A palavra marketing faz parte do vocabulário brasileiro como se fosse uma palavra nacional, isso porque a popularização do termo se deve a fenômenos de desenvolvimento comercial e industrial no país, a medida em que o país sentiu a necessidade de se tornar produtor de produtos que antes eram importados precisou conhecer melhor e fazer uso da ciência do marketing.
Marketing tem origem no inglês e quer dizer comercialização ou simplesmente fazer mercado, como o significado é abrangente, o termo e a ciência marketing têm várias definições, entre elas estão:
É o processo que consiste em determinar quais produtos ou serviços serão aceitos pela sociedade, e ainda o processo para o desenvolvimento de uma melhor tática e estratégia de colocação e vendas desses produtos ou serviços no mercado.
Ou o marketing é ainda a função organizacional que compreende um conjunto de processos para a criação e a comunicação de produtos ou serviços para os consumidores, incluindo também a relação da organização com esses consumidores. Ou as atividades e processos necessários para criação e comunicação, distribuição e vendas entre consumidores, clientes e parceiros.
Ou ainda é o conjunto de operações que tem como finalidade o planejamento e produtivo e venda até que chegue ao consumidor final.
Uma definição mais abrangente, diz que marketing é o estudo do mercado, pois consiste em uma ferramenta cuja função é observar o mercado, com suas tendências de consumo e que visa a satisfação dos clientes e retorno financeiro e de crescimento para a empresa.
É também a capacidade em se identificar no mercado oportunidades para vendas e comercialização em geral para um público-alvo, o que traz benefícios financeiros e administrativos.
Dessa forma, tem-se que o marketing surgiu para atender as necessidades da empresa em identificar oportunidades de mercado e qual a melhor forma de atendê-las, mas o marketing não é utilizado apenas para os bens de consumo.
O marketing deve ser um sistema integrado
Sobre a importância do marketing, todos sabem o quanto a empresa precisa desse conjunto de processos para que consiga vender, transmitir e comunicar ao mercado seus bens ou serviços ou ainda a missão pela qual determinada organização existe.
Por isso, o marketing é peça fundamental no desenvolvimento da empresa e por isso deve estar presente em todos os processos empresariais de forma integrada.
A integração do marketing com os outros processos empresariais existe como forma de manter o sistema de marketing ativo e com suas necessidades de recursos e administrativas para que o sistema mercadológico atinja seus objetivos.
Portanto, para implantar um sistema de marketing que se comunica com outros departamentos da empresa, é necessária a utilização de um modelo específico, dessa forma estudiosos criaram o modelo quatro A´s.
Neste modelo é estudado o que denomina de quatro funções básicas do marketing:
As funções são: análise, adaptações, ativação e avaliação.
Para que as funções sejam realizadas de forma eficaz o marketing fará uso também das subfunções auxiliares que são: alocação de recursos, composto de marketing, informações, retornos e o próprio mercado, em um processo de alimentação e realimentação do sistema. A análise é obtida para o entendimento e compreensão das forças que regem o mercado.
-Adaptação: que tem o intuito de análise e ajuste da oferta da empresa, ou seja, a linha de produtos ou serviços e como essa oferta as responde ás forças externas.
-Ativação: que é um conjunto de processos com a função de fazer com que a empresa atinja seus objetivos de mercado que foram antes definidos.
-Avaliação: esta etapa busca avaliar, propondo controles aos sistemas de marketing sobre os processos de comercialização, exposição e resultados obtidos pelas ações de marketing.
Sobre as subfunções ou funções auxiliares do marketing estão a alocação de recursos que é quando o marketing é alimento por recursos como tecnologia, mão de obra, recursos financeiros e estrutura.
Outra função auxiliar é o composto de marketing, faz parte do composto de marketing um conjunto de processos para que o sistema de marketing atinja seus objetivos, entre o composto de marketing estão a marca e design, embalagem, preço, atendimento, logística, vendas e publicidade.
Sobre a função informações está o conjunto de processos com informações, dados, pesquisas de mercado, tecnologia da informação e análise.
Por fim, auxiliam as quatro funções do marketing as ações de pesquisa, desenvolvimento de produtos ou serviços, comunicação e controle.
As quatro funções dos instrumentos de marketing
As funções do marketing: análise e adaptação, avaliação e ativação necessitam de instrumentos para que o sistema de marketing se desenvolva e obtenha resultados.
Para as funções do marketing a análise e avaliação dos instrumentos auxiliares são basicamente os mesmos, e precisam operar com o levantamento de informações e interpretações integradas do mercado, essas informações são interpretadas com um conjunto de métodos integrados num sistema SIM-sistema de informações mercadológicas.
Para a função adaptação os instrumentos utilizados são aqueles que terão a função de se comunicar com o mercado de forma eficiente, para isso utiliza os instrumentos do composto de marketing: o design, a marca, a embalagem, o preço, o atendimento e pós-venda.
A adaptação pode ser denominada também como apresentação, os elementos que compõem a apresentação são aqueles instrumentos de comunicação, por isso envolvem também a área de distribuição, a logística, as vendas e a publicidade.
Portanto, a apresentação e a comunicação dos produtos ou serviços ao mercado consumidor, são compostas pelo mix de marketing ou composto de marketing e tem como função fazer um uso eficiente dos recursos á disposição do sistema de marketing, para que os objetivos sejam alcançados.
O desafio, portanto é fazer com que produtos ou serviços sejam apresentados ao mercado de forma satisfatória, com resultados em potencial.
Se todo o planejamento e composto de marketing estiverem alinhados e trabalhando conjuntamente, o resultado será oferecer produtos ou serviços que atendam às necessidades do mercado e assim atender o mercado pré-definido que é a função primordial do marketing.
O controle no marketing é essencial, pois todos os instrumentos e mecanismos devem ser aplicados á situações novas e até adversas e mesmo assim alcançar resultados.
Finalidades básicas do marketing
O composto de marketing deve trabalhar de forma envolvente e integrada em processos de escolhas detectando oportunidades de mercado, o que se chama de nichos, e outra função que é atender esses nichos com todos os recursos necessários. Dessa forma o executivo e a equipe de marketing devem saber:
-Objetivo: qual o objetivo da empresa de acordo com as oportunidades do mercado.
-Análise: qual o grau de aceitação do mercado.
-Recursos: quais recursos a empresa dispõe para isso e quais recursos ainda não se encontram disponíveis.
-Adaptação: ajuste entre oferta e mercado, em outras palavras “é necessário aprender a língua do mercado”, e adaptar produtos ou serviços.
-Ativação: as ações de marketing devem ser acionadas de acordo com as condições e épocas viáveis e antes planejadas.
Os próximos passos do composto de marketing de forma lógica são a avaliação de todos os processos e o feedback, que proporcione experiência para ações futuras.
Deixe um comentário