Antes de aprender a elaborar uma pesquisa de mercado é importante saber o que é e para que serve uma. Isso pode ser explicado de diversas formas, mas vamos utilizar uma maneira mais simples de explicar tudo isso.
Pode-se dizer que pesquisa de mercado consiste em coletar informações que sejam interessantes para a sua organização. Elas podem ser coletadas junto a consumidores, fornecedores ou concorrentes, dependendo do objetivo da empresa.
E por que isso é importante para uma organização? Porque é uma forma de ajudar na tomada de decisões importantes, solucionar problemas, apresentar novos caminhos e participar da gestão de mudanças de uma empresa.
Então quando utilizar a pesquisa de mercado? Existem diversas situações e cabe a empresa decidir qual o momento adequado, mas em momentos de tomar decisões de marketing como lançamento de novo produto ou serviço, expansão do público-alvo, escolha de ponto comercial, ajuste de preços, posicionamento de marcas e produtos, etc.
Desta forma podemos ver a grande importância que a pesquisa de mercado tem para uma empresa que deseja manter-se no mercado, pois com a grande concorrência é preciso saber diferenciar-se e nada melhor do que pesquisar novas alternativas e explorar o mercado antes de tomar uma decisão definitiva.
Tipos de pesquisas de mercado
Existem diversos tipos de pesquisa de mercado, mas algumas delas são utilizadas com maior freqüência como:
- Comportamento do consumidor: é usada no desenvolvimento de novos produtos e serviços ou para lançar uma campanha publicitária;
- Lembrança: é usada para ver o poder da marca e analisar se a comunicação está sendo feita de maneira correta;
- Mídia: é utilizada quando se quer saber que tipo de canal deve ser utilizado em campanhas publicitárias e anúncios;
- Participação de mercado: é usada para saber qual a fatia de mercado que a empresa possui a fim de tomar as decisões de divulgação corretas;
- Potencial de consumo: é usada para conhecer a demanda de mercado e saber se é viável lançar determinado produto ou serviço;
- Preços: usada para definir os preços adequados para a compra e venda de produtos;
- Satisfação de clientes: pode ser feita esporadicamente ou com regularidade para avaliar a qualidade dos serviços e produtos;
- Teste de novos produtos: analisa a viabilidade do lançamento de novos produtos ou serviços no mercado.
Dicas para fazer uma boa pesquisa de mercado
Independente do tipo de pesquisa de mercado que irá ser desenvolvido, é importante tomar alguns cuidados para evitar erros comuns na aplicação de pesquisas. Isso inclui prestar atenção em muitos detalhes que não devem ser feitos e em outros que devem ser destacados.
Algumas dicas para fazer uma boa pesquisa de mercado são:
- Não dar sua opinião;
- Não fazer questões complicadas ou longas demais para que o entrevistado não tenha preguiça de responder e camufle resultados verdadeiros;
- Deixe sempre claro que não existem respostas certas para não induzir o entrevistado a responder apenas o que você quer;
- Coloque-se no lugar do entrevistado ao fazer as perguntas para não fazer nada muito cansativo ou confuso;
- Escreva qual o objetivo da pesquisa a fim de que o entrevistado saiba por que está respondendo às perguntas;
- Deixe as perguntas mais complicadas para o meio ou fim para que o entrevistado não desista no início delas;
- Se possível, divida as perguntas em tópicos para que fique mais fácil respondê-las;
- Nunca se esqueça de usar uma linguagem apropriada ao público-alvo que responderá sua pesquisa de mercado;
- Coloque perguntas variadas: abertas, fechadas e formatadas. Isso deixa o questionário menos cansativo.
Depois de entender a importância e ver as principais dicas para fazer uma pesquisa de mercado, vamos ver como elaborar uma pesquisa de mercado passo a passo…
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