O digital market, também chamado de marketing digital, é uma modalidade de marketing que faz toda a diferença quando é aplicada corretamente na comunicação de uma empresa para com o seu público-alvo.
Afinal, esta categoria utiliza ferramentas online que ampliam a voz do negócio, levando a sua mensagem de forma mais segmentada a um número maior de clientes.
O uso do digital market reúne um conjunto de estratégias de marketing para que as empresas aumentem o seu alcance, agregando valor à marca, além de criar e manter relacionamentos com o público e, consequentemente, elevar os seus rendimentos mensais. Quer saber mais sobre o Digital Market? Acompanhe!
O Que é Digital Market
O digital market ou marketing digital pode ser definido como um conjunto de estratégias executadas na esfera online por uma pessoa física ou empresa, tendo como meta conquistar novos negócios, criar novos relacionamentos e manter o relacionamento com os antigos clientes, inclusive, servindo para fazer com que voltem a comprar na empresa, além de servir também para desenvolver uma identidade própria para a marca.
O marketing digital tem se tornado cada vez mais usual nas empresas porque oferece muitos benefícios para o mundo dos negócios, sendo mais fácil de mensurar os resultados obtidos em cada campanha executa, uma vez que possui métricas mais claras e precisas do que o marketing tradicional.
Também, com as diversas ferramentas disponíveis para avaliação, análise e mensuração das campanhas, teve-se um aumento significativo das pessoas/empresas que utilizam o Digital Market, já que se tornou possível demonstrar os resultados das campanhas, diferente das campanhas “físicas”.
Qual é a Importância do Digital Market
O digital market é importante para o universo empresarial porque tem alcance global, pois não possui distâncias a serem percorridas, visto que as campanhas publicitárias online ficam disponíveis para as pessoas do mundo todo. Esta modalidade de marketing é interativa, permitindo a criação de uma relação mais estreita e eficiente com o público-alvo.
No digital market, as empresas podem medir melhor os resultados de cada campanha que executam, pois possuem métricas que possibilitam mensurar de forma seletiva e precisa.
Também, a segmentação do público alvo atingida através das campanhas aumenta a taxa de conversão do objetivo x resultado. Perceba, quando você consegue “enviar” a publicidade diretamente para as pessoas com maior potencial de interesse, é normal ter uma taxa de conversão e vendas maiores.
O marketing digital é importante para o mundo dos negócios porque é feito em tempo real, o que permite a empresa aproveitar as oportunidades do momento e consertar eventuais equívocos, evitando prejuízos financeiros e morais à marca.
Por fim, o digital market também viabiliza a coleta de muitos dados sobre os internautas, assim pode-se direcionar os conteúdos produzidos para um público segmentado. Vale lembrar, não raras são as vezes que campanhas se tornam virais e atingem um público incrível.
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Ferramentas Para Aplicar o Digital Market
O digital market é composto por uma série de ferramentas que ajudam a desenvolver as campanhas de forma mais detalhada e ajudam a obter melhores resultados no marketing da empresa. Confira a seguir quais são as ferramentas para aplicar no digital market:
1- SEO
O SEO (Search Engine Optimization) é um dos principais recursos do digital market, que é aplicado para melhorar a posição da marca na busca orgânica do Google ou demais plataformas de buscas. O trabalho de SEO inclui otimizar o site e os seus respectivos posts para que carregue rápido nos computadores e celulares, além de manter uma boa estrutura organizacional de palavras chaves, links e demais fatores.
A partir das técnicas de SEO é possível aparecer entre os primeiros lugares no ranking do Google em palavras chaves específicas, o que atrai um público qualificado, ou seja, que realmente se interessa pelos seus produtos e de maneira gratuita.
A principal estratégia do SEO é criar um conteúdo de qualidade, pois mais do que atrair é preciso que o internauta também permaneça na sua página, a isto se dá o nome de marketing de conteúdo.
2- SEM
O SEM (Search Engine Marketing) compreende toda a ação do marketing digital voltada para obter resultados por meio de sites de buscas, como o Google. Esta ferramenta atrai um público ainda mais qualificado para a página da empresa, utilizando estratégias para que as páginas ganhem mais visibilidade quando os seus assuntos são procurados na internet.
3- PPC
O PPC (Pay Per Click) estão entre as melhores ferramentas de anunciar as suas marcas. Caracteriza-se pelo pagamento de anúncios para aparecerem no topo dos resultados de pesquisas nas plataformas de buscas. Geralmente, os sites informam o fato de os resultados serem patrocinados.
Em se tratando do Google há uma rede nominada de AdWord, onde é possível inserir anúncios para que sejam visualizados/mostrados de acordo com as palavras-chave para atrair o público que a empresa esteja interessada. Mesmo sendo pagos, os anúncios de PPC devem ter um conteúdo de qualidade para chamar a atenção e fazer com que o potencial cliente clique.
4- E-mail
O e-mail marketing é uma das ferramentas mais simples e eficientes do digital market, pois viabiliza o contato direto com o público e com a própria autorização dele, o que cria uma identificação maior entre a empresa e o cliente, facilita o processo de conversão em compra. Esta ferramenta coleta os e-mails do público de modo espontâneo e envia mensagens com uma frequência regular.
Vale destacar, para ter um processo de e-mail marketing você precisará:
- Página de captura de e-mails;
- Importar e-mails para ferramenta de disparo;
- Programar os disparos de e-mail marketing e estrutura de envio;
O uso de e-mail marketing deve ser feito de maneira consciente, pois não basta apenas ter o contato dos clientes é necessário enviar mensagens de qualidade, utilizando gatilhos que ajudem a acelerar o processo de tomada de decisão do público para que conheçam a marca e posteriormente comprem os seus produtos.
Estudos apontam que uma pessoa compra um determinado produto/serviço depois do 3 a 5 contato com a marca, por isso e-mail marketing se torna tão efetivo, pois mantém o relacionamento e permite um maior número de conversões, desperdiçando menos potenciais clientes.
5- Native advertising
A native advertising é a publicidade nativa que ainda é recente na internet, mas que tem ganhado muita força no marketing empresarial, trata-se de uma publicidade feita no formato nativo do site em que está postada.
Nesse caso, a marca paga para que sites com conteúdo de qualidade e um grande público faça posts relacionados aos seus produtos, mas fazendo uma inserção mais discreta, sem que pareça nitidamente uma propaganda, evitando a objeção.
6- Mídia Display
A mídia display é considerada a forma mais tradicional do digital market, sendo banners e demais anúncios gráficos projetados para plataformas na internet, que vão desde sites até redes sociais.
Nesse caso, pode-se usar o Ad Networks que possui redes centralizadas de distribuição de anúncios, assim o anunciante não precisa negociar diretamente com o dono do site, apenas pagar para que o seu conteúdo publicitário ser veiculado.
Entendeu o funcionamento do Digital Market e como fazer? Comente suas dúvidas!
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