5 Erros Cometidos Por Uma Pequena Empresa – Caso Real

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Hoje quando estava no centro da cidade aproveitei para buscar uma peça de uniforme para minha filha que minha esposa havia encomendado, quando cheguei ao local. Logo na entrada era uma empresa instalada nos fundos de uma garagem, até aí tudo bem, no começo do negócio é preciso gastar o mínimo possível.

Ao entrar me deparei com duas mesas enormes. Uma lotada com  uma grande quantidade de uniformes em diversos modelos e tamanhos e do outro lado da sala, na outra mesa,  trabalhava um rapaz fazendo silk screen nas peças de uniformes ainda sem costura, somente cortadas nos formatos de frente e costa.

A senhora que aparentemente era a proprietária da pequena fábrica de uniformes veio me atender.  Perguntou em nome de quem estava o pedido e foi buscar pelo nome da minha esposa em um caderno com centenas de anotações.

Após uns 7 minutos de busca neste caderno a proprietária conseguiu localizar o pedido e em mais uns 5 minutos localizar a camiseta que estava devidamente pronta em meio a muitas outras.

Entreguei a ela uma nota de 20 reais para que ela cobrasse os 15 reais combinado pela camiseta. Ela então pegou o dinheiro e abrindo a bolsa disse que iria ver se tinha troco. Devolveu os 5 reais de troco e saí da fábrica de uniformes.

[quote align=”center” color=”#999999″]No caminho para casa estive pensando…Como esta pequena fábrica de uniformes poderia ser melhor?[/quote]

Controle de Pedidos e Organização do Estoque Na Pequena Empresa

Logo de início uma simples planilha do Excel poderia reduzir este tempo de procura por cada pedido de 7 minutos para aproximadamente 1 minuto.

Em seguida uma estante com os pedidos prontos separados e classificados por ordem alfabética resolveria a outra espera para localizar a camiseta. Sem contar que certamente esta mudança reduziria o espaço necessário para armazenar os pedidos acabados, uma vez que ficariam na horizontal.

Controle Financeiro da Pequena Empresa

Pelo fato da empresária ter retirado o troco da sua bolsa eu imagino que ela não separa o dinheiro da empresa do seu dinheiro. Este é um erro comum dos empresários e o cometendo é impossível ter um controle adequado das finanças da empresa.

Desta maneira eu faria primeiro um controle financeiro da empresa, em seguida, se suportado pela empresa, estabeleceria uma retirada mensal para a proprietária que bancasse seus gastos pessoais.

O Preço de Venda

Quanto ao preço do produto de 15 reais, sem fazer uma pesquisa, apenas pela observação me atrevo a arriscar que um aumento do preço da camiseta para 20 reais seria perfeitamente aceitável sem diminuir os pedidos do produto.

Lógico, no caso concreto, seria preciso analisar melhor a concorrência, testar a elasticidade da demanda e conhecer a atual capacidade instalada e quanto desta capacidade está sendo utilizada. Resumindo, seria preciso conhecer os números da empresa e o mercado.


Imagine se este aumento é possível em todos os produtos?! Esta simples ação poderia representar um aumento de 33% no faturamento da empresa. E mesmo se diminuíssem alguns pedidos, certamente ainda assim aumentaria bastante o lucro.

Não vou especular os outros componentes do marketing como o ponto, promoção e produto por não conhecer mais da empresa. No entanto imagino que várias ações neste sentido poderiam alavancar o faturamento do negócio.

5 Erros Cometidos Pela Pequena Fábrica de Uniformes:

  1. Controle ineficiente dos pedidos realizados;
  2. Falta de controle financeiro da empresa;
  3. Ineficiência na organização dos produtos acabados;
  4. Utilização inadequada do espaço físico;
  5. Ingerência do preço de venda;

 

Não vou entrar no aspecto fiscal. Pelo ocorrido, talvez a empresa não esteja cumprindo com suas obrigações fiscais. Especulando, talvez porque esta ingerência tenha feito a empresária escolher entre pagar corretamente os impostos ou fechar a empresa, que possa ser o sustento da família.

3 Pontos Positivos Para a Pequena Empresa:

  • A empresa fez parcerias com escolas primárias e escola de música;
  • A confecção das peças de uniformes era terceirizada. Assim diminui a necessidade de infra-estrutura, funcionários, custos, administração e risco do negócio;
  • No processo de produção, o silk screen é feito ainda com a peça desmontada. Se houver algum erro no momento da pintura não se perde a peça inteira, apenas uma parte. Também simplifica o trabalho e diminui os erros no processo pelo manuseio facilitado.

 

Espero que vocês tenham gostado do texto e possam retirar algo de bom para suas empresas. Comentem!

Vinicius Gonçalves

Vinícius Gonçalves é Administrador de Empresas, fundador do site Novo Negócio e adora escrever sobre criação e administração de negócios.

Ver Comentários

  • Boa noite. Sou Técnico eletromecânico e desde de 2008 trabalho como instrutor de cursos técnicos. Hoje montei uma empresa de cursos livres na área de elétrica e gostaria de saber como faço pra legalizar minha escola INVESTIR - EDUCAÇÃO, JUNTO AO CREA.. Você poderia me ajudar?
    Abraços

    Eurico Júnior

  • Muito boa a idéia de prestar auxílio a quem inicia no próprio negócio. Parabéns!!!
    Continuem inovando...

