O que é liderança situacional? A liderança é de extrema importância para as organizações, pois busca conduzir e orientar pessoas aos resultados que são imprescindíveis para as empresas. Pois, a liderança procura realinhar a equipe para que alcancem os objetivos e metas.
Para sermos mais específicos a liderança é a concretização de objetivos através das pessoas.
O papel do líder
O líder não está na organização para exercer apenas um papel de chefia que consiste em supervisionar e lembrar normas e regras com autoridade.
Então, o trabalho do líder é contar com o apoio da equipe para realizar o seu trabalho e acreditar na capacidade das pessoas para o desenvolvimento institucional.
Assim, o papel da liderança é de condução e de motivação, pois o líder tem uma missão institucional e precisa orientar e conduzir seu time a fazer o que for necessário para realizar com excelência todos os passos em busca da realização dessa missão.
O papel da motivação na liderança é manter o time comprometido, fazendo com que cada colaborador tenha interesse quanto ao seu desenvolvimento profissional e ainda entusiasmo no trabalho. Pode parecer simples, mas para o líder isso significa saber conduzir a equipe levando em consideração as necessidades individuais e as necessidades da empresa, de acordo com diferentes motivações e interesses.
Liderança situacional
A liderança é uma das competências mais cobiçadas no mercado de trabalho, isso porque, a liderança pressupõe um conjunto de qualidades: criatividade, comunicação, capacidade de adaptação, capacidade de aprender e outras características.
Esta liderança situacional é o estilo de liderança que cabe às situações empresariais, situações inadiáveis como: crises, mudanças, reengenharia, fusões e etc. E em todas essas situações se faz necessário uma liderança comprometida e madura.
Competências do líder situacional
-Maturidade profissional: quando o indivíduo assume o seu trabalho com ampliação de responsabilidades, com proatividade e sem a necessidade de orientação. A produtividade e desempenho dos profissionais maduras são ótimos, uma vez que faz uso de suas habilidades técnicas, intelectuais e comportamentais de forma mais intensa.
-Foco: o líder situacional ensina a equipe a ter foco e entregar as tarefas em tempo hábil e com desempenho. No mais, o líder situacional apoia o liderado promovendo feedbacks quando necessário, sem a necessidade de intensa supervisão.
-Delegação: o líder situacional delega responsabilidades a fim de que a equipe esteja motivada e ciente de sua capacidade em tomar decisões.
Devido à realidade dinâmica do mercado, a liderança situacional é cada vez mais recorrente, sendo que as empresas mais competitivas são aquelas que contam com uma liderança situacional rumo ao desenvolvimento organizacional.