anos mais de 90 mil empresas entram com o pedido de registro de marcas em todo o país, dentre estas as que realmente conseguem o registro são certa de 60%. Calcula-se que haja no Brasil mais de 500 mil marcas registradas, é recomendado sempre registrar sua marca antes de iniciar o negócio, pois coincidências de nomes de marcas são comuns e se a sua marca não estiver devidamente catalogada corre o risco de ser punido judicialmente, o prejuízo vem como conseqüência.

Preparando a marca para registrar

Reserve um tempo e com calma e paciência analise a lei que rege os registros de marcas. Ela pode conter pormenores que por um motivo ou por outro pode afetar a administração do seu empreendimento e/ou negócio. De preferência consulte e/ou contrate um profissional que lhe dará todo o suporte para entender essa lei.

O registro da marca antes de tudo só é possível para atividade lícita, prática e que esteja relacionada com o produto e/ou serviço pelo qual está sendo registrado. Se montar, por exemplo, uma marca para uma fábrica que crie móveis não poderá usar essa marca para usar em uma loja de utilidades. Cada marca registrada tem o seu ramo específico de atividade e agir fora dela usando a marca não é recomendado.

Ao registrar a sua marca inclua nela também não só slogan, texto, mas também a sua identidade visual. Logomarca e outros símbolos devem ser anexados no pedido, caso contrário corre o risco de um concorrente usar a sua identidade visual e não ser punido, pois o seu registro da marca não incluía isto.

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Sempre tenha em mente que o cadastro das marcas na instituição responsável é organizado em classes e categorias. Se já existe um registro, por exemplo, da marca “Maça de ouro” é possível registrar esta marca mesmo assim desde que o ramo de atuação da sua marca seja diferente. Se uma padaria, por exemplo, tiver o nome “Maçã de ouro” e na mesma rua existir supermercado com o mesmo nome não existirá problemas judiciais por causas disto.

Se a sua marca tiver alguma referência á algum personagem, artista, atriz, cantor ou qualquer outra relação á direitos autorais de terceiros pense duas vezes antes de registrar, com exceção de casos autorizados pelo autor. Dependendo do caso isso pode atrasar o seu pedido de registro e gerar dor de cabeça e perda de tempo.

Caso tenha registro na junta comercial não se preocupe, o registro no INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial) tem abrangência nacional e ao registrar no INPI, que é instituição responsável pelo registro de marcas e patentes no Brasil, o registro na junta comercial já é ofuscado e cancelado pelo registro no INPI.

Registrando a marca

Antes de tudo é preciso conhecer o sistema burocrático do INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial) que não é tão complexo o tanto quanto muitos empreendedores pensam. Fornecendo os documentos necessários e acompanhando de perto todo o processo e pagar algumas taxas administrativas que não são tão caras quanto se imagina. O seu pedido será analisado e estudado e caso não haja nenhum obstáculo ele será aceito, mas, não é por que o pedido foi feito que será registrado, há uma séries de processos até isso acontecer, caso seja aprovado.

A marca para registrar pode ser uma marca de produto, de serviço, coletiva, de certificações, pode ser algo real ou algo simbólico que identifique o seu empreendimento. O preço para o registro e entrada no processa é menos do que R$ 500 tanto para pessoa física e pessoa jurídica de todos os portes, com o registro aprovado o custo para proteção nos primeiros dez anos e o certificado do registro sai por menos de R$ 800. Dependendo do porte da empresa e do empreendimento há descontos que podem chegar á 50%.

Vantagens de uma marca para sua empresa

Ter uma marca para sua empresa é mais do que ter um símbolo gráfico nos produtos e serviços do seu empreendimento e/ou negócio. Marca é como se fosse o seu nome e nele é depositada a confiança do consumidor, dos fornecedores e de todos os elos sociais e comerciais que envolvem a empresa. O consumidor pode ter um elo emocional com a marca, como por exemplo, algumas marcas de bebidas e refrigerantes que só de lembrar-se da marca ela quase se vende e se promove sozinha. Ao lembrar uma marca um consumidor pode ser persuadido a realizar um desejo, uma vontade que só se satisfaz quando ele consome o produto em questão.

Uma mulher, por exemplo, ao usar certa marca de roupa íntima pode se sentir ainda mais disposta a demonstrar os seus sentimentos ao seu parceiro, um adolescente pode se sentir mais aceito entre seus amigos e se auto afirmar ao comprar uma determinada roupa, sapato, acessórios eletrônicos e de certa forma ter os seus cinco minutos de fama, um adulto pode comprar certo veículo pela sua paixão pelo automobilismo influencia pelo seu conhecimento e paixão a certa do assunto.

Pense nesse aspecto e em outros relacionados ao planejar a sua marca. Ter uma marca de sucesso representa a imagem e conceitos que todos em volta da sua empresa acumulam com tempo levando em conta vários fatores como atendimento, qualidade e muitos outros aspectos particulares que envolvem sua empresa.

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