Mobile Marketing – Fique Por Dentro do Assunto

Mobile Marketing – Fique Por Dentro do Assunto
Mobile Marketing

O Mobile Marketing está crescendo e já pode ser considerado uma técnica de marketing produtiva e que aumenta significativamente o potencial de um negócio, porém, é preciso entendê-lo e saber aplicá-lo. Quer aprender? Veja aqui como trabalhar com mobile marketing.

Não temos como pensar em mobile marketing sem analisar a importância que os dispositivos móveis tem atingido nos dias atuais. Pense, quantas pessoas você conhece que não utilizam dispositivos móveis? Seja tablet, celular, ou o que for! Existem sim alguns casos “raros” de consumidores que não utilizam a área de navegação/internet no celulares, mas é realmente a minoria.

Pensando que grande parte dos consumidores estão utilizando dispositivos móveis para navegar na internet, ver ofertas e até mesmo comprar, facilmente se percebe que é uma ferramenta que precisa ser ‘explorada’ e adaptada para ter uma boa qualidade e, consequentemente, melhorar as compras.

Entenda o que é marketing e seu conceito.

Honestamente, conheço muitas pessoas que sequer possuem internet em casa, utilizando apenas o sinal 3G/4G no celular, assim, como ele irá comprar se as páginas não estiverem adaptadas para dispositivos móveis? Esse é apenas um exemplo dos muitos outros casos de mobile marketing.

Por que os dispositivos móveis tornaram-se tão importante?

Esse é um quesito importante de ser tratado, porque através dele você poderá perceber a importância de investir no mobile marketing e alavancar suas vendas através dessa estratégia.

O preço dos dispositivos móveis se tornou bem mais em conta quando comparado a anos atrás, sem contar que a tecnologia empregada deu um “salto” incrível.

Com os dispositivos móveis você tem um micro computador em suas mãos, podendo carregá-lo no bolso e utilizar quando quiser. Agora pense, some a portabilidade e comodidade de um dispositivo móvel a possibilidade de ter rede sem fio (internet) continua por apenas alguns reais ao mês e saberá exatamente porque os dispositivos móveis se tornaram tão comuns e procurados.

Lembre-se que o marketing digital em redes sociais pode ser seu grande aliado para conseguir atrair clientes.

Outro fator que, embora não esteja ligado diretamente aos dispositivos móveis em si, também pode ser considerado um dos fatores preponderantes nessa utilização em massa, são as redes sociais. Os internautas estão passando um longo período dos seus dias nas redes sociais e, para poder estar conectado e ver as atualizações, utilizam-se dos dispositivos móveis, os quais pela praticidade estão sempre junto.

Importância do Mobile Marketing para os negócios

A importância do marketing nos negócios todos sabem, inclusive, caso deseje saber mais pode ler nosso texto sobre  os 4 ps do marketing para entender como funciona.

A questão é, qual é a importância do mobile marketing para o seu negócio? A importância é fácil de ser percebida, as suas vendas podem sofrer um aumento significativo, além de ter um direcionamento de tráfego muito maior, sem contar o fato de que grande parcela das pessoas acessam as páginas da web através do seus aparelhos móveis, consequentemente, sem um bom mobile marketing você não receberá esses acessos.

Dados incríveis demonstram a importância de trabalhar o mobile marketing. Estudos comprovam que cerca de 25% dos usuários da internet utilizam apenas dispositivos móveis.

Outra vantagem de “investir” nessa forma de marketing é que devido ao fato de ser relativamente “novo” você estará se destacando da concorrência, pois esta possivelmente não terá dado a importância merecida. Esse é um erro comum nos negócios, não dar a devida importância para as novas formas de marketing que vão se desenvolvendo e tomando evidência, isso faz com que as empresas fiquem para “trás” e percam espaço no mercado.

Já ouviu falar em marketing de relacionamento?

Assim, podemos perceber a importância do mobile marketing ao constatar a grande quantidade de consumidores que utilizam seus dispositivos móveis para efetuar a compra através da internet, ainda, o fato de estarem a maior parte do tempo conectados através desse tipo de aparelhagem.

Site adaptado para dispositivos móveis

Embora não seja uma técnica de marketing propriamente dita, manter um site adaptado para os dispositivos móveis é o primeiro passo para iniciar no mobile marketing. Isso porque, de nada adianta você fazer um trabalho incrível de mobile marketing e quando o usuário acessar o seu site ele ficar todo desconfigurado no dispositivo móvel.

A adaptação de um site para dispositivos móveis é chamada de sites responsivos.

