Dessa forma, tem-se que administração é o exercício constante de comandar uma empresa, utilizando e empregando da melhor forma possível seus recursos e adaptando-os a busca dos resultados almejados.
Quem administra é o administrador, que é o profissional responsável pela gestão eficiente dos recursos da empresa e ainda responsável por tomar decisões acertadas.
Para administrar uma empresa é necessário saber gerir uma organização que é a equipe, e não só o administrador deve fazer uso dos seguintes princípios: fixação de objetivos, análise, avaliação de problemas, busca soluções de problemas, alocação de recursos, tomada de decisões, negociação, controle e outras atividades.
Para administrar uma empresa é necessário organizar a empresa em diversas áreas, cada uma com sua área de competência e conhecimentos específicos: finanças, produção, marketing e Recursos Humanos.
Por isso, o curso de administração é um dos mais completos que existe, no curso de administração se estuda ciências humanas, ciências exatas como filosofia, sociologia e outros.
O curso de administração deve formar um administrador capaz de tomar decisões, calcular, planejar, analisar; e por isso, o curso é abrangente e busca formar um profissional dinâmico e capaz de ponderar racionalmente sobre diversas situações.
A tendência dos cursos de administração é oferecer cursos e MBA que discutam temas como inteligência competitiva, inteligência emocional, a gestão de pessoas, a gestão sustentável, a gestão do conhecimento e outros.
Ou seja, de acordo com que a administração vai evoluindo o curso também evolui e cria assim novos conceitos, teorias, escolas e temas.
A evolução da administração é uma das características principais da administração, é a capacidade de mudar de acordo com as tendências do mercado e necessidades dos clientes e da própria empresa.
Mesmo sabendo o quanto a administração evoluiu alguns cursos ainda ensinam doutrinas ultrapassadas da administração, guiando a uma gestão no caminho errado.
Para início, é necessário desmistificar os paradigmas antigos da administração, dentre o conjunto de premissas que evoluíram. Vejamos:
-Há somente uma maneira correta de conduzir a empresa: essa premissa é falsa, pois no mercado existem várias formas de dirigir uma empresa, vários modelos de negócios e vários estilos de gestão que cabem em cada tipo de organização, a depender da realidade de cada empresa.
Outra premissa falsa é quanto á aplicação das técnicas e metodologias da administração serem aplicadas somente nas organizações, sendo que essas premissas podem ser aplicadas também em ONGs, organizações sem fins lucrativos, organizações sociais e até na vida pessoal, na qual há situações que necessitam organização, planejamento e decisão.
-Para administrar pessoas é necessário controle: essa premissa é falsa, pois a administração moderna enfoca a importância da delegação de responsabilidades, trabalho em equipe e liderança ao invés de autoridade.
-Tecnologias e mercados são específicos: essa premissa não é verdadeira, pois para cada organização existem várias tecnologias e vários mercados a serem desbravados.
-O ativo mais importante de uma empresa são os bens de capital: essa premissa é antiga, pois na recente gestão para ser competitivo, é necessário que a empresa tenha a seu dispor capital intelectual e capital humano, como os mais importantes para gerir um negócio.
-O foco da empresa deve ser interno: essa crença pertence à teoria clássica da administração e é falsa, pois o foco da organização é o mercado, sendo que é do mercado que vêm as oportunidades, a clientela e a concorrência.
-O ambiente da administração é nacional: a realidade das organizações atualmente é estarem inseridas em um ambiente globalizado, portanto deve-se considerar o mundo inteiro como ambiente de negócios.
Atualmente, as organizações devem estar organizadas não só para alcançar objetivos, como também lidar com crises.
Dessa forma, não existe apenas uma administração correta e apenas um estilo de gestão correto, pois como a gestão deve ser dinâmica para acompanhar as mudanças no mercado, as empresas devem ter a sua disposição diversas ferramentas e metodologias capazes de verificar o desempenho organizacional e medir o quanto a empresa está atrás ou avançada diante do contexto de qualidade, competitividade e outros.
Nesse aspecto, não há organizações perfeitas, mas com certeza em maior ou menor grau todas elas contribuem para o desenvolvimento da administração.
Esse é o caso da Toyota que contribui com o mundo da administração com o tipo de produção mais limpa, com menos desperdício, gestão de estoques com economia e ambiente propício à produtividade. Esse modo de produção revolucionou as fábricas, pois requer organização, economia, corte de custos e eliminação de retrabalhos.
Não há dúvida de que a administração de empresa continua a evoluir, e para entender como a gestão chegou ao que é atualmente, é necessário fazer um estudo da administração moderna.
A administração moderna surgiu desde os anos 70 na época da qualidade mínima e preço acessível, esses eram, portanto, os requisitos mínimos para que as empresas fossem competitivas.
Nessa realidade, o contexto da concorrência era frágil e a criatividade era limitada, isso fazia com que administrar empresas pudesse ser realizado com os “olhos fechados”.
Nos anos 80, a realidade da gestão começa a evoluir para um patamar de inovação com produtos de qualidade e preço acessível.
Na década de 80, administrar começou um processo de entender a competitividade e inovar com qualidade para obter sucesso, o que deu um salto na indústria que se tornou mais moderna, oferecendo produtos mais inteligentes com desenho mais interessante com maior senso de estética.
Surge então a época de conhecer bem a empresa que gerencia e administra patrimônio e capacidade produtiva.
Nos anos 90, a administração passa por uma revolução sem volta, pois é necessário para obter sucesso entender o cliente e era nisso que as empresas estavam errando.
Enquanto nos anos 80 as empresas lançavam moda, nos anos 90 essa característica não era mais realidade, pois, por mais simples que seja a necessidade do consumidor ela deve ser compreendida, porque é o atendimento dessa necessidade que gera vendas.
Com essa preocupação, as empresas começaram a produzir produtos que atendessem a necessidade dos consumidores com inovação que fosse realmente útil ao consumo e que alinhassem tecnologia, beleza e funcionalidade.
Sabendo que existe um valor mínimo para que os consumidores paguem por aquilo que acreditam ser o melhor para eles.
Como vimos, a administração de empresas avançou bastante, atualmente tem-se uma administração voltada para o atendimento às necessidades dos consumidores, que considera os colaboradores como responsáveis pelo sucesso da empresa e uma produção voltada para a sustentabilidade e responsabilidade social.