Postura profissional

Postura profissionalO ambiente de trabalho exige profissionalismo e seriedade, lembrando que o sucesso profissional também advém da postura profissional adequada.

Possuir uma postura profissional ideal ao atendimento não é difícil, porque basta lembrar que em todos os setores de uma empresa e em qualquer ramo de atividades é requerida do trabalhador uma postura que exige educação, respeito, impessoalidade, cortesia e outros itens.

Para uma postura profissional adequada, é necessário que o trabalhador atenda alguns requisitos e o primeiro deles é a recepção de clientes. A recepção é o primeiro contato com clientes internos e externos e por isso, nada de cumprimentar com atitudes como beijinhos, tapinhas nas costas, abraços, basta um aperto de mão firme.

O próximo passo é como desenvolver a conversação com o cliente.

Conversas

As conversas são capazes de expressar o que as pessoas sentem e pensam como também são capazes de revelar o grau de instrução, cultura e capacidade intelectual. Por isso, para manter um bom nível em conversas e poder evoluir em seu trabalho:

– Leia jornais, bons livros e atualize-se.

– Evite falar sobre pessoas que não estão presentes

– Não fale excessivamente, além de ser perturbador, aprende mais quem ouve mais.

– Faça pausas para falar

– Não interrompa conversas, pois essa atitude é muito constrangedora.

– Não converse apenas para se exaltar ou exaltar suas preferências.

– Evite expressões pejorativas que podem ser mal interpretadas, escolha bem as palavras. Lembre-se que as palavras têm poder e podem ser distorcidas.

– Mesmo discordando, não atropele e só fale quando a outra pessoa terminar.

– Não toque na pessoa enquanto conversa, é deselegante.

– Fale de forma clara e olhe para a pessoa, prestando atenção em quem está falando.

– Demonstre interesse e não grite.

De acordo com a conversa estabelecida os clientes internos ou externos se sentirão bem.

Postura no atendimento telefônico também é importante. Ao atender o telefone, seja cordial, educado, fale claro e pausadamente, evite euforia e não se esqueça de dizer o nome da empresa e depois deseje bom dia ou boa tarde.

Se precisar dar uma pausa, diga um momento e não um minuto, anote todos os recados de forma precisa e não tome o tempo de quem está do outro lado da linha.

Expressões verbais

As expressões verbais também é outro ponto que merece atenção de quem quer ter uma boa postura profissional.

Ao se expressar não é necessário gritar ou falar baixo demais, tenha uma voz moderada e fale com confiança. Abandone expressões verbais que são gírias como: querido, linda, tio (a). Mencionar estas gírias pode soar como cinismo.

A postura profissional requer também um comportamento dedicado em atender com prontidão, qualidade, com um espírito prestativo e voluntário.

A primeira etapa para uma postura profissional é aceitar que a postura atual possui defeitos e pontos fracos que podem e devem ser melhorados. Lembre-se que um comportamento positivo e proativo gera outro comportamento semelhante.

Por isso, haja com cortesia, honestidade, interesse e tudo mais será solucionado com espontaneidade.

Em situações difíceis não se esqueça de manter o equilíbrio e a calma e demonstre interesse em apresentar soluções.

Tenha em mente a disposição de ouvir, não perca o bom humor e trabalhe em equipe, afinal, o cotidiano é repleto de desafios.

Uma postura profissional proporciona a valorização do trabalhador, uma boa imagem para a empresa e o bem-estar dos clientes.

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