A estratégia oceano azul, ao contrário da estratégia do oceano vermelho, não tenta apenas uma maior participação de mercado e em consequência o ataque visa apenas vencer a concorrência, oferecendo mesmos produtos sem diferenciação, inovação e criatividade, como resultado disso, tem-se que as empresas que praticam esse tipo de estratégia não melhoram sua condição interna e não atingem criação de valor, mas em consequência disso, as perspectivas de lucros são sempre menores.
Ao contrário disso, as empresas que praticam a estratégia oceano azul competem com originalidade, diferenciação e inovação, criando valor e soluções capazes de vencer paradigmas do mercado e oferecer exatamente o que faltava para o consumidor. Essas empresas trabalham para a melhoria interna de processos, para o bom desempenho da empresa e atendimento de excelência.
Estratégia oceano azul busca criar novos mercados com diferenciação oferecida por produtos ou serviços, mas para concorrer no mercado com essa estratégia é necessário que haja liderança de custos e inovação com valor.
Resolver essa equação e ainda obter lucros, não é tão simples, por isso é necessário que a empresa reflita bastante sobre a diferença entre estratégias vermelhas e azuis.
Na estratégia vermelha os empreendedores competem em mercados já existentes e saturados, já na estratégia azul os empreendedores criam novos mercados e novas possibilidades, um exemplo disso, são os serviços novos que surgiram com entregas delivery, com maior nível de personalização, produtos para atender diversos tipos de clientes e outras ideias inovadoras que revolucionam e estão acima da competitividade, pois oferece exatamente o que o mercado consumidor aguardava.
Outra estratégia oceano azul é criar demanda, um exemplo disso, são as indústrias vinícolas que trabalham com vinhos Premium e populares, sem que os produtos percam a qualidade.
Uma criação eficiente de demanda na indústria vinícola é oferecer vinhos que podem ser consumidos de forma prática em qualquer horário do dia e sem restrição de acompanhamentos, ou seja, um vinho que pode ser consumido sem as regras rígidas da degustação.
Mas como criar algo novo, com valor, com um produto ou serviço aguardado pelo mercado e com eficiência organizacional que abrange todas as atividades alinhadas para criação de valor.
Para isso, é necessário entender os princípios que regem a estratégia azul:
- Construir novos padrões de mercado;
- Criar novas demandas com novas possibilidades de produtos ou serviços;
- Superar os desafios internos e trabalhar para vencer os obstáculos organizacionais;
- Se necessário executar uma nova estratégia que busque economias de escala, novos modelos de negócios, reorganização organizacional, com reestruturação de processos.
Sendo que na construção de novas estratégias, novas demandas e opções de produtos ou serviços, há também riscos que devem ser assumidos e minimizados. Para isso é necessário utilizar o que os gestores chamam de modelo de quatro ações.
Quais os atributos e modelos organizacionais que devem ser eliminados, quais os critérios que estão abaixo dos padrões do setor e que devem ser reduzidos e que padrões de qualidade da empresa devem ser elevados, e que novos critérios de qualidade devem ser criados.
Por isso, uma nova curva de valor é aquela em que avalia novos atributos de criação de valor para produtos ou serviços.
A nova curva de valor é aquela em que busca eliminar requisitos já superados pelo mercado, por isso criam-se novos requisitos que acompanham as novas necessidades dos consumidores. Devem ser reduzidas na curva de valor todas as possibilidades de imitação e similaridade com produtos da concorrência, em busca de originalidade.
Ferramentas e modelos de análise para o oceano azul
Na matriz de valor da estratégia oceano azul, a empresa busca constantemente trabalhar com diferenciação, sem que isso represente altos custos.
As empresas que trabalham com essa estratégia se dedicam mais a engenharia de produtos ou serviços e ao mesmo tempo se dedicam à gestão de custos. Trabalha com equipes de alto nível e por isso investem no seu capital intelectual e na gestão do conhecimento. Maior análise do setor e da concorrência, com um conjunto de premissas que faz com que a empresa agregue valor aos produtos ou serviços.
Características de uma estratégia oceano azul viável
O oceano azul é uma estratégia de inovação e de criação de valor, e por isso, é necessário trabalhar de acordo com as características:
-Foco: o foco é necessário para que a empresa enfatize quais os atributos que devem ser valorizados e buscados constantemente.
-Singularidade ou originalidade: as empresas que aplicam a estratégia azul se destacam com produtos ou serviços originais, com ações de eliminar, reduzir, elevar, criando valor com diferencial.
-Mensagem consistente: de nada adianta a inovação, se a empresa não investir em uma mensagem que seja clara, objetiva sobre a nova proposta de valor para fornecedores, clientes, colaboradores e outros.
Matriz de valor da estratégia vermelha
Na estratégia vermelha, as empresas estão mais vulneráveis à concorrência, por apresentar similaridade na diferenciação, e quando tenta melhorar os atributos de qualidade não obtêm retorno, ou seja, os investimentos não possuem custo benefício que seja vantajoso.
A estratégia sem coerência que não possuem um alinhamento com o sistema como um todo, existindo estratégias isoladas e que funcionam como sub estratégias.
Essas empresas podem encontrar contradições estratégicas com atributos e alto valor em uma ponta da cadeia de suprimentos e em contradição com atributos de baixo valor em outra ponta da cadeia.
Outra desvantagem na estratégia vermelha são as empresas que tem foco apenas no cliente interno e não consegue satisfazer e acompanhar as necessidades dos clientes externos, ou seja, não conhece o cliente externo e não sabe como agradá-lo.
Como construir novas fronteiras de mercado
Criar novas situações de mercado, com nova demanda, não é tão simples quanto parece, pois é necessário avaliar toda a situação atual do mercado e reconstruir um novo modelo de demanda e negócios, tendo em vista as fronteiras atuais de mercado, concorrentes e o foco do cliente.
É necessário analisar o setor de forma que haja melhoria em processos para oferecer o melhor produto ou serviço do setor.
Analisar o setor com o foco da concorrência e estratégias que estão sendo utilizadas, verificar também se no setor existem estratégias similares e como ser destaque neste grupo.
Para estabelecer novas fronteiras de mercado é necessário que a empresa avalie quais as novas possibilidades existentes dentro do setor para realização de novos estilos de negócios, ampliação de canais de vendas, como criar nova demanda com inovação.
Para exemplificar este fenômeno veremos como as empresas descobrem novos consumidores para seus produtos ou serviços, como a empresa de produtos farmacêuticos que antes só vendia para médicos e agora ampliou sua venda para usuários, vendendo produtos como medidores de pressão, luvas, máscaras, kit para insulina, ou seja, os produtos que podem ser consumidos por usuários comuns.
Trabalhe uma sequência estratégica
A sequência estratégica é um procedimento simples com avaliação dos seguintes fatores: utilidade para o comprador, preço acessível e metas de custo para oferecer bons preços.
Por fim, as estratégias oceano azul são aquelas que examinam constantemente novas demandas, redefine constantemente os nichos de mercado, analisa o oferecimento de produtos ou serviços complementares, como também as tendências de mercado.