Antes de adquirir uma empresa é importante verificar algumas questões, a primeira delas é investigar porque o negócio está sendo vendido. Essa questão pode ser respondida investigando o mercado e conhecendo a reputação da empresa, além da utilização de métodos de avaliação de empresas.
Para descobrir como anda a reputação da empresa, pergunte aos clientes,fornecedores e até concorrentes. Pesquise sua história, como iniciou, se expandiu, se investe, se abriu capital e outras características.
Analise também o setor da empresa e tenha uma noção de que a empresa está em um setor em alta ou em baixa no mercado, avalie se o ramo está com vendas aquecidas ou não.
Antes de optar por um método de avaliação de empresas é necessário passar por todas as etapas de pesquisa e levantamento de informações.
Abaixo estão algumas dicas antes de decidir pela compra de empresas:
– Não decida comprar apenas porque o negócio é uma tendência de mercado rentável,mas porque existe identificação entre empresário e empresa.
– Se o negócio for franquia ,então se informe com os outros franqueados sobre o negócio.
– Pesquise se o negócio possui boas vendas ou se for um estabelecimento procure saber se é bastante frequentado.
– Pesquise também quantos funcionários a empresa necessita e de quanto são os investimentos necessários para manter o negócio.
– Conheça o perfil dos clientes que compram da empresa,qual o nicho de mercado,o público-alvo, e como anda a carteira de clientes e qual a opinião dos clientes sobre serviços/produtos oferecidos pela empresa.
– Comprar uma empresa que já está em funcionamento é mais complicado,pois existe uma série de aspectos a serem considerados e tem que levar em conta aspectos legais como trabalhistas,tributários,previdenciários e outros.
– Neste processo tenha sempre a ajuda de um contador e com o CNPJ da empresa é possível a retirada de várias certidões no site da Receita Federal.
– Para avaliar o valor atual da empresa é necessário várias técnicas contábeis e financeiras.
Entre elas estão:
Técnicas patrimoniais como um dos métodos de avaliação de empresas
São Técnicas baseadas nos Balanços Contábeis , um Balanço bem elaborado contém:
- Ativos que demonstrem as aplicações da empresa
- Passivos exigíveis com todas as obrigações com terceiros
- O Balanço poderá conter também valores corrigidos ,isso ocorre porque valores como os de
- ativos líquidos e realizáveis à curto prazo devem ser corrigidos e conferidos diariamente.
- Outras contas sujeitas á correções diárias são as contas de estoques, caixa e bancos.
- Contas a receber
Para realizar a conferência das contas a receber é necessário a contagem uma a uma e verificação e análise da qualidade de créditos.
- Análise de crédito
A gestão de crédito das empresas é muito importante,portanto uma avaliação bem feita deve considerar como a empresa avalie clientes e concede créditos e se essa avaliação é eficiente.
Avalie também os prazos de recebimentos e o giro das contas a receber.
Para calcular o giro de contas a receber ,use o processo:
Divide-se o número de dias do ano pelo valor das vendas dividido pelo valor médio das vendas.
Giro de Contas a Receber = Vendas/
- Contas a pagar
As contas a pagar é um índice de projeção bastante usado pois a partir dela é possível avaliar a saúde financeira da empresa.
E como está a relação da empresa com o mercado fornecedor, esse índice se calcula assim:
PMP = Fornecedores x 360/Compras
- Estoques
O giro dos estoques também é um índice que revela como a empresa gere seu principal ativo que é o capital aplicado na produção e vendas de produtos.
Abaixo tem um exemplo para o cálculo de prazos e giro de estoques:
PME = Estoques x 360/C.M.V.
Giro do Estoque = Custo das Mercadorias Vendidas/Estoque
Dias de venda em estoque = 365/Giro do Estoque
Quanto mais intenso for o giro de estoques melhor para a empresa,pois evita-se custos com armazenagem e também significa que a empresa está vendendo muito.
Métodos de avaliação de empresas
Antes de optar por um método de avaliação de empresas,os administradores devem pesar quais os melhores métodos,pois as decisões surgirão a partir desses valores, portanto, é necessário também pesar o que considerar na avaliação das empresas , quais valores essenciais ,quais índices que devem ser considerados de acordo com a inflação e outras taxas de mercado.
Para uma avaliação eficiente deve-se considerar vários aspectos ,mas o importante é que a empresa seja avaliada de forma justa ,com o valor atual de mercado que a empresa possua e não somente pelo valor de seu capital próprio.
Para ser eficiente os métodos de avaliação de empresas devem considerar três pilares: custo, mercado e resultado.
