Tem um negócio e está com dificuldades de conseguir alavancar os lucros? Melhorar a demanda? Converter um maior número de visitantes em compradores? Não se preocupe, montamos esse artigo sobre marketing e vendas que resolverá seu problema, aproveite!
O marketing e vendas estão entre as “ferramentas” mais importantes nos negócios, elas são responsáveis por 80% do sucesso, por isso, aprender a aplicá-las corretamente é fundamental para conseguir atingir os objetivos da empresa.
As pessoas confundem muito marketing e vendas, têm até mesmo dificuldades de saber o que é cada um, o que, por si só, já demonstra a defasagem da capacidade de administrar e gerir uma empresa corretamente. Pessoas assim raramente conseguirão atingir o sucesso no seu negócio. Você é assim? Se for, chegou a hora de aprender o que realmente precisa.
Confira algumas dicas para jovens empreendedores, quem sabe possam lhe servir e evitar prejuízos.
O marketing irá fazer com que as pessoas “conheçam” seu negócio e tenham interesse nos seus produtos, basicamente é isso, são ferramentas voltadas para melhorar a comunicação da sua empresa com seu público alvo, conduzindo-os para a sua empresa.
Já a venda é a conversão de um visitante em um comprador, é o momento da “transação” propriamente dita. Veja, pode parecer “simples”, você pode estar dizendo, se a pessoa vai até a loja e quer comprar eu vendo. Isso não é saber vender, saber vender é fazer a pessoa comprar o que ela “não precisa”, é conseguir convencer um visitante de que aquele produto X é o que ele precisa e fazê-lo comprar, ainda melhor, deixá-lo satisfeito com a compra!
Conheça sobre planejamento e controle de produção, isso é um dos pilares de qualquer empresa que deseja crescer.
Vamos aprender realmente como utilizar essas 2 técnicas que são o sucesso de todo o negócio?
Marketing
O marketing é a forma de fazer com que os clientes se interessam pelo seu negócio, de conduzi-los até a sua empresa. De nada adianta ter um negócio maravilhoso, com ideias inovadoras e preços inacreditáveis, se as pessoas não souberem disso e não se sentirem atraídas pelo seu negócio, concorda?
Vamos trabalhar o marketing na sua forma virtual/digital, já que é o que costuma gerar maior dificuldade e ter maiores buscas por empreendedores.
Já ouviu falar nos 4 ps do marketing? Se ainda não sabe o que é chegou a hora de aprender, veja nosso artigo 4 ps do marketing.
Marketing Virtual
As técnicas de marketing virtual podem ser aplicadas em negócios presenciais, porém, exigirão um site e atingirão, na grande maioria das vezes, pessoas de fora da região, o que pode não ser o público alvo da empresa.
O marketing virtual trabalha em cima de técnicas para trazer tráfego para o site, conseguir o maior número de conversões em compras e criar uma forma de comunicação eficiente.
Diversas são as técnicas aplicadas para se conseguir um bom nível de marketing na internet, vamos as principais?
SEO
O SEO é o “carro chefe” de uma empresa virtual, afinal, ele será responsável pela maior parte do tráfego do site. Estudos apontam que 80% das visitas são originadas por motores de buscas, ou seja, pesquisas no Google, Yahoo, Bing e etc.
Por isso, adaptar a página da web para os motores de busca é fundamental.
Basicamente, para otimizar o site com marketing em SEO você deve trabalhar as palavras chaves adequadas, empregando-as nos títulos, subtítulos, categorias e textos. Além disso, trabalhar com links externos e internos ajuda bastante.
Marketing nas redes sociais
As redes sociais se tornaram o local que os internautas passam mais tempos, muitas vezes são horas do seu dia. Utilizar as redes sociais a seu favor pode trazer muitas vantagens para o seu negócio.
Aprenda agora como fazer marketing digital em redes sociais.
O marketing nas redes sociais consiste em fazer campanhas em redes sociais como Facebook, Twitter e etc. As campanhas tem como foco atingir as pessoas de forma viral, sendo compartilhadas e curtidas, transmitindo-se de uma pessoa para outra exponencialmente.
O interessante dessa forma de marketing é a velocidade com que a informação se propaga, público que atinge e o fato de trazer rapidamente clientes para a empresa.
Contudo, lembre-se que é preciso fazer uma campanha de qualidade e efetiva.
Outro ponto importante é quando os visitantes acessarem na sua página deve-se oferecer um bom atendimento, tornando-o um cliente fidelizado.
Marketing de Conteúdo
Outra modalidade de marketing que tem sido cada vez mais explorada é o marketing de conteúdo. Esse segmento consiste em criar conteúdos informativos para atrair clientes e, consequentemente, direcionar para o site da empresa.
O interessante é que os clientes são conduzidos de forma sutil, reduzindo a resistência no momento da compra.
