Manter a qualidade de vida é essencial para o desenvolvimento e sucesso pessoal e profissional. A qualidade de vida resulta em saúde física e mental e por isso, quem adquire qualidade de vida, está mais próximo (a) de atingir seus objetivos e metas, e realizar suas tarefas sem estresse e todos os problemas que ela traz.
A qualidade de vida, como muitos pensam não tem relação com o poder e o dinheiro, muitas vezes uma vida simples é mais propícia à qualidade de vida.
Abaixo algumas dicas para a qualidade de vida:
-Mantenha um bom relacionamento:independente do estado civil, casado (a) ou solteiro, a pessoa deve manter relacionamentos baseados na paz, tranquilidade e confiança, sem que haja impedimentos para o crescimento intelectual e espiritual. Viva e deixe viver.
-Expresse-se: o ser humano é um único ser capaz de desfrutar uma série de emoções como a alegria, angústia, dúvida, ansiedades e etc. Por isso, expressar-se torna os sentimentos mais leves e fáceis para que o ser atravesse as fases da vida. Por tanto, cante ,dance, faça ou assista teatro ou cinema, quantas vezes as pessoas não vão ao cinema e se identificam com a estória do filme, isso ajuda e muito, faz com que crie um sentimento de empatia, autoaceitação e autoestima.
-Tenha horários: estabelecer horários para a prática de exercícios, para estudo, para trabalho e até para se alimentar é essencial, pois os exercícios devem ser praticados pela manhã ou à noite antes do jantar, que é quando o metabolismo está mais acessíveis ás mudanças arteriais, o estudo deve ser realizado quando o corpo e a mente conseguem se concentrar sem cansaço e dor, e assim o estudo será mais produtivo, sem causar estresse.
-Pratique a filantropia: praticar a solidariedade faz com que a pessoa se sinta útil e participante ativa de sua comunidade e por isso, toda a energia que seria gasta com algo negativo resulta em transformações positivas.
-Tenha saúde bucal: a saúde bucal evita dor e problemas futuros, e para os que não sabem os acúmulos de resíduos na gengiva pode causar em longo prazo doenças cardiovasculares.
-Prefira assistir comédias: a vida já tem dramas e violência suficiente é só ler o jornal, portanto os filmes de comédia proporcionam uma risada genuína que fará bem para todo o organismo. Assim como o choro sai de dentro da alma e é verdadeiro, o riso também deve ser.
-Imite os britânicos: os britânicos são uma das pessoas mais saudáveis e que vivem mais no planeta, graças aos hábitos saudáveis de tomar chá e ser pontual. Ser pontual causa menos estresse e transtornos, o que possibilita uma vida mais saudável.
-Vá ao parque: vá ao parque e faça longas caminhadas e passe algum tempo próximo ao verde, meditando ,olhando animais, crianças brincando e deixando a mente descansar.
-Largue o cigarro: deixar de fumar só traz benefícios, evita câncer de pulmão e, além disso, melhora o desempenho respiratório e físico, auxiliando a circulação.
-Tenha fé: a fé só traz benefícios, acreditar que tudo vai dar certo e que os problemas são passageiros, que não está sozinho e que existe uma força maior, é essencial para manter uma mente e corpo saudável.
-Beba e coma com moderação: assim como o excesso de álcool traz malefícios à saúde, o excesso de comida também, pois quem come sem controle, acabam ingerindo comidas gordurosas e que trarão problemas de colesterol ruim, diabetes e ainda a obesidade mórbida.
-Se alimente bem: comer exageradamente é diferente de se alimentar bem, prefira alimentos naturais, verduras, frutas, alimentos que são fonte de energia como mel, bolos, pães e até macarrão, o importante é que os alimentos não estejam com excesso de açúcar branco, sal e gordura e até a carne vermelha, pois a mesma torna a digestão lenta o que causa aumento de peso e comprometimento da circulação.
Para se alimentar bem prefira chocolate bem amargo com baixo teor de açúcar, se alimente com pescados, fibras e grãos naturais que são alimentos que nutrem sem engordar. E não negligencie o café da manhã, pois o café da manhã é deixado de lado com a desculpa da falta de tempo e o desequilíbrio entre um café da manhã “pobre” e um almoço “rico”, é exatamente o desequilíbrio alimentar e doenças digestivas.
-Mantenha a mente sempre ativa:manter a mente ativa é essencial para manter a saúde mental, por isso faça palavras cruzadas, leia um bom livro e viaje. Todas essas iniciativas para manter a mente ativa proporciona em curto prazo a possibilidade do aumento de neurônios, previne contra o mal de Alzheimer e ainda melhora a memória.
-Durma bem: dormir bem não pode ser protelado, mas é algo mais difícil ultimamente, pois com os problemas e aumento da ansiedade, ter uma noite bem dormida é um desafio, para isso pratique exercícios, beba chá, faça atividades relaxantes, crie possibilidades para o sono, uma noite bem dormida é o melhor remédio para diversos males, e no outro dia a pessoa bem disposta conseguirá se concentrar melhor nas atividades.
-Pratique exercícios: a prática de exercícios está alinhada a vários hábitos positivos, como acordar mais cedo, dormir tranquilamente, se alimentar bem e ainda a prática de exercícios proporciona melhor desempenho físico e mental.
-Seja positivo (a): ter uma atitude positiva diante da vida é essencial para a conquista dos objetivos, faz com que a pessoa não desista de seus objetivos e assim faz com que a pessoa viva sempre disposta, motivada e com uma ótima qualidade de vida, o que diminui a possibilidade de morte prematura e ainda previne doenças emocionais que terão em consequência as doenças físicas.