O ambiente de trabalho exige profissionalismo e seriedade, lembrando que o sucesso profissional também advém da postura profissional adequada.
Possuir uma postura profissional ideal ao atendimento não é difícil, porque basta lembrar que em todos os setores de uma empresa e em qualquer ramo de atividades é requerida do trabalhador uma postura que exige educação, respeito, impessoalidade, cortesia e outros itens.
Para uma postura profissional adequada, é necessário que o trabalhador atenda alguns requisitos e o primeiro deles é a recepção de clientes. A recepção é o primeiro contato com clientes internos e externos e por isso, nada de cumprimentar com atitudes como beijinhos, tapinhas nas costas, abraços, basta um aperto de mão firme.
O próximo passo é como desenvolver a conversação com o cliente.
Conversas
As conversas são capazes de expressar o que as pessoas sentem e pensam como também são capazes de revelar o grau de instrução, cultura e capacidade intelectual. Por isso, para manter um bom nível em conversas e poder evoluir em seu trabalho:
– Leia jornais, bons livros e atualize-se.
– Evite falar sobre pessoas que não estão presentes
– Não fale excessivamente, além de ser perturbador, aprende mais quem ouve mais.
– Faça pausas para falar
– Não interrompa conversas, pois essa atitude é muito constrangedora.
– Não converse apenas para se exaltar ou exaltar suas preferências.
– Evite expressões pejorativas que podem ser mal interpretadas, escolha bem as palavras. Lembre-se que as palavras têm poder e podem ser distorcidas.
– Mesmo discordando, não atropele e só fale quando a outra pessoa terminar.
– Não toque na pessoa enquanto conversa, é deselegante.
– Fale de forma clara e olhe para a pessoa, prestando atenção em quem está falando.
– Demonstre interesse e não grite.
De acordo com a conversa estabelecida os clientes internos ou externos se sentirão bem.
Postura no atendimento telefônico também é importante. Ao atender o telefone, seja cordial, educado, fale claro e pausadamente, evite euforia e não se esqueça de dizer o nome da empresa e depois deseje bom dia ou boa tarde.
Se precisar dar uma pausa, diga um momento e não um minuto, anote todos os recados de forma precisa e não tome o tempo de quem está do outro lado da linha.
Expressões verbais
As expressões verbais também é outro ponto que merece atenção de quem quer ter uma boa postura profissional.
Ao se expressar não é necessário gritar ou falar baixo demais, tenha uma voz moderada e fale com confiança. Abandone expressões verbais que são gírias como: querido, linda, tio (a). Mencionar estas gírias pode soar como cinismo.
A postura profissional requer também um comportamento dedicado em atender com prontidão, qualidade, com um espírito prestativo e voluntário.
A primeira etapa para uma postura profissional é aceitar que a postura atual possui defeitos e pontos fracos que podem e devem ser melhorados. Lembre-se que um comportamento positivo e proativo gera outro comportamento semelhante.
Por isso, haja com cortesia, honestidade, interesse e tudo mais será solucionado com espontaneidade.
Em situações difíceis não se esqueça de manter o equilíbrio e a calma e demonstre interesse em apresentar soluções.
Tenha em mente a disposição de ouvir, não perca o bom humor e trabalhe em equipe, afinal, o cotidiano é repleto de desafios.
Uma postura profissional proporciona a valorização do trabalhador, uma boa imagem para a empresa e o bem-estar dos clientes.
PARABÉNS PELO ARTIGO.