Aproveite e confira algumas dicas para divulgar uma empresa.
E-mail Marketing
O e-mail marketing é uma ferramenta utilizada frequentemente por empreendedores de sucesso, ainda mais por aqueles que utilizam o marketing de conteúdo, oferecendo informações em troca de leads (cadastros).
Através da lista de cadastro a empresa envia e-mails com promoções, novidades ou qualquer assunto relevante, buscando trazer o visitante para a empresa e convertendo-o em um comprador.
Trabalhar com essa ferramenta exige alguns cuidados, dentre eles não mandar e-mails com muita frequência, ter uma linguagem clara e direta, oferecer vantagens reais e trabalhar com mensagens inconscientes.
Já pensou em fazer marketing multinível?
Vendas – Como fazer e Dicas
É comum achar que se é um “mestre” das vendas, mas basta analisar a fundo os resultados para perceber que está muito abaixo do necessário para obter sucesso, por isso, atenção nas dicas, porque podem melhorar o seu desempenho e, afinal, é sempre bom ganhar mais dinheiro, concorda?
Confira nosso texto sobre dicas de vendas.
De forma geral, você precisa ter ou desenvolver algumas características que irão lhe tornar um bom vendedor, mas não se preocupe, também ensinaremos técnicas para isso.
Para fazer uma boa venda é preciso estar entusiasmado, confiante, ser prestativo, saber conquistar a confiança do cliente, mostrar credibilidade, saber lidar com a personalidade de cada e aprender a mostrar as características do produto de forma correta. Essas são as características principais de um bom vendedor.
Vamos trabalhar agora algumas técnicas mais específicas para melhorar nas vendas online.
1. Informações sobre o produto/serviço no site
As informações sobre o produto/serviço na página do site é fundamental para despertar o interesse do visitante. As informações precisam ser claras, objetivas, consistentes e embasadas em “fatos reais”, ou seja, que de fato consiga-se provar que o produto realmente faz o que promete.
Esse é o motivo principal de grandes lojas fazerem questões de fazer uma “descrição” do produto não apenas com os parâmetros técnicos, bem como fazer o possível para incentivar os depoimentos dos clientes.
Conheça mais sobre marketing de relacionamento.
2. Fotografias e vídeos
Empresas estão cada vez mais trazendo fotos dos produtos nas suas lojas virtuais, porém, ainda não é o suficiente. Uma pessoa costuma se interessar em um produto não pela descrição, até mesmo porque não é a ‘primeira coisa’ que olha, mas sim pela imagem.
Ter imagens de qualidade e várias imagens oferecem uma credibilidade incrível, além de fazer com que o consumidor consiga prestar atenção nos detalhes do produto.
Que tal aprender como montar uma loja virtual e se tornar dono do próprio negócio?
Uma técnica poderosa de vendas e que é pouco utilizada no Brasil é a utilização de vídeos dos produtos/serviços. Acredite o resultado é fantástico.
Experimente fazer um vídeo do produto, pode ser simples, apenas mostrando todos os ângulos e detalhes. Com um vídeo o cliente pode se sentir como se estivesse frente a frente, facilitando a tomada de decisão de compra.
3. Atendimento eficiente convence
Pesquisas apontam que a maioria das pessoas que não adquirem um produto é por não confiarem na credibilidade da empresa, atendimento e por ter medo de não receber o produto. Agora pense da seguinte forma, se você tem um call center e um chat online em que o atendente é extremamente prestativo, resolve todas suas dúvidas e demonstra que pode “comprar sem medo”, qual é a probabilidade dessa parcela da população que desiste da compra adquirir da sua loja? Muita!
Trabalhe a virtualização do atendimento e melhore o seu desempenho.
O atendimento eficiente é aquele que se esclarece as dúvidas do cliente rapidamente, que o profissional é realmente capacitado, que envia e-mail com a conversa e que deixe claro para o cliente que ele terá o apoio necessário indiferente do que precisar, até mesmo se for para exercer a eventual garantia.
4. Promoções
Quer ganhar clientes e vender mais? Então faça promoções de qualidade.
As promoções são utilizadas como chama riscos de clientes há diversos anos, isso tudo ocorre por dois motivos básicos: trazer novos clientes e renovar as “expectativas” dos clientes já existentes. Além disso, facilita nas vendas.
Aprenda o funcionamento do composto de marketing que engloba promoção.
Para conseguir atingir o objetivo da promoção não basta apenas reduzir os preços, é preciso tornar um produto que está em evidência atrativo, isso sim é a promoção. Você precisa conseguir fazer as pessoas olharem algo que elas desejam e dizer para si mesmas, nossa, vale a pena! Isso pode acontecer em razão de redução de preços, condições de pagamentos, brindes promocionais e etc.