Por isso os índices críticos acima que consideram pontos críticos na saúde financeira de toda empresa que são:estoques,contas a receber e contas a pagar.
Se a avaliação porém se concentrar apenas nos títulos e ações que a empresa emite podem ser avaliados apenas os pilares de índices de liquidez, prêmio e descontos concedidos á acionistas.
Índices de liquidez
Os índices de liquidez são rápidos e fáceis de se utilizar e consideram vários aspectos que não são percebidos apenas fazendo uma rápida leitura do Balanço Patrimonial.
Então veja o exemplo de alguns índices:
- Liquidez Imediata = Disponibilidade / Passivo circulante
Esse índice revela a capacidade da empresa em saldar dívidas a curto prazo.
Quanto maior melhor.
- Liquidez Seca = (Ativo Circulante – Estoques) / Passivo Circulante
Revela a capacidade da empresa em liquidar as obrigações considerando os estoques.
Quanto maior o valor desse índice melhor.
Liquidez Geral = (Ativo Circulante + Realizável a Longo Prazo) / (Passivo
Circulante + Exigível a Longo Prazo)
Esse índice é bem utilizado e útil para análise pois considera todo o fluxo de caixa.
Voltamos agora para os pilares que são custo,mercado e resultado.
Custo- avaliar pelo custo significa avaliar investimentos em máquinas considerando o custo de obsolescência,custo de reposição e custo de manutenção e custo econômico de atualizado.
Mercado- considera o valor de um ativo de acordo com comparação e correlação de ativos negociados no mercado,considera custo de aquisição e custo de se substituir ativos.
Resultado- avalia a capacidade dos ativos em gerar resultados para a empresa, um método bem utilizado para isso é o de Valor Presente Líquido.
Para calcular encontramos o valor futuro e dividimos pelo fator de tempo e desconto e encontramos o valor presente líquido:
VP = 10.000/(1 + 0,02)³ = 9.423,22
Existem quatro métodos básicos de estocagem que são essenciais para avaliação de empresas, começaremos pelo método
Método do Valor Contábil Ajustado
Por esse método é possível somar o valor contábil de todos os títulos emitidos pela empresa.
A desvantagem do método, porém, é que não considera o valor no tempo,o que provoca um desnível de valores de acordo com taxas de inflação e taxas de mercado como obsolescência.
Para diminuir a margem de erro do método podem se ajustar os valores para valores atuais de mercado o que dará uma aproximação de valores,mas ainda não é confiável.
Para ajuste de valores neste método usa-se valores de custos de reposição ou valores de liquidação.
Método do Valor Contábil de dívidas e Ações
Esse método consiste na comparação do valor de títulos de dívidas emitidos pela empresa e valor das ações comparadas ao valor de outras empresas.
- Valor da ação
Dpa/r-g
DPA -significa os dividendos esperados daqui a um ano.
r é a taxa exigida de retorno para investidores em patrimônio liquido.
g é a taxa de crescimento perpétua dos dividendos.
Método da Comparação Direta
Esse método considera valores de empresas já conhecidos no mercado,a comparação é bem teórica e é feita entre empresas do mesmo ramo e setor , comparando -se o valor econômico e atual da empresa com uma empresa que negocia ativos similares.
O método de comparação direta é bem eficaz para empresas que trabalham com ativos imobiliários.
Para este método utiliza-se também comparação entre lucro da empresa dividido pelo valor de ativos no mercado,multiplica-se esse índice pelo lucro da empresa.
Método do Fluxo de Caixa Descontado
Para avaliar a empresa por esse método determina-se o valor de mercado da empresa pelos fluxos de caixa gerados em um determinado período,esse método é bem confiável pois considera a taxa de desconto no tempo e o valor final de acordo com a inflação.
A taxa de desconto dará um resultado igual ao valor esperado pelo acionista ,considerando uma taxa igual ao custo de oportunidade ou taxa de inflação.
O período utilizado no cálculo deve considerar se o objetivo da avaliação é o encerramento da empresa ,então esse valor será crescente ou decrescente.
VP=VE = FCL(n + 1) + FCL(n + 2) + FCL(n + 3) + …FCL(n + x)
Onde:
VP = Valor Presente esperado
Fn = Fluxo de Caixa do período
d = Taxa de desconto aplicada
n = número de períodos
Por fim, é importante que a organização que busque métodos de avaliação de empresas possua flexibilidade em reduzir e/ou até abandone investimentos,e ainda, tenha a capacidade de abandonar projetos não viáveis e iniciar projetos através de maturidade e avaliação de acordo com Pesquisa e Desenvolvimento.