Liderança: Um Estudo Sobre o Desafio de Motivar Equipes para o Sucesso



liderança

Endenda os desafios e a importancia do líder ao motivar sua equipe

[wpfilebase tag=fileurl id=6 linktext=Monografia /] apresentada ao Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Comportamento Organizacional e Gestão de Pessoas da Escola Aberta Superior Aberta do Brasil – ESAB, para obtenção do título de especialista em Comportamento Organizacional e Gestão, pela autora Claudia Marcondes, em Vila Velha- ES no ano de 2010.




Estudo feito após análise da monografia, com intuito de observar a atuação dos líderes no processo motivacional.

O mercado atual causa no setor interno das empresas concorrência cada vez mais acirrada, exigindo dessas maior organização além da excelência de qualidade, em um esforço permanente de superar as expectativas de seus clientes, garantindo dessa forma espaço no mercado.

As empresas que desejam se destacar no mercado necessitam do trabalho árduo de seus líderes no processo de motivação de seus colaboradores. Pesquisas apontam que as empresas que mais se destacam no mercado investem no bem-estar e desenvolvimento de seus funcionários, garantindo a excelência no clima organizacional.

No entanto, apesar do processo motivacional depender em grande parte da ação dos gestores, alguns líderes encontram certa dificuldade durante esse processo. Tais dificuldades podem até mesmo comprometer outras ações empregadas na organização.

O primeiro passo para obter sucesso no processo motivacional está ligado ao fator de conhecimento, onde o gestor deve conhecer sua equipe, podendo dessa forma traçar metas e estratégias. Analisar cada funcionário individualmente, conforme seu nível de maturidade ajuda a desenvolver estratégicas conforme o perfil de cada um.




Ao analisar o estilo de seus colaboradores, os gestores estão mais aptos a desenvolverem estratégias que irão proporcionar um estimulo maior e uma resposta mais rápida e propícia.

Identificar o que é importante para as pessoas que compõe sua equipe ajuda a proporcionar autonomia, desenvolvimento e desafios, aumentando assim o nível de motivação dos funcionários.

O que se pode concluir a partir da analise do trabalho em questão é que ao desenvolver uma gestão personalizada de pessoas, cria-se uma maior confiança, facilitando o trabalho do líder. Outro aspecto importante adquirido no processo motivacional está ligado à qualidade de comunicação alcançada no interior da empresa.

Apesar da importância do processo motivacional, não existe uma fórmula que determine esse processo, sendo que cada indivíduo irá obter uma resposta diferente diante de determinado estímulo.

Através desse trabalho foi possível observar que, de fato, as pessoas são motivadas de formas diversas, o que depende de diversos fatores externos, como insatisfações pessoais, momento em que estão vivendo, dentre diversos outros fatores.


Apesar de não haver fórmulas rígidas, alguns aspectos devem ser analisados para obter um melhor resultado durante o processo de motivação de sua equipe. A começar pelo processo de recrutamento e seleção, onde são escolhidos os funcionários certos para os cargos certos.

Enfim, o processo motivacional é de suma importância para a empresa manter o seu espaço em um mercado que está cada vez mais concorrido.

 

[wpfilebase tag=fileurl id=6 linktext=’Seguir trabalho na integra’ /]

 




FIQUE ATUALIZADO!

Receba Sacadas de Negócios Diretamente no Seu E-mail!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here