  • Muito bacana todas as dicas que eu li até agora aqui no site.Vou continuar lendo e me aprimorando para que no futuro eu possa de fato montar um bom negocio, algo que ainda vamos definir, eu e um amigo de muitos anos, buscaremos o sebrae e todo o conhecimento e pesquisas que pudermos e com calma implementarmos algo que nos de prazer e que ajude à outras pessoas também..Obrigado por tudo.

  • Boa noite estou pesquisando o mercado na área de loja de artigos para bebês e gestantes, como não tenho noção de como procurar financiamento para meu projeto, a minha loja será de enxovais personalizados, desde a gravides, quarto do bebe até a maternidade. Vinicius, preciso da sua ajuda, qual o primeiro passo? Tenho que ir ao banco mas preciso montar toda minha planilha e junto todo meu projeto, como fazer pedido pra um fornecedor em atacado? Me ajude por favor. Boa noite.

  • ola Vinicius,
    Então eu gostaria de saber como poderia abrir uma loja virtual e o que fazer primeiro... eu costuro roupas e vendo em uma loja já algum tempo,,agora eu gostaria de saber se a loja virtual é viável,..eu precisaria ter uma quantidade muito grande e quanto de cada peça pra ter uma loja no Facebook por ex... e tb eu posso o usar o sistema de pag seguro no Facebook,,o que eu deveria realmente fazer pra ir começando,, essa é minha ideia,, será que a loja virtual funciona mesmo? então se vc me responder ficaria muito satisfeita obrigada por enquanto

    • Olá Gerda!

      Você precisa fazer um planejamento da sua ideia de negócio.

      Normalmente o empreendedor fica iludido com a possibilidade de vendas de uma loja virtual e já quer logo começar o negócio. No entanto, uma loja virtual sem um planejamento adequado é ruim como ter uma loja de roupas na última rua de um bairro afastado.

      De onde virão os clientes? Propaganda offline, das redes sociais, do tráfego gerado pelo Google?

      Para uma loja virtual ter sucesso são muitos fatores que devem ser levados em conta.

      Por exemplo:
      - Você terá preço para competir na internet?
      - Quais são seus principais concorrentes e como você pretende se diferenciar?
      - Você tem o conhecimento necessário para operar a loja virtual ou poderá arcar com os custos desta mão de obra logo de início?

      Só um bom planejamento poderá responder estas perguntas.

      Qualquer palpite é mera especulação e não deveria ser considerado.

      Espero ter ajudado.

  • Olá Vinicius estou adorando suas idéias ,está me ajudando a me organizar para montar minha empresa... até mais.

  • Moro em uma cidade com aproximadamente 85.000 Habit., preciso abrir um negócio rentável que não esforce muito a coluna, pois já tenho 47 anos. Tenho facilidades em cálculos, pois sou professora de matemática, só que sou separada com 3 filhos menores, não posso contar muito com a ajuda deles, preciso reforçar o orçamento em minha casa o que será que eu poderia montar? Tinha uma loja de enxovais só que acabei fechando porque achei o comércio muito fraco, tenho vontade de abrir outra loja de roupas de 10,00, 20,00, 30,00, 40,00 e 50,00, só que fiquei com um pouco de medo, o que devo abrir? Obrigada.

  • Vinicius,
    gosto como trata dos assuntos relativos aos problemas da pequena empresa.
    A título colborativo, sugiro que trate de um dos maiores obstáculos ás mudanças necessárias nas pequenas empresas; a família que trabalha junto.
    É um perfil muito expressivo, pois tenho observado que opequeno empreendedor quando é bem sucedido, "puxa" a família para trabalhar junto.
    O que ocorre é sintomático, parra poder aplicar as mudanças necessárias e sugeridas , tem que passar por cima do ego de cada um, e como está envolvido numa "cadeia de flores", nada pode fazer sem causar danos a essas sensíveis e delicadas "barras".
    Um treinamento direcionado a esse obstáculo (muitas vezes intransponível), seria um bom primeiro passo para iniciar as mudanças necessárias.
    abraço do amigo.
    Wadih - (11) 99140-1512

  • Olá Vinicius, qual sua experiencia sobre o Mundo do Meio Ambiente. Quero trabalhar com prensa de aluminio (latinhas). Qual o mercado comprador de melhor rentabilidade? Tenho o barracão e o escritório.

  • Atualmente a melhor forma para você gerenciar o estoque e a parte financeira de uma pequena empresa é ter um bom programa (sistema) de gerenciamento financeiro empresarial. Durante muito tempo gerenciei a minha empresa através de planilhas, e nunca tive bons resultados. As contas nunca fechavam direito e não consegui me programar para um crescimento futuro. Indico a todos que procurem e invistam em um bom programa para gerenciar suas pequenas empresas, vale a pena!

  • Oá, boa tarde!
    Tenho uma marcenaria na cidade de Bhte, onde esse tipo de negócio se encontra em cada esquina e estou sofrendo muito com a concorrência.
    Me mantenho em um padrão de atendimento diferenciado, mesmo sendo o público alvo "B e C" no primeiro momento. Mas, com excelêntes opções de materiais, prazo de entrega, forma de pagamento e um destaque para o projeto 3D, que antecipa o que será instalado na casa do cliente antes mesmo da compra.
    Tenho visto que o valor final tem sido o fator decivo para os clientes, ainda que tenho bons argumentos sobre o meu produto.
    Quero saber, como posso melhorar consideravelmente as minhas vendas sem ter que mudar os valores praticados?

    Desde já agradeço.

  • Já cometi alguns destes erros :/
    Mas agora estou trabalhando para colocar tudo nos eixos! Obrigada pelas informações!

Publicado por
Vinicius Gonçalves