É certo que as motivações profissionais muitas vezes estão alinhadas a objetivos como: comprar uma casa, um carro, a realização de uma viagem e outros. Todas essas motivações são válidas, mas são passageiras, pois o profissional motivado é aquele que acredita que sua realização está na concretização de seus planos, objetivos e sonhos.
A motivação é, portanto, a característica de um ser pensante e que questiona o que pode oferecer e o que pode receber.
Para o grande autor de administração de empresas Chiavenato, o capital humano é formado por um conjunto de talentos para atuar na organização com estrutura, retaguarda e impulso.
No quesito motivação profissional, tanto o funcionário quanto a organização ganham, pois a empresa recebe maior dedicação e responsabilidade dos funcionários e vice-versa. É dever da empresa, oferecer ferramentas propícias para que os funcionários atinjam satisfação profissional e pessoal.
Os objetivos específicos para a implantação de um programa motivacional são: a verificação motivacional e o comportamento pessoal dos colaboradores.
A investigação do que motivou os colaboradores
A identificação dos diferentes tipos de ferramentas par melhor desenvolvimento das tarefas.
A verificação dos programas adotados pela empresa para saber se atendem à produtividade.
As variáveis que implicam na motivação profissional são: a satisfação quanto ao ambiente de trabalho, o projeto no qual está inserido, a produtividade e outras variáveis.
Segundo o autor Bergamini, a independência nas variáveis inclui o comportamento motivacional e a influência na revisão dos procedimentos necessários para a progressão na carreira.
Para as empresas é essencial o levantamento e investigação dos programas motivacionais e sua influência na produtividade e no bem-estar.
A definição de motivação pode incluir diversos fatores, mas de forma geral, esses fatores são responsáveis por impulsionar profissionais para tomada de decisões, atitudes e empenho para a realização de tarefas rotineiras em busca de melhores resultados.
Os objetivos profissionais e pessoais formam um capítulo a parte no quesito motivação, o que move as pessoas e como determina comportamentos com certeza é a busca pelo alcance de objetivos traçados.
Outra variável importante para a motivação profissional é a diversidade de interesses. E sabendo que os profissionais são motivados por diferentes interesses, é necessário entender quais são os verdadeiros interesses que movem atitudes e objetivos.
A motivação, portanto, tem relação direta com a autoestima, criatividade e o desempenho no ambiente de trabalho que além de contribuir com os resultados empresariais também proporciona crescimento na carreira.
Entre as teorias mais populares no estudo das relações humanas, a teoria que mais se destaca é a Teoria das necessidades de Maslow. Essa teoria é o modelo teórico que mais contribui para a identificação e classificação das necessidades humanas.
Na teoria de Maslow, as necessidades humanas obedecem a uma hierarquia de satisfação, ou seja, sempre que uma necessidade é satisfeita o ser humano está pronto para satisfazer a próxima necessidade.
A divisão das necessidades consiste em: necessidades fisiológicas, de segurança, sociais, de estima e de auto realização.
O estudo das necessidades revela como o ser humano se comporta com um ciclo de prioridades.
Herzberg foi outro estudioso da motivação e desenvolveu a chamada Teoria dos dois fatores, que consiste em duas premissas: a satisfação e a insatisfação.
Os fatores higiênicos são aqueles básicos para o ser humano e que consistem em suprir necessidades como: salário, segurança, alimentação, etc. Esses fatores formam a motivação que depende de variáveis como ambiente e condições de trabalho.
Os fatores motivacionais partem da premissa que a satisfação está relacionada a variáveis como: realização, responsabilidades, crescimento profissional e outros.
Para manter a motivação sempre em alta, as empresas investem em dinâmicas empresariais como o enriquecimento do cargo.
O enriquecimento do cargo consiste na substituição de tarefas simples por tarefas mais complexas, o que proporciona crescimento profissional. O enriquecimento de cargos busca dar condições para que o profissional aceite novos desafios e assim aumente sua satisfação profissional.
A satisfação é a característica que faz com que as sensações sobre ambientes ou situações sejam agradáveis e positivas. Portanto, a satisfação é um fenômeno de trabalho e extra-trabalho e que funciona de forma complementar.
Afinal, o profissional traz para o ambiente de trabalho suas crenças e opiniões sobre o que significa satisfação.
Em contrapartida, os profissionais devem possuir uma competência cada vez mais relevante para o mercado de trabalho. Esses profissionais são mais independentes, inovadores e possuem maior resiliência, além é claro de terem automotivação.
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Excelente artigo,obrigada.
Agradeço muito pelas dica e espero que continues a transmitir estes conhecimentos que esta a me tornar mais confiante nos meus negócios e nas minha decisões como empreendedor.
Eu não sabia o conceito de empreendedorismo. hoje graça as suas dicas eu já posso dizer que sei.
Obrigado, obrigado, obrigado força e sucesso para ti e para outros leitores.