Podemos entender como sites responsivos aqueles que são criados para manterem uma configuração visual agradável em telas pequenas. Uma página responsiva ao ser aberta aparece em sua amplitude e o zoom pode ser dado de forma eficaz, permitindo que o usuário consiga navegar de forma fácil e rápida. Além disso, destacamos o tempo de carregamento da página que é bem mais rápido.

Já pensou em trabalhar sem sair de casa? Isso é possível, veja nosso texto sobre como trabalhar em casa.

Para tornar um um site adaptado para dispositivos móveis o ideal é contratar um profissional, pois deverá ser alterada toda a “estrutura” da página. Também, você deve lembrar que é preciso configurar para a página ficar adequada em dispositivos móveis e, ao mesmo tempo, manter-se configurada para aqueles que utilizam computadores normais.

Formas de fazer mobile marketing

Agora que já sabemos do grau de importância do mobile marketing e de trabalhar com foco nos clientes que estão na ‘web’ utilizando seus dispositivos móveis, chegou o momento de aprender como fazer o mobile marketing.

É importante frisar que, juntamente com o mobile marketing, você precisa trabalhar as técnicas de marketing digital normalmente, já que também auxiliará no mobile marketing, como é o fato do SEO do seu site.

Uma das maneiras de fazer mobile marketing é através do envio de mensagens para os aparelhos móveis, como é o caso dos celulares.

As mensagens para os dispositivos móveis é uma ótima forma de publicidade e marketing, isso porque, você terá certeza que a pessoa irá receber e, provavelmente, ler o anúncio, ao contrário do e-mail marketing que, na grande maioria das vezes, é descartado antes mesmo de ser aberto.

Você já se perguntou se é uma pessoa eficaz? Veja os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes.

Outra excelente maneira de fazer mobile marketing é através de mensagens de voz ou também conhecidas como torpedo de voz. Provavelmente você já recebeu alguma, são aquelas mensagens que você recebe a ligação e ao atender tem uma mensagem pré-gravada, é bastante comum em bancos ou empresas de cobrança que desejam que você retorne a ligação.

A vantagem de utilizar mensagem de voz é que é possível trabalhar de uma forma mais convincente o consumidor, empregando variações na voz e permitindo criar uma conexão.

Disponibilizar aplicativos também é uma forma de mobile marketing bastante utilizada. Existem duas formas de fazer mobile marketing através de aplicativos, uma delas é disponibilizar o aplicativo para a sua plataforma, agilizando e tornando mais prática a venda/contratação do serviço e produto. Porém, apenas em grandes empresas funcionará bem, caso contrário, ninguém irá instalar um aplicativo que não deseje utilizar, correto?

Confira agora mesmo como montar uma loja virtual.

A outra maneira de conseguir fazer mobile marketing através de aplicativos, a qual, via de regra, costuma trazer melhores resultados, é oferecendo aplicativos úteis que, ao mesmo tempo, tragam consigo propagandas da empresa.

Por exemplo, você baixa um aplicativo para acelerar o desempenho do celular, mas esse aplicativo, toda vez que você abre faz ‘menção’ a uma marca/empresa, além disso, torna a página inicial de abertura da internet a página da empresa que desenvolveu o aplicativo, perceba que nesses casos o marketing é realmente brilhante e efetivo.

Focar esforços também em otmizar o seu site para as buscas móveis é uma boa opção. A taxa de pessoas que clicam em resultados de busca e observam além da primeira página é pequena e, quando se trata de utilização de dispositivos móveis, a quantidade cai ainda mais. Assim, é impreterível ter uma boa “colocação” nos motores de buscas.

Isso pode ser atingido através da contratação de empresas especializadas ou até mesmo na compra de palavras chaves.

Por fim, uma modalidade de mobile marketing que está sendo cada vez mais utilizadas, principalmente por exigir um custo baixo e “oferecer certeza de marketing” é os anúncios em sites móveis.

Confira como fazer um anúncio e melhore seus resultados de visitas e vendas.

Os anúncios em sites móveis são bastante semelhantes aos anúncios encontrados em motores de busca, porém, são adaptados para serem perfeitamente visibilizados, sem problema de ‘cortar’ partes ou dificuldades para carregar.

Você poderá entrar em contato com as empresas que efetuam a venda desse serviço e estabelecer uma quantidade X de visualizações ou cliques. Você encontrará, na grande maioria das vezes, a possibilidade de pagar por click em anúncio ou por visualização.

Claro, contratar por visualização será mais barato, mas menos efetiva, por isso, a dica é contratar por clique, isso irá aumentar significativamente a taxa de efetivação de visitas e até mesmo a conversão em venda.

E você, pronto para ter um site responsivo e trabalhar o mobile marketing?

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